Autor Tópico: Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu  (Lida 21817 vezes)

Offline prv2001

  • Minha vida é o linux desde 1997
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Adoro Linux como um todo, sou viciado.
    • Ver perfil
Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Online: 02 de Maio de 2016, 23:41 »
Para pessoas que andam notando que a cada versão nova do Ubuntu o sistema tem ficado mais pesado e mais lento  :)

Offline prv2001

  • Minha vida é o linux desde 1997
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Adoro Linux como um todo, sou viciado.
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2016, 01:37 »
Olá amigos do Ubuntu, tenho notado que a cada novo kernel lançado para o Ubuntu o sistema fica muito lento, eu uso o Linux a muito tempo e o que se nota quando o kernel é atualizado o mesmo fica mais pesado requerendo cada vez mais uma máquina mais potente. Não é um problema de distro mais do kernel do Linux, a promessa é que o mesmo está cada vez mais rápido, porém não está.
   Tenho testado em cessantemente porém venho notado que as novas distros estão cada vez mais pesadas e requerendo cada vez mais máquinas potentes, mesmo processadores como i7 já andam sentindo as novas distros, é comum tarefas de renderização de video começarem apresentarem  bugs. É preciso está sempre a fazer correções. Talvez as linhas acressentadas no kernel sejam as culpadas, não se sabe ainda, o firefox também tem contribuído bastante para ajudar a piorar o ubuntu.  Instalei o novo Ubuntu 16.04 no meu PC e acabei voltando para o Ubuntu 15.04 pois este não tem travado. O novo Ubuntu quando você começa instalando os programas na máquina a barra de trabalho começa a se mover lentamente e a piora só aumenta. O firefox por sua vez quando você baixa uma página nas setas do teclado o mesmo dá uma pequena parada coisa que a antiga distro não fazia. Achei que era na minha máquina, então instalei no meu notbook e na máquina de um colega e foi do mesmo jeito. A minha máquina é uma placa Asus off de 16 mb de ram e um processador i7 ultima geração e placa de video 2 giga ATI e ainda sim tem apresentado uma leve lentidão, já meu notbook é um processador i5 de 4 giga de ram e do mesmo jeito apresentou a lentidão, não é uma coisa grave mais ando sentindo a diferença, ando muito preocupado com o futuro do linux, os novos kerneis estão mais lento. Uma coisa que sempre gostei do linux foi a velocidade mais ao o mesmo tempo que instalo as novas versões acabo voltando para as antigas. Não sei o que fazer por isso quero convidar a todos para uma discussão, só assim consigo verificar e tirar dúvidas com os colegas linux. Todos são bem vindos a postar as suas conclusões, quero saber o máximo de opiniões.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2016, 08:07 »
Basta apenas mudar o kernel generic por um personalizado para desempenho.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2016, 09:50 »
Citar
Não sei o que fazer por isso quero convidar a todos para uma discussão, só assim consigo verificar e tirar dúvidas com os colegas linux. Todos são bem vindos a postar as suas conclusões, quero saber o máximo de opiniões.

Mudar de kernel é uma solução, compilar o kernel é outra melhor ainda.

Porém a "lentidão"  a que se refere, se deve 5% ao kernel e 95% ao ambiente gráfico.

Para uma experiência mais abrangente do usuário, os ambientes gráficos têm crescido ultimamente, principalmente o Unity e o kde, e aliados a isto os browsers.

Para complicar um pouco, o Unity vem com um indexador que torna o sistema lento no início, até a indexação completa dos arquivos. (de horas a dias dependendo do que tem no sistema de arquivos).

Desabilite o ambiente gráfico e veja por si. Veja em seu dmesg quanto tempo leva o carregamento do sistema sem o unity. (deve girar na casa dos 15 segundos num i7)

Desta maneira, culpar o kernel não é exatamente a melhor abordagem. Tem influência como aborado, mas não é necessariamente o vilão.

Teste também colocar no 15 o kernel do 16 e verá que o dito é uma possibilidade. Ou coloque no 16 o unity do Ubuntu 14. Deve responder às suas dúvidas.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2016, 10:12 »
100% verdade Tota.

Existe uma mudança no sentido de que já não é mais uma prioridade a preocupação, não só no Ubuntu, mas sm outros projetos, de o sistema rodar liso em qualquer liquidificador, ou batedeira de bolo.
Os requerimentos para o Ubuntu com Unity subiram vertiginosamente. É procurar outros ambientes mesmo.
Agora em PCs potentes a lentidão se da por outros motivos, mas não é via de regra.
No meu PC roda liso liso o Unity, o boot é rápido o desempenho grafico e renderização sem bugs. :-)
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 10:16 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2016, 10:39 »
Citar
Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu

Essa afirmação não corresponde a minha experiência, é exatamente o oposto, está cada vez mais rápido.

A velocidade de carga e desempenho melhorou drasticamente da versão 14 para a versão 15, agora confirmada na versão 16.
O ganho obtido com o upstart, substituindo o init, foi simplesmente fantástico, adicionando um enorme desempenho ao sistema.

Não constato, em várias instalações, nenhuma dificuldade com o Unity, com muito bom desempenho até mesmo em máquinas razoavelmente antigas (Core2Duo E6750 e Dell E7250). Colocado, então, em máquina moderna, com i7 de geração recente e SSD fica um verdadeiro "avião", ótimo desempenho.

Claro que sistemas atuais de uso intensivo de recursos gráficos pedem placa gráfica boa e funcionando bem.

Talvez (apenas talvez, é só um palpite, só uso NVidia) o seu maior problema aí de desempenho se deva a essa ATI instalada.
Como se sabe, o suporte Linux para ATI anda um desastre só, claro que não por culpa do Linux, mas sim do sofrível fabricante.

« Última modificação: 03 de Maio de 2016, 17:41 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2016, 10:51 »
Citar
Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu

Essa afirmação não corresponde a minha experiência, é exatamente o oposto, está cada vez mais rápido.


+1
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline prv2001

  • Minha vida é o linux desde 1997
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Adoro Linux como um todo, sou viciado.
    • Ver perfil
Fiquei feliz com a repercussão e a resposta imediada dos colegas.
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2016, 01:13 »
Adorei as explanações e algumas das dicas passadas por vocês é o que tenho feito, mais o foco não é usar o ambiente gráfico novo com um kernel antigo mais sim usar o ambiente gráfico novo com o kernel novo, eu não havia testado com a placa de vídeo Nvidia vou testar, pode ser que melhore.

Offline silveiraclaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2016, 09:37 »
Tenho um notebook dell que veio com o windows e era extramamente lento. instalei o ubuntu e continuou lento, até que o disco rígido deu pau. Instalei um disco SSD e o problema de lentidão desapareceu.

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2016, 00:18 »
Também acho que o Ubuntu 16.04 ficou mais lento que o 14.04 e 15.10.

Na minha maquina esta demorando muito para carregar o ambiente gráfico.  Coisa que não  era tão grande assim nas versões anteriores.
Seja livre use Linux

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2016, 13:09 »
Concordo plenamente, mais lento e menos funcional.
Vou testar o debian ;)

Offline prv2001

  • Minha vida é o linux desde 1997
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Adoro Linux como um todo, sou viciado.
    • Ver perfil
Voltando ao tópico da lentidão...
« Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2016, 14:09 »
Olha eu testei com a placa Nvidea e foi do mesmo jeito, apresentou um leve lentidão depois que você começa a instalar alguns programas, a barra do Unity começa a se mover mais de vagar, ou seja não é um problema de hardware mais sim de software, pedi um colega meu para usar o PC dele como cobaia criai uma partição e instalei o Ubuntu , assim que você instala o sistema e atualiza o mesmo funciona super perfeito sem problemas, porém quando você começa a instalar programas de edição de video e de edição de áudio o bicho apresenta novamente a mesma lentidão, ou seja não é do hardware e sim do kernel ou parte gráfica um dos dois devem está começando a apresentar erros. O teste que eu faço é muito simples, basta você instalar o Ubuntu em uma partição ext4 e depois atualizar todo o sistema até que não reste mais atualizações e depois instale 5 ou 6 programas e teste se as páginas do firefox e a barra do Unity se movem rápido, podem testar e depois me diga se não é uma verdade. Eu já fiz isso diversas vezes da versão de testes a versão final do Ubuntu 16.04 e o problema continua.
« Última modificação: 06 de Maio de 2016, 14:10 por prv2001 »

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2016, 17:52 »
No meu caso, o Ubuntu 16.04 está tendo um bom desempenho.
Minha máquina que é um pouco antiga e tem 2 GB  Ram teve uma certa melhora no Boot, ficou ligeiramente mais rápido.
Fiz alguns testes,  usando o Firefox, e outros programas abertos ao mesmo, tempo e não ficou lento.
Eu não instalei muitos programas, só uso o básico mesmo.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

paulobenedito

  • Visitante
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2016, 07:24 »
Olá,

Ainda não notei aqui, algum dos relatos dos companheiros



T+

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu
« Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2016, 11:54 »
Na fase de testes, tenta outra distro para ter mais parâmetros comparativos.
Instalei o Ubuntu no note Dell i5 segunda geração com 4 de ram e o sistema está super rápido, o Dash responde com muito mais fluidez em relação as versões do Ubuntu anteriores e olha que o pc nem tem placa de video dedicada, tem uma placa de vídeo Intel.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits