Autor Tópico: Minhas conclusões ...  (Lida 11717 vezes)

Offline ADEMIR01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Minhas conclusões ...
« Online: 24 de Junho de 2016, 10:58 »
Tudo bom, galera ...,

Fiz um [ Trial Boot ] com a intenção de migrar definitivamente para o Ubuntu 16.04 e estou gostando ... Meu primeiro contato com o mesmo foi em 2008 quando o Ubuntu ainda era um mistério ..., apesar de achar que ele tem um longo caminho pela frente tenho certeza que melhorou e muito ...

Minhas observações vão ao sistema de downloads, que funciona mas é um tanto quanto confuso ..., listo abaixo as formas que encontrei para se fazer um simples download ...

1) sudo apt-get install < programa >
2) Ppa's
3) Software instalador ( Ubuntu )
4) Synaptic
5) Software boutique ( Ubuntu - Mate )
6) E tem mais ...

Complementando acho também muito confuso as diversas versões do Ubuntu ( Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu ), sem falar nas subversões é Gnome, KDE, CFE, Mate e etc ... ao meu ver não haveria necessidade alguma de se manter tantas versões e subversões, isto só serve para dar um nó na cabeça de quem quer se aventurar pelo mundo do Linux/Ubuntu ..., meio que comparando o Windows Vista tinha 5 versões hoje você somente tem 3 Windows 10 ( Para o publico no geral, e já é demais ), bem acredito que se a Canonical focasse em 3 versões seria bem melhor ...

Mais uma coisa, como eu atualizo o Python2.7 e o Python3.5 na minha maquina já que eles vem instalados e são utilizados pelo sistema ... eu posso simplesmente baixar e substituir os mesmos? Qual é a maneira correta? Quando instalei o pip foi baixado uma versão antiga ( outra coisa que não intendo, porque os repositórios oficiais não tem a agilidade nessária para se manterem atualizados? ) então eu fiz um upgrade via pip dele mesmo onde foi colocado a versão atualizada em uma pasta local detro de /home ... isto é necessário? No Windows eu simplesmente substituia os plugins dentro da pasta site-packages pelos mais recentes? Posso fazer isto também no Ubuntu ou a dependencia de plugins antigos tem que se manter por algum motivo que desconheço?

Bom isto é um previa e minha adaptação até que esta sendo rapida ... já estou na fase de 60% no Ubuntu e 40% no Windows ..., e isto é bom ... se alguém puder esclarecer/comentar minhas dúvida eu agradeço ... Bom dia a todos ... Ademir



Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Minhas conclusões ...
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2016, 18:14 »
Não vejo nada confuso entre:
- Ubuntu
- Xubuntu
- Lubuntu
e por fim Kubuntu

Não entendi a parte de downloads o apt busca informações que estão escritas em /etc/apt/sources.list

Tive essas mesmas duvidas que foram sendo esclarecidas depois que comecei a usar o sistema, o W usa o Windows Update, o Linux usa as centrais de de programas, synaptic que de uma forma (heresia) dá no mesmo de que o W-Update.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re:Minhas conclusões ...
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2016, 13:49 »
Acho estranho botar o Ruindow$ como referência para alguma coisa.

Eles vieram com esse papo de uma única versão.
Queriam botar até nos smartphones. Conclusão: fracasso total.
Adesão de quase ninguém e quase 2.000 empregos perdidos - gente da Nokia - e na Noruega, ainda.

As pessoas usam o sistema da M$ no PC porque não conhecem outro mundo.
Até tenho um instalado em um notebook. Migrei para o 10. Que sofrência!!! Atualizações demoradas, feitas à revelia, é uma lesma perto de qualquer versão completa do Ubuntu. Se botar um Xubuntu, então, que é bem mais levinho, come poeira....

Só acho estranho que, no Brasil, e mesmo no mundo não haja incentivo a versões de software e hardware mais livres para smartphones. Comprei um Galaxy SII só para tentar instalar um Replicant. Não consegui. Mas penso que seria muito bom acabar com essas correntes que os fabricantes em conjunto com a Google tentam colocar nos usuários.
Linux User 586375

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Minhas conclusões ...
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2016, 17:52 »
(...)
 Mas penso que seria muito bom acabar com essas correntes que os fabricantes em conjunto com a Google tentam colocar nos usuários.
Sim seria ótimo mesmo alevian, mas infelizmente para nós usuários a palavra dita por estes que almejam isso é: seria :(

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline ADEMIR01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Minhas conclusões ...
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2016, 12:42 »
Creto ...,

É comum  utilizar-se como referência tudo o que é mais utilizado, não só para criticas no geral como para criticas construtivas ...

Eu sei que alguns concordam e outros disconcordam, mas não estou buscando redenção nem consenso ... cada um na sua ..., contudo se refletirem um pouco vão chegar a conclusão que uma comunidade mais forte passa necessáriamente por uma integração e não esta dispersão que temos hoje ... De fato isto já esta acontecendo a Cannonical esta desenvolvendo o snappy que é uma forma revolucionária de empacotamento e outras grandes distribuiçoes ( Ex.: Fedora ) já se mostraram interessadas, enfim a razão acima da emoção ... A liberdade de se criar uma nova distribuição a cada dia vai ser perene mas não devermos abrir mão de se manter uma coesão/padrão em algumas coisas como, por exemplo, unificar os downloads ... Para mim ainda é muito esquisito baixar de uma central de downloads que não tem 100% do que eu preciso, pois nem todas as pessoas/empresas disponibilizam lá ( não sei o porque? ) muitas o fazem em seus próprios sites ( *.deb, *.rpm etc ... )

Quanto ao Windows Updade ..., você esta enganado em 99% dos casos são somente atualizações do próprio Windows e 1% de algum drive de terceiros ( e isto é muito raro de se acontecer, de fato em mais de 15 anos utilizando-o 1 única vez eu recebi uma atualização de um drive de 3º via Windows Updade, os meus drives mantinhan-se atualizados através de um software especifico ) ... Já no Linux ..., no geral não ...

Então, talvez para você não esteja confuso mas para quem é um iniciante em informática isto intimida sim pois cheira a dificuldades à vista ..., reflita sem emoção que fatalmente chegaráa a mesma conclusão que eu ... ou seja, menos é mais ... muito mais ... Um sistema Linux forte e atuante passará sim por digamos um "enxugamento" se quiser avançar mercado adentro e deixar de ser um "alien" ... eu sou programador e me utilizo de vários sistemas/softwares/linguagens diferentes e qual é a melhor pra mim bom a resposta é simples a que me atender melhor para a dada situação em questão, sem excesão ... Isto de que A é melhor do que B e se você não for A você é um "porcaria" é um pensamento retrogado que não se justifica, por isto abra a sua mente ... e reflita ... Ainda sobre as diversas distribuições ... já vi uma dezena delas sumirem de uma hora pra outra por não poderem se manter ..., sem falar que o Mint "chupa" do Ubuntu que por sua vez "chupa" da Debian e assim vai ..., tem gente achando que o Ubuntu já está comercial demais só porque ele resolveu assimilar as janelas/popups como uma opção em vez de somente o terminal ... Absurdo !!! A unificação em torno do Ubuntu, a distribuição mais bem aceita/baixada da atualidade, será inevitável quer queira ou não ...

Quanto ao Synaptic ... bom pra mim é "uma mão na roda", muito útil, por sinal, e se ter facilidades na manuteção/instalação de um softwares qualquer é heresia ..., então ferrou tudo ... [ risos ] ... eu não sou masoquista e odeio perder tempo ..., como disse eu programo e vivo sobre a egede do tempo ... ser rápido e eficiente é um plus no meio ... além de um base sólida de conhecimento é claro ..., enfim, como escrito anteriormente, cada um na sua ...

Quanto ao Windows ..., o que eu acho é que eles vão transformá-lo em um único software que virará em breve um serviço em vez de um bem intangível com pagamentos/validações mensais ou anuais e acredito que será logo com o Windows 10, se isto se confirmar haverá uma grande migração para o Linux, alias a possibilidade disto realmente acontecer me empurrou de vez para o Ubuntu ...

Alevian ...,

Se não formos comparar com o Windows com quem você quer comparar, então ??? Pelo que sei ele é +- 90% do derma mundial de SO e já foi muito mais ...

A perda de empregos é devido a um processo de substituição da mão de obra pela informatização no geral, isto também aconteceu na revolução industrial ..., não tem nada a ver diretamente com a Microsoft, contudo ninguém vai manter um quadro espressivo de funcionários se não houver demanda, para tal ... isto chega as margens da burrice ..., ou seja, qualquer um faria o mesmo, a não ser que fosse um anencefalo total ... Não ..., não ... As pessoas utilizam-se do Windows porque eles vieram 1º e não havia concorrência a altura ( A Apple ainda hoje é um "bicho estranho" ) e ainda não há, o que é ruim mas é a realidade ... veja no inicio era o breu ( DOS pra tudo em caracteres em branco e verde ) depois fez-se a luz ( Windows + Apple + Linux e etc ) ...

Bom o Windows tem sim suas vantagens ... mas acho que elas vem caindo com o passar dos anos ..., e os sistemas baseados no Linux como o Ubuntu tem ganhado terreno quanto a isto, afinal eles chegaram a óbvia conclusão de que não presisavam "reinventar a roda" mas sim adaptá-la e muitas das vezes melhorá-la ... Pois é como dizia o poeta toda "unanimidade é burra" e concordo com você temos que ter opões mas não dispersões ..., é uma linha tênue que quando ultrapassada vem a denegrir e não a fomentar ... É isto ... Um bom domingo a todos ... Ademir

PS .: Escrevi muito e correndo ..., devido a estar de mudança de país então pode ter ocorrido erros de português, então relevem, OK ...

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Minhas conclusões ...
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2016, 13:20 »
Não lembro de falar em referências??? Mas e apenas não entendi e os 99% das atualizações também são do próprio linux ou distro em especifico. 1% de drivers é reconhecido automaticamente pelo kernel, por isso não entendi a comparação, não referência.

Mas continuo dizendo que em 99% dos casos de meus comentários sobre desenvolvimento e núcleo do sistema sempre estão sim equivocados, já que eu sou apenas um apertador de teclas que usa hoje em dia o Linux até para consertar o Windows, apenas isso e sem comparações.

Mas também, espero que não tome meu comentário como ofensivo, apenas entenda que se eu uso o Windows não tenho necessidade de referenciar o uso dele ao do Linux, ou vice versa. Entendo que um sistema que atenda minhas necessidades da forma que ele pode me oferecer segurança esta bom o bastante.

O modelo de desenvolvimento do Linux evolui a todo minuto/hora e isso passa a ser interessante para mim. Não estou dizendo que o windows não tenha suas vantagens para um nicho de usuário, apenas não digo que seja melhor ou pior do que esse ou aquele, apenas não atende minhas necessidades como fuçador e técnico em "mexeção" de hardwares, ou seja, não tenho como comparar um ou outro, apenas entendo que uso melhor um do que o outro.

PS: E eu peço sinceras desculpas poiis quando tento me explicar..., complico tudo ainda mais :) ;)

E boa viagem para você!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto