Autor Tópico: Mantendo configuração da porta ttyUSB0 após retirada do adaptador  (Lida 2843 vezes)

Offline fjpompeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Bom dia a todos,

Como eu faço para manter as permissões dos dispositivos ttyUSB0 e ttyUSB1 no Ubuntu 14.04 após a retirada do adaptador? Eu uso dois adaptadores USB, ora uso um marca FTDI ou ora uso um marca Silicon Chip e as vezes ambos e após plugá-los nas tomadas USB é necessário dar o comando sudo chmod 777 /dev/ttyUSB0 e sudo chmod 777 /dev/ttyUSB1 para eu obter a liberação de leitura e escrita. Existe alguma forma para eu travar estas permissões pois quando eu retiro os adaptadores e coloco-os novamente as permissões voltam ao padrão sendo necessário eu digitar novamente os comandos chmod para ambas as portas.

Obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Mantendo configuração da porta ttyUSB0 após retirada do adaptador
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2016, 10:23 »
Não é recomendado dar permissão 777 a um dispositivo. Isso daria permissão a outros usuários em sua máquina para ler suas comunicações nesses dispositivos.
"Ah mas só eu uso minha máquina". Velha história. O Ubuntu é um sistema multi-usuário por natureza. Só você usar, não significa que não há outros usuários. E segurança é feita por muitas coisas, mas uma das primeiras delas é o hábito. Se você não se habitua a agir de maneira segura quando é seguro, vai acabar, mais cedo ou mais tarde, agindo de maneira insegura quando não é seguro, o que vai ter resultados desastrosos.

OK, mas então como fazer para usar essas portas?

Todo dispositivo tem um grupo padrão que concede permissão de leitura. Para os discos, há o grupo "disk"; para as portas seriais, há o grupo "dialout". Torne-se parte deste último grupo e você não vai mais precisar conceder leitura pública para acessar os adaptadores.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D