Autor Tópico: Tela com riscos no Ubuntu [Resolvido]  (Lida 2272 vezes)

Offline ElisaCap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Tela com riscos no Ubuntu [Resolvido]
« Online: 27 de Abril de 2016, 17:08 »
Boa tarde a todos,
Recentemente instalei o Ubuntu 14.04 no desktop (não criei partições). Ele inicia normalmente, mas depois a tela fica cheia de riscos. Isso ocorre com alguns minutos de uso ou horas ou as vezes nem acontece. As vezes acontece na tela inteira ou só na janela que eu estava usando.
Teve uma vez que apareceu como um canal de TV fora do ar, inclusive com os chiados.
Já fui em drives adicionais, na configuração do sistema, mas aparece a mensagem "Sem drivers adicionais disponíveis".
Quando os riscos aparecem eu aperto ctrl+alt+del para bloquear e depois desbloquear o PC, as vezes a tela volta ao normal. Quando não dá certo eu tento o seguinte procedimento que encontrei aqui no fórum:

ctrl+alt+f1, depois sudo su, entra com a senha, digita stop lightdm e depois start lightdm

Quando esse procedimento não dá certo aí tenho que apertar o botão de reiniciar a máquina.
Vocês poderiam me ajudar com esse problema?
Minhas configurações são:
Motherboards: Foxconn 45GM
Memória: 2 GB
Processador:  Intel® Pentium(R) Dual CPU E2160 @ 1.80GHz × 2
Gráficos: Intel® 945G
Tipo de sistema 64-bit
HD 500 GB

Obrigada.

« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 22:22 por ElisaCap »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Tela com riscos no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2016, 21:45 »
Olá

O problema começou apenas depois que instalou o Ubuntu? Você mantém outro sistema operacional instalado nesse desktop para ver se o erro ocorre nele também?

Além disso, poste a saída dos comandos aqui:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C display
Código: [Selecionar]
uname -r

Offline ElisaCap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Tela com riscos no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2016, 08:05 »
Oi,

Só tenho o Ubuntu instalado nesse computador. E o problema começou somente depois que eu o instalei.
Me lembrei que uma das primeiras vezes que isso aconteceu apareceu essa mensagem: O Ubuntu apresentou um erro interno.
E dava uma série de detalhes sobre esse erro, mas acabei não anotando. E essa mensagem apareceu só uma vez.

A saída dos comandos:

~$ sudo lshw -C display
[sudo] password for elisi:
  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: 82945G/GZ Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 02
       largura: 32 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:16 memória:fdf00000-fdf7ffff porta de E/S:ff00(tamanho=8) memória:d0000000-dfffffff memória:fdf80000-fdfbffff

~$ uname -r
4.2.0-35-generic



Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Tela com riscos no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2016, 09:50 »
Boa tarde a todos,
Recentemente instalei o Ubuntu 14.04 no desktop (não criei partições). Ele inicia normalmente, mas depois a tela fica cheia de riscos. Isso ocorre com alguns minutos de uso ou horas ou as vezes nem acontece. As vezes acontece na tela inteira ou só na janela que eu estava usando.
Teve uma vez que apareceu como um canal de TV fora do ar, inclusive com os chiados.
Já fui em drives adicionais, na configuração do sistema, mas aparece a mensagem "Sem drivers adicionais disponíveis".
Quando esse procedimento não dá certo aí tenho que apertar o botão de reiniciar a máquina.
Vocês poderiam me ajudar com esse problema?

Olá

Placas Intel são bem suportadas no Linux, já que a Intel é uma das empresas que mantém o pinguim.

A) Seu sistema está atualizado?

Abra um terminal e digite:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get upgrade
B) Sua placa é integrada à mothrboard
Assim, entre na BIOS e veja quanto de memoria compartilhada você alocou para a placa de vídeo. Veja se dá para alocar 128MB para ela.

C) Com 2gb de RAM, Seu Ubuntu vai rodar mal.
Como sugestão,  instale por cima o Ubuntu MATE. Ele não usa a interface gráfica Unity,  o que irá fazer seu computador funcionar mais rápido.

Offline ElisaCap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Tela com riscos no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2016, 22:17 »
Boa noite,

Depois que instalei o Ubuntu MATE, como sugerido, está tudo funcionando perfeitamente.
Verifiquei a memória compartilhada para a placa de vídeo e já estava alocado 128MB mesmo.
E digitei o comando para atualizar o sistema também.
Está tudo perfeito!
Muito obrigada!