Autor Tópico: servidor de arquivo infinito rsrs  (Lida 3417 vezes)

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
servidor de arquivo infinito rsrs
« Online: 11 de Abril de 2016, 11:22 »
Bom dia pessoal,

Pintou um ideia aqui porém eu não sei como implementá-la. a ideia é a seguinte:

Queríamos montar um servidor, um storage de fotos(o ideal é que já pudéssemos ter algo gerenciando essas fotos), mas que esse servidor deveria funcionar assim. Se acabou espaço, ponho mais uma maquina pra expandir o espaço.

Qual seria a solução ideal pra essa situação?




Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:servidor de arquivo infinito rsrs
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2016, 11:37 »
Mais uma máquina? Pq não por mais um disco na mesma máquina?

Sobre teu projeto de vários servidores se somando. Supondo que o serviço está separado em vários usuários, você poderia ter um servidor-chave (assim como um PABX tem um número-chave pra entrada), que redistribui esse serviço pra vários servidores adicionais. Você poderia redistribuir esse serviço com uma função de hashing, que determinaria qual é o servidor que armazenaria a imagem.

Hmmmmmmmmm. Sabe que, no fim, pode ser uma ótima ideia, e nem tão difícil assim de implementar? Acho que dá pra fazer até com o Apache e algumas poucas funções adicionais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re:servidor de arquivo infinito rsrs
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2016, 11:55 »
Bom dia pessoal,

Pintou um ideia aqui porém eu não sei como implementá-la. a ideia é a seguinte:

Queríamos montar um servidor, um storage de fotos(o ideal é que já pudéssemos ter algo gerenciando essas fotos), mas que esse servidor deveria funcionar assim. Se acabou espaço, ponho mais uma maquina pra expandir o espaço.

Qual seria a solução ideal pra essa situação?

Esqueci de mencionar um detalhe, as maquinas não precisam ser iguais na arquitetura de hardware. A ideia seria tipo de um cluster ou uma núvem. Sempre que o espaço estiver acabando e não tiver, mais espaço pra adicionar novos discos, eu acrescentaria mais uma maquina que se junta a "núvem" e aumenta o espaço.
« Última modificação: 11 de Abril de 2016, 11:57 por valdineysr »
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:servidor de arquivo infinito rsrs
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2016, 12:45 »
É, pode rolar sim. Eu faria assim: uma primeira máquina com duas placas de rede, uma ligada à internet, outra à "intranet". Essa máquina não hospedaria nada, a função dela seria fazer o hashing e determinar qual das máquinas auxiliares na intranet hospeda a imagem. O apache repassaria o acesso pra internet via proxy.
Acrescentar ou retirar uma máquina à intranet mudaria o mapeamento. Vc só precisaria de uma base de dados pra tornar o mapeamento permanente, senão quando vc acrescentasse ou retirasse alguma máquina da intranet, os mapeamentos mudariam e vc nao conseguiria mais encontrar os arquivos armazenados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:servidor de arquivo infinito rsrs
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2016, 17:12 »
A solução para a parte de storage https://www.gluster.org/