Autor Tópico: Problema com partições ao baixar atualizações  (Lida 2022 vezes)

Offline Jeferson Otto Ebel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • Facebook
Problema com partições ao baixar atualizações
« Online: 30 de Abril de 2016, 22:50 »
Olá


Estou com ubuntu 15.10 instalado e quando abro o atualizador do sistema, após ele encontrar as atualizações e clicar em "Instalar agora" é exibido a seguinte advertência:

Citar
Não há espaço suficiente no disco!
A atualização necessita de pelo menos 109 M de espaço livre no disco '/boot'. Por favor, libere pelo menos um espaço adicional de 45,8 M no disco '/boot'. Esvazie sua lixeira e remova pacotes temporários de instalações anteriores usando 'sudo apt-get clean'.

O procedimento usando o apt-get clean não resolve, acredito de que tenho de que realizar o redimensionamento de disco, abrindo o Gparted, tenho as partições feitas conforme a imagem do link abaixo, nelas eu não consigo redimensionar nem mover (provavelmente porque estou com o sistema aberto na partição que quero alterar), qual a forma correta de eu arrumar isso sem causar danos na inicialização da máquina?

Link da imagem da tela do Gparted:
https://drive.google.com/file/d/0BzTIJ7RoDJe1Wk94TzNpSFo2dlU/view?usp=sharing

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Problema com partições ao baixar atualizações
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2016, 16:24 »
Você tem mais de um kernel instalado.  Você tem que desinstalar o mais antigo para ter espaço para instalar o mais novo.

Não entendo, você deixou 512MB para partição efi e a e 244MB para partião /boot do Linux? Seria o inverso! Aliás, 100MB para efi tá ótimo! Vê aí no gparted, só usa 4.39MB!

De qualquer maneira, cada kernel ocupa uma média de 45,8MB na partição boot.  Então deve ter uns 5 kerneis instalados aí.  Desinstale os mais antigos. Deve resolver esse erro.

Use o seguinte comando para descobrir quantos kerneis estão instalados: dpkg --list | grep linux-image

Depois use este para saber o que você usa no momento: uname -r

O que você usa você não remove, daí você usa o seu programa preferido para remover os kerneis antigos, que não estão em uso.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2