Autor Tópico: Placa de vídeo em geral, GF8400GS em particular  (Lida 6634 vezes)

Offline jzfalero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Placa de vídeo em geral, GF8400GS em particular
« Online: 21 de Abril de 2016, 04:25 »
Boa noite, amigos do fórum!

Vou direto ao ponto, contando o meu caso da forma mais direta e clara que eu puder.

Eu sou usuário de Ubuntu. Estava usando Ubuntu sem problemas, sempre atualizando a distribuição a cada novo lançamento, até uma determinada versão em que começou o problema. Não lembro a versão, mas na verdade não importa muito, e vou explicar o porquê em seguida.

O problema é o seguinte: para o Ubuntu, é como se a minha placa de vídeo GF8400GS não existisse. Se eu a plugo na placa mãe, é simplesmente impossível entrar no sistema, de modo que nem mesmo tenho a oportunidade de utilizar um driver genérico aberto, muito menos pesquisar pelos drivers restritos da NVIDIA. Eu só consigo entrar no sistema se eu retirar a GF8400GS e utilizar o cartão gráfico onbord, que um P4M890 da VIA.

O engraçado é que eu usava a minha GF8400GS normalmente até uma certa versão do Ubuntu. E como eu disse antes, realmente não me parece relevante em que versão começou o problema, pois o problema persiste até hoje, em todas as versões do Ubuntu posteriores à última versão que aceitou a minha placa de vídeo. E voltar para aquela versão do Ubuntu está fora de cogitação, pois nem deve haver mais suporte.

O que já tentei fazer: já tentei configurar o grub2 para passar o seguinte parâmetro na hora de carregar o kernel: "acpi=off", e também as variações: "acpi=noirq", etc. Não adiantou. Outra coisa que tentei, e que também não adiantou, foi instalar o Ubuntu com a ISO mínima, pois no site do Ubuntu dizem que assim é melhor para hardware antigo. Pensei, também, em tentar em atualizar a BIOS da minha placa mãe para ver se adiantava, mas fazer uma coisa dessas usando Ubuntu é uma verdadeira tortura, e além disso encontrei, num fórum por aí, um cara com o mesmo problema que eu, com o mesmo hardware, e com a BIOS atualizada, de modo que achei que seria inútil atualizar a minha BIOS.

Acredito que o problema tenha relação com o fato de o meu hardware ser muito antigo, mas realmente eu gostaria muito se alguém aqui pudesse me dar explicações definitivas quanto ao motivo do problema, e se houver alguma forma de solucionar, melhor ainda!

Minha placa mãe é uma ASUS P5VD2-MX, e a placa de vídeo que quero usar, e que o Ubuntu não aceita, é a referida GF8400GS. Estou usando Xubuntu 14.04, mas o problema é o mesmo em todos os derivados do Ubuntu, e também em distros que não são derivadas do Ubuntu.

E então? Há esperança para mim? Desde já obrigado a todos, e um grande abraço.