Autor Tópico: Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .  (Lida 8774 vezes)

Offline marcos90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Online: 15 de Abril de 2016, 11:30 »
Estou usando o Ubuntu última versão .

O problema que estou tendo é que o ponteiro do mouse desaparece fica invisível , eu consigo "adivinhar" em que lugar esta o mouse mexendo nele . Porém para ver o ponteiro , somente reiniciando o sistema .  O problema acontece mais quando estou usando a internet , se não me engano quando uso o googleMaps . Não sei ao certo a causa disso .

Offline alairamaral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re:Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2016, 11:47 »
Amigo isso pode ser problemas de Vídeo ou no Gnome.
Qual a resolução de Vídeo que vc está utilizando?



Equipe Breathing Linux
http://breathinglinux.blogspot.com.br/

Offline Alexandre Baquero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2016, 20:45 »
Eu formatei meu computador e instalei o xubuntu 16.04 e está acontecendo a mesma coisa.

A resolução de Vídeo que uso é de 1366x768, 60Hz.

Offline Alexandre Baquero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ponteiro do mouse desaparece
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2016, 16:48 »
Alternando para algum console virtual (Ctrl+Alt+F1 à F6) e voltando pro desktop (Ctrl+Alt+F7) "resolve" o problema do ponteiro do mouse.

Alguém sabe como resolve isso definitivamente?

Offline murilod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2016, 00:07 »
Estou com o mesmo problema, estou usando o Xubuntu 16.04 64 bits, fiz o procedimento acima e funcionou ( Alternando para algum console virtual (Ctrl+Alt+F1 à F6) e voltando pro desktop (Ctrl+Alt+F7) "resolve" o problema do ponteiro do mouse.,) , porém precisavamos resolver definitivamente, alguém dá uma ideia?

Offline wbeiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2017, 14:37 »
Eu tenho um problema parecido e meu irmão também. Se eu não mexer o ponteiro pelo touchpad antes de logar ele simplesmente não aparece.
Aí tenho que abrir o terminal pelo teclado (ctrl+alt+T) e dar o comando reboot.

Ninguém tem ideia de como resolver esse problema?

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2017, 19:13 »
Eu tenho um problema parecido e meu irmão também. Se eu não mexer o ponteiro pelo touchpad antes de logar ele simplesmente não aparece.
Aí tenho que abrir o terminal pelo teclado (ctrl+alt+T) e dar o comando reboot.

Ninguém tem ideia de como resolver esse problema?
Já tive esse problema no xubuntu, não precisa propriamente reiniciar, basta que você use as combinações de teclas:

Ctrl + Alt + F1 depois Ctrl + Alt + F7 como já foi mencionado neste mesmo tópico aqui.

Não sei se generaliza um BUG do ubuntu e olha que isso faz tempo que acontece e parece que ainda não resolveram.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Expedito Lemos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2017, 01:04 »
isso acontece comigo às vezes, mas ainda não consegui definir o padrão em que isso ocorre, nunca esse bug demorou mais que 30 segs,mas mesmo assim me intriga...

Offline wbeiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2017, 08:20 »
Eu tenho um problema parecido e meu irmão também. Se eu não mexer o ponteiro pelo touchpad antes de logar ele simplesmente não aparece.
Aí tenho que abrir o terminal pelo teclado (ctrl+alt+T) e dar o comando reboot.

Ninguém tem ideia de como resolver esse problema?
Já tive esse problema no xubuntu, não precisa propriamente reiniciar, basta que você use as combinações de teclas:

Ctrl + Alt + F1 depois Ctrl + Alt + F7 como já foi mencionado neste mesmo tópico aqui.

Não sei se generaliza um BUG do ubuntu e olha que isso faz tempo que acontece e parece que ainda não resolveram.

T+

No meu isso não adianta, já tentei resolver e nada. Tenho dois notebooks, um LENOVO G470 e um ACER Aspire E 15, e isso só acontece no mais novo.

Será que pode ter alguma relação com o firmware da máquina? Eu vi em algum site gringo que talvez precisasse atualizar o kernell, mas eu não sei exatamente o que é isso e se tem alguma ligação.

Abraços

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ponteiro do mouse sumiu e só funciona reiniciando o pc .
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2017, 13:25 »
No meu isso não adianta, já tentei resolver e nada. Tenho dois notebooks, um LENOVO G470 e um ACER Aspire E 15, e isso só acontece no mais novo.
Será que pode ter alguma relação com o firmware da máquina? Eu vi em algum site gringo que talvez precisasse atualizar o kernell, mas eu não sei exatamente o que é isso e se tem alguma ligação.

Note que essa é uma questão hardware dependente, daí que até para procurar alguma solução é preciso saber em qual exato hardware está acontecendo, só agora ficamos sabendo que no caso aqui parece que envolve um Lenovo.

Num Lenovo Thinkpad Twist com similar problema uma indicação de possível solução seria acrescentar na linha do kernel do bootloader o parâmetro:

Citar
i8042.nomux=1 locale=pt_BR i8042.reset

Não olhei isso mais a fundo, mas talvez esse parâmetro do locale=pt_BR seja desnecessário (no caso de origem envolvia teclado), já que é muito fácil fazer na linha de boot do menu do grub, então experimente também sem ele.

Caso funcione na cmdline do boot, então torne permanente colocando grub:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Nessa linha, fica assim:

Código: [Selecionar]
GRUB_CMDLINE_LINUX="i8042.nomux=1 locale=pt_BR i8042.reset"
Evidentemente atualizar o grub:

Código: [Selecionar]
sudo update grub
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.