Autor Tópico: Compartilhar internet em rede doméstica  (Lida 4660 vezes)

Offline sls

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Compartilhar internet em rede doméstica
« Online: 23 de MAR?O de 2016, 14:22 »
Boas
Acho que este é o tópico correcto para a minha questão....

Então passo a explicar, em minha casa só consigo ter internet através da rede móvel da vodafone, e utilizo uma conect pen 4G,acontece é que só consigo apanhar rede 4G no telhado e utilizando uma antena externa.
A solução que tinha em funcionamento era um pc com o windows no sótão com a conect pen ligada e por sua vez através de uma ligação bridge com a ligação ethernet que por sua vez estava ligado a router que distribuia a ligação à internet para os vários pc cá de casa.
Até aqui tudo bem, mas acontece que o pc que tinha a fazer este serviço deu o berro, e como tenho cá um "magalhães" sem disco rígido parado, quero aproveitá-lo para fazer o mesmo serviço.
Visto que não conheço nenhum windows que funcione a partir de uma pen usb resolvi utilizar o yumi para criar uma pen com o ubuntu desktop 14.04 lts.
Arranquei a partir da pen, depois liguei a conect pen e liguei-me À net, até aqui tudo bem. Depois para teste liguei um cabo entre o magalhães e o meu pc para testar a partilha de internet, mas a partir daqui tudo mal.
O meu pc, consegue fazer ping para o ip do magalhães, ip esse que é igual quer para a wired1 (conect pen) como para a wired (lan). Como no windows bastava seleccionar as duas placas de rede e criar uma ligação bridge entre ambas para ter a partilha de internet a funcionar lindamente, com o ubuntu já descobri que não é assim tão simples.

Aquilo que venho pedir é se me podem ajudar a conseguir fazer essa dita partilha de internet,  já vi o link que postaram antes, mas se o ambiente gráfico para mim já se torna bastante difícil de conseguir fazer alguma coisa, na linha de comandos, é mesmo para esquecer.
 
Por isso agradeço já a vossa paciência, e se me pudessem explicar passo a passo ficava muito agradecido ;)

----
Mensagem destacada, titulo alterado e movido pra  Internet, Redes e Segurança.
« Última modificação: 24 de MAR?O de 2016, 13:01 por irtigor »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Re:Como montar uma rede doméstica com um servidor?
« Resposta #1 Online: 23 de MAR?O de 2016, 19:54 »
Olá sls,
Sua dúvida não tem a ver com o resto do tópico. Quando for assim, não há problema em abrir um novo tópico.
Sugiro que vc dê uma olhada no pfsense (www.pfsense.org). Vai ser bem mais fácil de implementar o que vc quer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sls

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Compartilhar internet em rede doméstica
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2016, 15:01 »
Boas,
Obrigado pela ajuda dada, desde já ;)

Segui a sugestão , mas infelizmente o pfsense não reconhece a pen k5150 como dispositivo de rede.
Sabem indicar alguma forma de conseguir solucionar o meu problema?
Obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Compartilhar internet em rede doméstica
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2016, 17:29 »
Bem, quando vc conecta o modem 4G, como ele é detectado no seu Ubuntu?
Consegue navegar normalmente com ele?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sls

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Compartilhar internet em rede doméstica
« Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2016, 19:34 »
Sim, no ubuntu ele é reconhecido como uma placa de rede, e dá para ir À Internet.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Compartilhar internet em rede doméstica
« Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2016, 21:21 »
Ótimo.
E a conexão cabeada, está OK? Você já a configurou?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sls

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Compartilhar internet em rede doméstica
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2016, 09:09 »
Sim, a do cabo também, só não consigo é fazer a bridg entre a pen 4g e o cabo de rede, tal como se faz com o windows.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Compartilhar internet em rede doméstica
« Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2016, 09:58 »
Você não vai fazer bridge, vai fazer roteamento.
Vá nas propriedades da conexão cabeada, no NM, na aba IPv4, e onde aparece "Método: Automático", mude para "Compartilhado com outros computadores". Isso deve ativar o compartilhamento da conexão ativa, pelo modem 3G/4G.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sls

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Compartilhar internet em rede doméstica
« Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2016, 16:01 »
ok vou experimentar  e para a semana já dou o "fio de back".