Autor Tópico: Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS  (Lida 12841 vezes)

Offline Nosophorus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Online: 01 de Maio de 2016, 10:36 »
Olá!

Meu computador estava com dois sistemas operacionais (Windows 8.1 e Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin). Tentei construir uma terceira partição para instalar a versão mais recente do Ubuntu (16.04) da distro Ubuntu Mate. O problema é que, durante a instalação, alguma coisa deu errado e quando reinicializei o meu computador, aparecia apenas uma tela escura com a palavra "grub".

Peguei um pendrive com o Ubuntu 12.04 nele, dei boot pelo pendrive e tentei solucionar o problema das mais variadas maneiras: Tentei o boot-repair; tentei reinstalar na partição criada; apaguei a partição onde estava o Ubuntu 12.04; e, finalmente, apaguei todo o disco rígido e tentei instalar novamente o Ubuntu 12.04.

Nada disso resolveu o meu problema e, agora, quando tento instalar o Ubuntu 12.04 como único sistema operacional no disco rígido, recebo a seguinte mensagem na parte final do processo de instalação:

Citar
O pacote 'grub-efi-amd64-signed' falhou em instalar-se dentro de /target/. Sem o carregador de inicialização GRUB, o sistema instalado não inicializará.

Essa era a minha última esperança para resolver esse problema e preciso solucionar isso o mais rápido possível, pois estou estudando para um concurso e não posso ficar sem computador.

Algumas informações adicionais:

01. Desativei o "Secure Boot"
02. Desativei o "Fast Boot"

Agora, quando inicializo meu computador, aparece uma tela escura com as palavras "grub rescue".

Apenas consigo usar o Ubuntu se inicializo meu computador por um pendrive com o Ubuntu nele e no modo UEFI.

Agradeço desde já a ajuda dos colegas.

« Última modificação: 01 de Maio de 2016, 12:15 por Nosophorus »

Offline maironcosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2016, 12:30 »
que M, brother.

provavelmente tu não perdeu o windows, tu deve ter removido o ubuntu e o grub foi junto.

1) tente dar o boot para utilizar a versão live, que roda diretamente do CD ou do pendrive;
2) se conseguir usar a versão live, tem um programa nele chamado "gparted" se não me engano;
3) formate a parte que está o ubuntu (ou o disco inteiro, caso já tenha perdido o windows);
4) ai tu cria as partições de swap e raiz (/);
5) confirma as alterações;
5) reinicie o PC para dar o boot pela tua mídia;
6) faça a instalação normalmente;

ps.: sempre deixe uma parte do HD livre para que tu possa instalar outro OS e tentar recuperar algo caso venha a ter problema.
ps2.: sempre bom particionar o HD e ter teus arquivos nestas partições, nunca é bom deixar teus arquivos na mesma partição dos OS.
ps3.: sempre tenha backup dos teus arquivos. dropbox e google drive estão ai pra isso ...
« Última modificação: 01 de Maio de 2016, 12:35 por maironcosta »
atc.,
Mairon Costa.
Nilópolis - RJ.

Offline Nosophorus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2016, 00:11 »
Ola!

O Windows 8.1 foi completamente apagado por mim na tentative de recuperar o meu sistema e eu pudesse usar novamente o computador. Instalei o Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin em todo o disco rigido, mas nao obtive sucesso. Quando dou boot, o computador fica em uma tela escura com as palavras "grub rescue".

Minhas particoes estao assim neste exato momento:



Rodei o boot-repair e obtive este relatorio:

http://paste.ubuntu.com/16184588/

Nao sei mais o que fazer. Meu computador ficou inutilizavel e nao consigo instalar nada nele.

Se os colegas puderem me ajudar, ficaria extremamente agradecido. :-)

Desculpem os "erros" de portugues, pois estou usando o Ubuntu em um pendrive bootavel e nao tem suporte para esse idioma.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2016, 02:05 »
Vamos por partes, já que apagou acidentalmente o Windows, se for o caso de tentar recuperar arquivos pessoais (fotos, vídeos, textos autoriais, documentos) que não possam ser obtidos por outros meios, então antes de mais nada, antes de sobrescrever mais ainda o disco rígido, é necessário usar o Testdisk.

Se for esse o caso, esse link contém bastante informação e pode ajudar:

Arquivos, imagens, documentos excluídos acidentalmente.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117071.msg644760.html#msg644760

O mais importante, nesse caso, é não escrever mais nada no disco, não sobrescrever o que nele havia anteriormente, pois esse é o pior cenário para recuperação de arquivos, sobrescrever é o que na maior parte das vezes impede recuperar os arquivos pessoais.

Agora, se não é o caso de recuperar os arquivos pessoais, se não há esse preocupação, se você tinha e tem um backup confiável dos seus arquivos pessoais, se tudo que está aí pode ser apagado e reconstruído, então é o caso de ir por um outro caminho.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2016, 02:21 »
Caso a questão os arquivos pessoais esteja resolvida, seja por existir backup ou por ter recuperado os arquivos através do Testdisk, então é o caso de ir adiante.

O Ubuntu pastebin informa que seu disco está particionado usando GPT (GUID partition table), agora é necessário saber se o setup dessa máquina é UEFI.

fdisk do pastebin:

Disk /dev/sda: 1000.2 GB, 1000204886016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 121601 cylinders, total 1953525168 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes

Partition  Boot  Start Sector    End Sector  # of Sectors  Id System

/dev/sda1                   1 1,953,525,167 1,953,525,167  ee GPT


GUID Partition Table detected.

Partition  Attrs   Start Sector    End Sector  # of Sectors System
/dev/sda1                 2,048       194,559       192,512 EFI System partition
/dev/sda2               194,560 1,945,262,079 1,945,067,520 Data partition (Windows/Linux)
/dev/sda3         1,945,262,080 1,953,523,711     8,261,632 Swap partition (Linux)

parted do pastebin:

=================== parted -l:

Model: ATA Hitachi HDS72101 (scsi)
Disk /dev/sda: 1000GB
Sector size (logical/physical): 512B/512B
Partition Table: gpt

Number  Start   End     Size    File system     Name  Flags
1      1049kB  99.6MB  98.6MB  fat32                 boot
2      99.6MB  996GB   996GB   ext4
3      996GB   1000GB  4230MB  linux-swap(v1)

Há ainda no pastebin a informação:

No boot loader is installed in the MBR of /dev/sda

O que faz supor que o bootloader esteja dentro de /dev/sda1, que é uma partição EFI exatamente com essa função. Ao instalar é necessário direcionar o bootloader para lá e não para a MBR dos sistemas BIOS convencional.

Se vai reinstalar tudo é melhor começar reinstalado o Windows e depois o Ubuntu, observando que, como dito, o bootloader (o Grub) precisa ir para a partição EFI, já que o disco é GPT e supostamente o setup é UEFI.

Há uma enormidade de posts na internet ensinando e detalhando como fazer a instalação do Windows 8 junto com o Ubuntu

Adicionalmente, caso continue a encontrar dificuldades na instalação, informe o que é sua máquina, hardware, cpu, ram, motherboard, gpu, marca e modelo, se existirem, podem ajudar a encontrar uma solução, além de informar, como dito, se o setup é mesmo do tipo UEFI.


« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 02:27 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Nosophorus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2016, 04:00 »
Ola!

Agradeco ao colega as preciosas informacoes que ele deu. :-)

Sobre as questoes levantadas, vamos a elas:

01. Tenho backup de todos os meus arquivos pessoais em um HD externo. Portanto, nao ha problemas quanto a isso.

02. Sobre o setup da maquina ser ou nao UEFI, nao sei como dizer, mas, neste exato momento, estou rodando o Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin por um pendrive bootavel e quando entrei no setup da BIOS, havia 3 opcoes de boot: A primeira era pelo HD; a segunda, pelo pendrive (estava escrito UEFI MAXPRINT); e a ultima era pelo mesmo pendrive, mas sem suporte UEFI.

03. Eu tenho aqui um pendrive bootavel com o Windows 8.1. Mas tem um problema: Quando coloco ele e mudo o boot para ser dado via pendrive, o computador fica em uma tela escura com as palavras "grub rescue".

04. Meu hardware:

CPU: Intel Pentium G3220
RAM: Kingston 4 GB
Disco Rigido: Hitachi 1TB
Motherboard: ASUS H81M-A/BR
Placa de Video/GPU: EVGA GeForce GTX 650 1 GB Superclocked (acho que a placa nao foi detectada)

Caso o colega queira ler um relatorio mais detalhado do hardware, aqui esta o resultado do comando lshw:

http://paste.ubuntu.com/16186067/

Agradeco as sugestoes do colega.

Obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2016, 10:21 »
Nessas circunstâncias, já que felizmente e de forma previdente você tem os seus arquivos pessoais protegidos num backup seguro, então o melhor é começar tudo de novo, começar do zero e fazendo uma instalação bem feita.

O setup do seu equipamento é UEFI, portanto não se trata do BIOS convencional e, assim, sendo existem características específicas para a instalação em máquinas mais modernas com firmware UEFI.

Em princípio não há uma razão razoável para fazer uma instalação da versão 12.04 do Ubuntu, que já tem 4 anos de estrada e apenas mais um ano de suporte, então o melhor é ir logo para a versão 14.04, que com 2 anos de lançamento já está sólida e estável ou, se preferir algo ainda não tão estável, até mesmo a versão 16.04 recém lançada (começa a ficar realmente boa lá pra julho).

Se não há uma forma fácil de obter um live-iso (pendrive ou cdrom) das versões 14.04 ou 16.04, então instale a 12.04 mesmo numa partição específica para isso e depois a partir dela é possível gerar os live-iso das demais versões ou, o que é mais fácil ainda, gere os live-iso a partir do próprio Windows. Use versões 64-bit.

Se não sabe e não tem nenhuma ideia do que estamos falando, UEFI, Legacy, gravar bootloaders em partição EFI ao invés de gravar em MBR, enfim, se nada conhece dessas tecnologias, então o melhor a fazer é ao menos se informar minimamente sobre isso antes de "colocar a mão na massa" e partir para as instalações.

Particione o disco com o próprio Windows 8, usando o Gerenciador de Disco dele próprio.
O disco deve ficar mesmo em GPT e a UEFI deve ser usada.
Não é, em princípio, razoável ir para o modo Legacy se UEFI está disponível.
O Ubuntu trabalha normalmente sem nenhum problema com setups UEFI, apenas em casos excepcionais, máquinas específicas, será necessário realmente usar Legacy.

Tenha em mente que é necessário criar as partições onde será instalado o Ubuntu ou mais sistemas Linux, como queira. Já que vai mesmo instalar o Windows pode usar o próprio gerenciador dele para "abrir esses espaços", criar as tais partições onde depois irá instalar o Ubuntu ou quaisquer outros sistemas operacionais, conforme queira. Faça um planejamento disso, isto é, do que pretende fazer em termos de partições para futuras instalações de sistemas operacionais (você pode facilmente ter partições adicionais para instalar outros sistemas operacionais Linux para experimentos, etc).

No sistema de disco GPT não há mais aquele limitação de apenas 4 partições primárias ou criar 3 primários e uma estendida onde se cria partições lógicas. Isso está superado, você pode criar um grande número de partições primárias no GPT (128 partições), além do suporte para discos acima dos 2 Terabytes.

Há muitos posts por aí, principalmente os mais antigos, de 2013 ou anteriores (UEFI começou em 2011), recomendando eliminar o GPT, transformar o particionamento para convencional, ir para Legacy, gravar em MBR, sair do W8 e ir para o W7. Tudo coisa antiga, tudo bobagem, esquece isso, procure posts mais recentes, de preferência de 2014 ou 2015 para cá, o seu sistema está preparado para usar essas novas (nem mais tão novas assim) tecnologias. É mesmo usar UEFI e GPT no Windows e no Linux e tudo deverá funcionar bem.

Há uma enormidade de posts por aí ensinando e detalhando isso, por exemplo:

Instalação Dual Boot: Windows 8 + Ubuntu 14.04 em UEFI.

https://lcomlinux.wordpress.com/2015/07/01/instalacao-dual-boot-windows-8-ubuntu-14-04-em-uefi/

Se o caso procure outros bons tópicos sobre esse assunto via google, como disse, há muito material sobre isso, apenas tomando o cuidado de ler material mais recentes. Mais tarde, se tiver tempo, tentarei selecionar alguns outros para leitura postando aqui os links.
« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 10:29 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline prv2001

  • Minha vida é o linux desde 1997
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Adoro Linux como um todo, sou viciado.
    • Ver perfil
Re:Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2016, 01:29 »
Olha o que deve ter acontecido é que você deve ter perdido a partições e suas trilhas com um erro do software formador, você tem que dar uma baixa formatação, use o cd do windows xp e refaça novamente as trilhas do hd, pois provavelmente você terá transtornos maiores. Já aconteceu isso comigo e eu só consegui resolver com o cd do windows xp, pois nenhum software linux deu jeito, pois mesmo que você consiga criar a partição todo o hd ainda estará com problemas e logo aparecerão mais erros. Formate com o cd do windows xp e depois instale o linux normalmente criando as partições linux e você vai ver que fica normal.

Offline Nilson15

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re:Problema Após Tentar Instalar Ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2016, 14:44 »

02. Sobre o setup da maquina ser ou nao UEFI, nao sei como dizer, mas, neste exato momento, estou rodando o Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin por um pendrive bootavel e quando entrei no setup da BIOS, havia 3 opcoes de boot: A primeira era pelo HD; a segunda, pelo pendrive (estava escrito UEFI MAXPRINT); e a ultima era pelo mesmo pendrive, mas sem suporte UEFI.

As vezes o problema todo é este ai. No notebook da minha noiva, tanto faz se eu der o boot no live cd pela opção UEFI ou não, ele boota normal. Mas se eu der o Boot e instalar pela errada, ele tá o mesmo problema que você está enfrentando, e não importa quantos GRUBs rescue eu tento, ele continua dando erro e só cagando mais ainda meu HD.

Ou seja: O dela só pode ser instalado pela opção que tem o UEFI. Se eu instalar pela outra, dá derma. Já o meu notebook é o contrário. Vai entender.

Dê boot de novo pelo Pendrive e escolha a opção "PENDRIVE SEILÁOQUE UEFI" e instale por lá e veja se inicia. Se der certo maravilha, senão volte e escolha a outra opção, sem o UEFI