Autor Tópico: Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!  (Lida 14690 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Não, o primeiro de Abril não chegou mais cedo!

É verdade! É a mais pura verdade amigos da rede Ubuntu!

A notícia foi divulgada na conferência anual de desenvolvedores da Microsoft em São Francisco - CA.  Já noticiádo em alguns blogs de tecnologia:

http://blog.dustinkirkland.com/2016/03/ubuntu-on-windows.html

http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ubuntu-User-Space-On-Win10

http://br-linux.org/2016/01/pacto-confirmado-microsoft-chamou-canonical-para-levar-shell-do-linux-ao-windows-10.html


O que é possível fazer até o momento?

Você poderá clicar no Menu Iniciar do Windows e executar o comando bash, isso vai abrir o cmd.exe do Windows rodando o /bin/bash do Ubuntu!

Aí você terá acesso a todo o espaço de usuário do Ubuntu, ou seja, você poderá execurtar:  apt, ssh, rsync, find, grep, awk, sed, sort, xargs, md5sum, gpg, curl, wget, apache, mysql, python, perl, ruby, php, gcc, tar, vim, emacs, diff, patch...

E muitos dos binários do Ubuntu!

E não é só isso, todo o sistema de arquivos seja Windows ou Linux serão montados com permissão de leitura e escrita!!! 

O Windows vai "enxergar" nativamente o sistema de arquivos linux pelo Windows Explorer!!!! 

Eu repito, não é primeiro de Abril! É uma parceria da Canonical/Microsoft.

A parte técnica explicada até agora diz que não se trata de VM, não é emulador e nem container!  E também não é OpenSource!

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re:Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2016, 17:43 »
Nao entendo nada de programaçao, mas algo diz que isso nao parece bom, imagina tonelada de virus que virao, sei nao, depois dessa penso seriamente mudar de S.O

Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2016, 18:11 »
Nao entendo nada de programaçao, mas algo diz que isso nao parece bom, imagina tonelada de virus que virao

São coisas totalmente diferentes.

Bash (Bourne Again Shell) é apenas um interpretador de comandos, como o shell do Windows (cmd.exe, que vem lá dos tempos do DOS)

Virus são escritos em linguagens de programação, e sem um compilador de programas o bash não faz nada. Ele ajuda aos programadores portarem comandos de Windows para Linux/Unix, apenas isto.

As camadas de proteção dos Linux/Unix/Mac impedem que um script escrito/editado/modificado num sistema, "passe" integralmente ao seu sistema, mesmo com todas as permissões "abertas"  para leitura/escrita. O seu sistema vai sempre pedir sua senha de administrador para executar o tal script.

O que a noticia traz como novidade é tão apenas a possibilidade de que programadores possam testar rotinas dentro do bash. (e alguns jogos sem interface grafica ou outros aplicativos como o mc por exemplo) o que será uma mão na roda .

Não devemos confundir um interpretador de comandos com um compilador de programas, são coisas bem diferentes.

Offline itamaratento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • http://www.omgubuntu.co.uk/
Re:Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2016, 18:15 »


Nao entendo nada de programaçao, mas algo diz que isso nao parece bom, imagina tonelada de virus que virao

São coisas totalmente diferentes.

Bash (Bourne Again Shell) é apenas um interpretador de comandos, como o shell do Windows (cmd.exe, que vem lá dos tempos do DOS)

Virus são escritos em linguagens de programação, e sem um compilador de programas o bash não faz nada. Ele ajuda aos programadores portarem comandos de Windows para Linux/Unix, apenas isto.

As camadas de proteção dos Linux/Unix/Mac impedem que um script escrito/editado/modificado num sistema, "passe" integralmente ao seu sistema, mesmo com todas as permissões "abertas"  para leitura/escrita. O seu sistema vai sempre pedir sua senha de administrador para executar o tal script.

O que a noticia traz como novidade é tão apenas a possibilidade de que programadores possam testar rotinas dentro do bash. (e alguns jogos sem interface grafica ou outros aplicativos como o mc por exemplo) o que será uma mão na roda .

Não devemos confundir um interpretador de comandos com um compilador de programas, são coisas bem diferentes.

Prefiro utilizar dual boot, duas particao uma ubuntu outra w7

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!
« Resposta #4 Online: 30 de MAR?O de 2016, 18:29 »

Prefiro utilizar dual boot, duas particao uma ubuntu outra w7


E o que uma coisa tem a ver com a outra?

Offline itamaratento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • http://www.omgubuntu.co.uk/
Re:Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!
« Resposta #5 Online: 30 de MAR?O de 2016, 18:58 »

Prefiro utilizar dual boot, duas particao uma ubuntu outra w7


E o que uma coisa tem a ver com a outra?
Na minha opinião não vai ser a mesma coisa....

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk


Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re:Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!
« Resposta #6 Online: 30 de MAR?O de 2016, 19:00 »
Bom vo pesquisar mais sobre o assunto e opino mais a frente sobre isso

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!
« Resposta #7 Online: 30 de MAR?O de 2016, 22:49 »
Mas qual é o objetivo disso?

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:Ubuntu no Windows 10 - Bash do Ubuntu rodando nativamente dentro do Windos 10!
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2016, 14:52 »
Mas qual é o objetivo disso?
Boa pergunta.

Acho ótimo. Já fui forçado a usar Windows e não tinha nada do que estou acostumado a usar. Também é bom para aproximar os usuários win do mundo linux.

Obs.: saiu algumas explicações do funcionamento esses dias aqui https://blogs.msdn.microsoft.com/wsl/2016/04/22/windows-subsystem-for-linux-overview/
Gentoo — Controle total sobre o sistema.