Autor Tópico: Problema com instalação de driver NVIDIA  (Lida 5645 vezes)

Offline Cafori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Problema com instalação de driver NVIDIA
« Online: 23 de Abril de 2016, 21:31 »
Instalei o Ubuntu 16.04 LTS - 64 bits
Configuração da maquina: Notebook Acer Aspire 5630 - Processador Intel Core2 1.6 Ghz - memória 4 gb - hd 120 gb - placa de video G72M [Quadro NVS 110M/GeForce Go 7300].

Quando do final da instalação percebi uma lentidão ou "paginação" dos itens, por exemplo, quando minimizamos ou fechamos algo vai ficando translucido lentamente antes de sumir da tela, notando isso,  verifiquei como estava a resolução, não tenho opções a não ser deixar como esta que é muito grande e, o sistema todo tem grande lentidão.
- para não fazer os colegas perderem tempo vou deixar abaixo tudo que tentei utilizando fóruns. Agradeço pois a maioria do que fiz retirei desse fórum.
1- acessei "drivers adicionais" onde encontrei as seguintes informações:
Utilizando X.Org X server - Nouveau displey driver de xserver-xorg-video-nouveau (open source)
Nvidia legacy binary driver-version 304.131 de nvidia (proprietário, testado)
Nvidia legacy binary driver-version 304.131 de nvidia-304-updates (proprietario)
-tentei utilizar os dois 304.131 indicados nos adcionais, porém quando reinicío a máquina fica tudo maior do que estava,  demora muito para terminar a incialização e não é possível utilizar nada, de tal modo que preciso remover a instalação em modo texto - agradeço a um tópico que ensinou fazer isso.
2- buscar drivers no site do fabricante, tem varios porém o mais recente é o 304.131 com extensão .run o que já é um desafio caso não tivessemos testado.
3-buscando solução na internet localizei um fórum estrangeiro onde indicam a instalação do driver NVIDIA-Linux-x86_64-270.41.06.run, não entendi se é algo genérico, mas não tive a oportunidade de testar pois aconteceram os erros na instalação que seguem:
'ERROR: The kernel header file
       '/lib/modules/4.4.0-21-generic/build/include/linux/version.h' does not
       exist.  The most likely reason for this is that the kernel source files
       in '/lib/modules/4.4.0-21-generic/build' have not been configured.'

4-visto que no erro consta algo faltando no kernel header, tentei instalar o header, porém a informação que retornou é que estou utilizando a versão mais recente.
5-adicionei repositórios x-swat e Xorg-Edgers para ver se surgia algo diferente em drivers adicionais, sem resultado.
Abaixo descrição obtida com:
lshw -c display
*-display DISPONÍVEL   
       descrição: VGA compatible controller
       produto: G72M [Quadro NVS 110M/GeForce Go 7300]
       fabricante: NVIDIA Corporation
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       versão: a1
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list
       configuração: latency=0
       recursos: memória:d1000000-d1ffffff memória:c0000000-cfffffff memória:d0000000-d0ffffff
uname -a
Linux acer 4.4.0-21-generic #37-Ubuntu SMP Mon Apr 18 18:33:37 UTC 2016 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

Espero que a extensão da postagem não incomode, pretendi deixar claro minhas tentativas para viabilizar novas informações.

Desde já agradeço a colaboração.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com instalação de driver NVIDIA
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2016, 19:58 »
Funcionava antes com alguma versão do Ubuntu? Qual?

Caso positivo, nessa versão anterior qual o driver de gpu utilizado?

Sei não, /Cafori/, ainda é muito cedo para ficar "batendo cabeça" tentando instalar driver proprietário na gpu com a versão 16.04.

O fabricante nvidia de fato diz que o driver para essa gpu é o de versão 304.131, entretanto, note que a data do lançamento desse driver foi 2015.11.16 (supondo que seu sistema seja 64-bit, o que imagino seja, dado que possui 4GB ram, supondo nada, você já disse que é), vale dizer, quando esse driver foi lançado a versão 16.04 do Ubuntu simplesmente não existia, já que ela é de anteontem, 21/04/2016, o que pode significar um enorme potencial de divergências das dependências.

De forma coerente o que o sistema está lhe oferecendo no quadro "Drivers adicionais" é exatamente essa versão, mas isso está longe de querer dizer que funcionaria indistintamente para a maioria dos equipamentos (e certamente não para todos).

Não fui ainda verificar, mas suponho que nem mesmo as ppa's disponíveis para gpu já estejam atualizadas para a versão 16.04 do Ubuntu, vez que só fazem 3 dias que foi lançado, as coisas simplesmente não funcionam dessa forma, não há como ter essa sincronia imediata.

Dependendo das circunstâncias, como alguém sabiamente disse uma vez aqui no Fórum (Tota), talvez seja melhor tirar o escorpião do bolso, instalar uma versão que sabidamente funciona e aguardar um pouco mais a natural evolução da maturidade da atual versão 16.04 (começa que começa a ficar razoável quando lança o release 16.04.1, coisa de 3 meses, lá pra julho próximo), questão de ver.

« Última modificação: 24 de Abril de 2016, 21:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com instalação de driver NVIDIA
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2016, 20:57 »
Mais um detalhe: qual é o exato modelo do processador dessa máquina, vez que existem significativas diferenças conforme sejam os modelos da série Core2Duo?

Em princípio o clock dessa sua máquina, de 1.6 GHz, não atende às especificações do Ubuntu 16.04, que pede 2 GHz dual core processor ou melhor (esse requerimento consta na própria página principal de download).

Conforme seja o específico processador o desempenho pode não ser tão bom rodando o Ubuntu-Unity, que como qualquer sistema operacional moderno e com muitos recursos pede potência.

Talvez o seu sistema fique melhor com algum outro ambiente mais leve, mais adequado, como o Lubuntu ou o Xubuntu, algo a ser considerado.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com instalação de driver NVIDIA
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2016, 21:27 »
Fui checar a ppa "oficial" de driver gpu (graphics drivers) do Ubuntu, já tem versão para o 16.04 Xenial. Como já disse, é ainda todo um período inicial de adaptação a uma nova versão LTS do Ubuntu, mas se quiser experimentar....

Em princípio, se o Ubuntu já oferece por padrão a versão que o fabricante diz que é a adequada (304.131), não haveria razão para usar uma ppa, sempre é melhor usar o padrão do sistema, que é a instalação através do "Drivers adicionais".

Entretanto, observo lá no site da ppa que o Alberto Milione, que é o desenvolvedor responsável pela ppa está assinalando em inserção recente a observação de um pacote "Newer version available) para a versão 304.131, coisa de agora mesmo, de fevereiro/2016 e ainda atualizações de 22/04/2016, o que pode significar que se trate de fato de um pacote mais atualizado que o padrão, então talvez seja o caso mesmo de experimentar.

Se for experimentar lembre-se que antes de mais nada precisa **limpar** o sistema aí instalado, pois como você andou instalando anteriormente outras ppa's e ainda o driver binário direto, para que não haja potencial conflito precisa tirar o que possa haver de "sujeira" dessas instalações anteriores.

Precisa necessariamente desinstalar o que houve aí de ppa e também qualquer instalação que exista do driver binário, sem o que a nova ppa aí que não trabalha mesmo.

Considerando que você já mexeu muito nesse sistema, o ideal seria partir de uma instalação 16.04 "zerada", isto é, reinstalar novamente, para não ter o risco de "sujeiras" das alterações anteriores, mas se isso for inviável então pode tentar fazer na instalação atual mesmo, tomando todos os cuidados de limpeza mencionados (se não souber como fazer avise, que tento detalhar os passos para isso).

« Última modificação: 24 de Abril de 2016, 21:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Cafori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Problema com instalação de driver NVIDIA
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2016, 13:53 »
Olá druidaobelix, primeiro quero agradecer as respostas e todo material que enviou e, me desculpar pela demora em respostas, talvez não tenha configurado corretamente minhas preferencias no site sendo assim, não recebi as notificações por e-mail.

Depois da postagem eu analisei mais uma vez as configurações mínimas requeridas e observei a questão do processador ideal ser de 2 Ghz, mantive a insistência por algum tempo porque um conhecido instalou em notebook semelhante ao meu com processador mais baixo e funcionou, mas a placa de video dele  não é gforce;

Quanto a outras distribuições, sim funcionou corretamente e sem novidades no linux mint, ubuntu 14 e 15, tenho que levar suas duas colocações em conta que talvez minha maquina não suporte a nova versão ou o 16.04 seja muito recente e tenha lá seus probleminhas. Concordo com você sobre instalar do zero ser melhor que apagar porque depois da bagunça que fiz uma faxina efetiva seria difícil.

Utilizei aqui uma remediação (não sei se com isso devo colocar o tópico como solucionado), por teimar no 16.04, instalei o Ubuntu MATE, a placa de video funcionou - o que me da a impressão que minha maquininha não suportou o unity -,  estou achando interessante o MATE. o jeitão do gnome-2 não me parece tão "terrível" como achei em algumas postagens por ai, apesar de que podemos facilmente mudar as aparências (isso não é muito a minha), quanto ao desempenho esta funcionando, mas não como eu gostaria, como dizem não gosto de jogos muito elaborados, fico mesmo com SuperTuxKart e não estou conseguindo rodar, fica impossível mesmo; utilizando o mesmo exemplo do jogo, instalei o Ubuntu 16.04 em outra maquina que tenho aqui um i3 com 4 gb de memória placa de video intel, também ficou ruim, até da para jogar, mas muito ruim.

No Ubuntu MATE (não verifiquei no i3 com ubuntu) surgiu um problema referente a memória, não sei se devo criar um novo tópico se for o caso informem, dos 4 gb que são reconhecidos inclusive pela BIOS o sistema só reconhece 2.9 Gb, talvez o desempenho tenha a ver com isso, já dei uma olha nos fóruns, pelo que encontrei até agora só tem alguma solução para quem utiliza sistema 32 bits. Preciso ver se essa questão da memória esta prejudicando o desempenho, joguinhos a parte, preciso por questão de trabalho manter uma maquina virtual com outro sistema ligada quase que o tempo todo, imagina só a lerdeza geral quando ela esta funcionando.

Ainda, quando houver tempo aqui para isso, instalarei o ubuntu 16.04 do zero seguindo suas indicações para ver como vai se comportar.

Bom é isso, caso você ou os moderadores acreditem que minha "remediação" utilizando o MATE deva ser notificada como tópico resolvido informem.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com instalação de driver NVIDIA
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2016, 17:30 »
Citar
quando houver tempo aqui para isso, instalarei o ubuntu 16.04 do zero

1) uso de ppa

Se uma ocasião qualquer for experimentar a ppa do "Graphics Drivers Team", consulte esse link:

https://launchpad.net/~graphics-drivers/+archive/ubuntu/ppa

Mas basicamente é simples de fazer:

Adicionando a ppa:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa

sudo apt-get update

sudo apt-get install nvidia-304 nvidia-settings

Instale antes o purge-ppa para poder arrancar a ppa de lá caso não dê certo.

Instalando o purge-ppa:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ppa-purge
Vendo como uma ppa está listada:

Código: [Selecionar]
ls /etc/apt/sources.list.d
Removendo uma ppa:

Código: [Selecionar]
sudo ppa-purge nome_da_ppa
Opcional: se quiser obter o comando direto de remoção da ppa:

Código: [Selecionar]
find /etc/apt/sources.list.d -type f -name "*.list" -print0 | \
    while read -d $'\0' file; do awk -F/ '/deb / && /ppa\.launchpad\.net/ {print "sudo ppa-purge ppa:"$4"/"$5}' "$file"; done

Vai resultar numa saída pronta para executar.

Por exemplo, se tenho uma ppa do "cinamon" (que é um ambiente de desktop) instalada resultaria:

sudo ppa-purge ppa:embrosyn/cinnamon

Aí é só copiar, colar no terminal, dar [enter] e executar.

Há muito material na internet tratando disso e acessível através do googlle, por exemplo, de forma mais ampla pode consultar esse:

How To Remove Or Delete PPA In Ubuntu

http://itsfoss.com/how-to-remove-or-delete-ppas-quick-tip/

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com instalação de driver NVIDIA
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2016, 17:31 »
Citar
No Ubuntu MATE (não verifiquei no i3 com ubuntu) surgiu um problema referente a memória, não sei se devo criar um novo tópico se for o caso informem, dos 4 gb que são reconhecidos inclusive pela BIOS o sistema só reconhece 2.9 Gb


2) reconhecimento de memória ram incorreto

Um pente de memória de 4 GB deveria estar aparecendo como 3801 no free.

Para conferir use no terminal:

Código: [Selecionar]
free -tm
Pode verificar ainda de forma mais completa fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo dmidecode -t memory
Confira ainda se a arquitetura do sistema operacional instaladof é 64-bit fazendo:

Código: [Selecionar]
arch
Código: [Selecionar]
uname -a
Caso não consiga identificar o problema e resolver, então é melhor abrir um outro tópico específico para essa questão, trazendo os dados dos comandos acima, dado o princípio de organização singular dos tópicos aqui no Fórum, sem o que os tópicos viram "balaio de gato", perdendo correlação entre título e conteúdo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Cafori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Problema com instalação de driver NVIDIA
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2016, 19:44 »
Mais uma vez agradeço.
Vou ler o howto indicado antes de fazer qualquer instalação, informo aqui os resultados.
Quanto a esse tópico como não solucionei de fato o problema vou mantê-lo aberto.

Sobre a questão da memória, já até utilizei os comandos alguma coisa ali não compreendi, mas seguindo sua orientação vou criar outro tópico.