Autor Tópico: Problema com downloads erro e timeout  (Lida 14766 vezes)

Offline jeangregs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Problema com downloads erro e timeout
« Online: 09 de MAR?O de 2016, 17:53 »
Prezados, faço parte de uma rede corporativa onde temos um pequeno servidor, UBUNTU  versão 15.10, com o firewall ativo.  Nele está conectado um switch que distribui para 1 hotspot e para outro switch, formato cascata, nesse switch da ponta mais dois  hotspots. Nesses hotspots estão conectados em média 20 pessoas, então acredito que não tem gargalo.

fiz o teste e conectei no primeiro switch... o download apresentou problema também.

o problema é, todo mundo conectado nesse servidor tem problemas com download. raramente dá pra baixar algo nele ou tem que insistir. Conectando direto no modem, o download é tranquilo, então é algo relacionado ao servidor.

Alguém já passou ou sabe o que pode estar acontecendo??

« Última modificação: 09 de MAR?O de 2016, 18:17 por jeangregs »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2016, 22:09 »
Movido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #2 Online: 11 de MAR?O de 2016, 16:42 »
Olá jean,
Explica pra mim: o servidor UBUNTU está entre o hotspot e o modem?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeangregs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #3 Online: 14 de MAR?O de 2016, 10:05 »
Olá jean,
Explica pra mim: o servidor UBUNTU está entre o hotspot e o modem?

O modem da NET se encontra conectado ao servidor UBUNTU e uma outra interface de rede no servidor manda para um switch, nesse switch estão conectados os hotspots.
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2016, 10:08 por jeangregs »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #4 Online: 14 de MAR?O de 2016, 10:56 »
Certo, então como eu pensei o seu Ubuntu está operando como firewall/servidor de internet.
Eu não recomendo o uso do Ubuntu pra essa função, a menos que vc tenha outras funções que compensem. Um sistema como o pfsense é muito mais prático e eficiente nessa tarefa.

Muito provavelmente seu problema é com o MTU da conexão. Em conexões que usam MTU abaixo do padrão (1500), como ADSL com PPPoE (1492) e VPN (1460), os pacotes repassados pelo Ubuntu podem sofrer fragmentação, causando esse comportamento que vc reclama com sites que bloqueiam fragmentos.

A solução é modificar o servidor DHCP de sua rede (que provavelmente é o Ubuntu) pra informar às estações que elas precisam usar um MTU menor ao comunicar com a Internet. Novamente, um sistema de firewall especializado já vai resolver isso pra você.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeangregs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #5 Online: 14 de MAR?O de 2016, 12:13 »
Certo, então como eu pensei o seu Ubuntu está operando como firewall/servidor de internet.
Eu não recomendo o uso do Ubuntu pra essa função, a menos que vc tenha outras funções que compensem. Um sistema como o pfsense é muito mais prático e eficiente nessa tarefa.

Muito provavelmente seu problema é com o MTU da conexão. Em conexões que usam MTU abaixo do padrão (1500), como ADSL com PPPoE (1492) e VPN (1460), os pacotes repassados pelo Ubuntu podem sofrer fragmentação, causando esse comportamento que vc reclama com sites que bloqueiam fragmentos.

A solução é modificar o servidor DHCP de sua rede (que provavelmente é o Ubuntu) pra informar às estações que elas precisam usar um MTU menor ao comunicar com a Internet. Novamente, um sistema de firewall especializado já vai resolver isso pra você.


Tem algum comando que as interface reconhece qual é o melhor MTU automaticamente??

tenho que colocar em todas as placas esse MTU?

fiz a alteração do MTU manual nas placas, porém foi piorando... primeiro fiz o teste pingando em um ip fora, achei o melhor MTU e setei pelo comando:

ifconfig enp2s0 mtu 1432

depois que coloquei e tento pingar com esse MTU, ele dá aquela mensagem: "O pacote precisa ser desfragm...."

agora ele mal está entrando em site seguros, ficou lento mesmo com esse MTU... tentei voltar com MTU anterior, 1500, e continua lento acesso.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #6 Online: 14 de MAR?O de 2016, 13:50 »
Tem algum comando que as interface reconhece qual é o melhor MTU automaticamente??
No Linux há o "tracepath". Mas vc não precisa fazer isso no Linux, precisa fazer nos clientes da sua rede.

Citar
tenho que colocar em todas as placas esse MTU?
Se vc conseguir fazer a alteração, e se ela for mesmo necessária --- ainda não confirmamos que é o teu caso ---, vc tem que fazer em todas as máquinas ligada na tua rede.

Citar
fiz a alteração do MTU manual nas placas, porém foi piorando... primeiro fiz o teste pingando em um ip fora, achei o melhor MTU e setei pelo comando:

ifconfig enp2s0 mtu 1432

depois que coloquei e tento pingar com esse MTU, ele dá aquela mensagem: "O pacote precisa ser desfragm...."

agora ele mal está entrando em site seguros, ficou lento mesmo com esse MTU... tentei voltar com MTU anterior, 1500, e continua lento acesso.

Pois é, depende de como e onde vc tenha mexido. Já reiniciou seu Ubuntu e confirmou que está tudo normal de novo, com relação aos parâmetros de rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeangregs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #7 Online: 14 de MAR?O de 2016, 14:08 »

Pois é, depende de como e onde vc tenha mexido. Já reiniciou seu Ubuntu e confirmou que está tudo normal de novo, com relação aos parâmetros de rede?

Coloquei o MTU padrão 1500 e voltou a abrir os sites com certificado com a velocidade normal.

porém continuo com o mesmo problema nos downloads e no tortoise... tentei vários MTU que bateu com a rede; 1432, mas não resolveu!

 O modem que tá aqui é um sagemcom f@st 2864 que mesmo com acesso de admin, não mostra todas opções! não tem MTU lá.

olha como fica no Tortoise, começa e depois para:


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #8 Online: 14 de MAR?O de 2016, 14:15 »
apt-get install tracepath

tracepath -l1500 www.google.com


Posta o resultado aqui, por favor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeangregs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #9 Online: 14 de MAR?O de 2016, 14:24 »
apt-get install tracepath

tracepath -l1500 www.google.com


Posta o resultado aqui, por favor.


@gateway:~$ tracepath -l 1500 www.google.com
 1:  192.168.0.1                                           0.218ms
 2:  no reply
 3:  bd060095.virtua.com.br                               10.569ms
 4:  no reply
 5:  no reply
 6:  no reply

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #10 Online: 14 de MAR?O de 2016, 14:51 »
Parou no sexto hop?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeangregs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #11 Online: 14 de MAR?O de 2016, 15:02 »
Parou no sexto hop?


Não, foi até o 20 quando eu decidi parar! achei que ficaria eternamente assim: no reply..


no caso, estou realizando esses testes no gateway para o router... eu teria que fazer isso da minha máquina->hotspot>switch>gateway>modem Net

porém aqui na minha máquina é o Windows.... qual o comando compativel para o Windows??
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2016, 15:07 por jeangregs »

Offline jeangregs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #12 Online: 14 de MAR?O de 2016, 15:14 »
usuário da rede com Windows:


  1    15 ms     7 ms     6 ms  10.0.10.1
  2     2 ms     6 ms     2 ms  192.168.0.1
  3     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  4    26 ms    14 ms     9 ms  bd060096.virtua.com.br [189.6.0.150]
  5    31 ms    32 ms    34 ms  embratel-T0-2-0-0-uacc02.bsa.embratel.net.br [201.65.54.25]
  6    30 ms    26 ms    30 ms  200.244.211.107
  7    35 ms    45 ms    33 ms  ebt-B1612-tcore01.bhe.embratel.net.br [200.230.251.166]
  8    31 ms    32 ms    39 ms  ebt-B1311-tcore01.spo.embratel.net.br [200.230.252.234]
  9    34 ms    36 ms    35 ms  ebt-B10-tcore01.spolp.embratel.net.br [200.230.0.1]
 10    31 ms    29 ms    31 ms  200.244.213.66
 11   166 ms   170 ms   180 ms  peer-B51-puacc01.spolp.embratel.net.br [201.64.46.58]
 12   159 ms   167 ms   161 ms  209.85.254.11
 13   166 ms   166 ms   169 ms  216.239.58.223
 14   239 ms   176 ms   169 ms  gru09s18-in-f14.1e100.net [216.58.202.46]

Rastreamento concluído.


do Servidor:

tracepath -l 1500 www.google.com
 1:  192.168.0.1                                           0.283ms
 2:  no reply
 3:  bd060095.virtua.com.br                               10.130ms
 4:  no reply
 5:  no reply
 6:  no reply
 7:  no reply
 8:  no reply
 9:  no reply
10:  no reply
11:  no reply
12:  no reply
13:  no reply
14:  no reply
15:  no reply
16:  no reply
17:  no reply
18:  no reply
19:  no reply
20:  no reply
21:  no reply
22:  no reply
23:  no reply
24:  no reply
25:  no reply
26:  no reply
27:  no reply
28:  no reply
29:  no reply
30:  no reply
     Too many hops: pmtu 1500
     Resume: pmtu 1500





Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #13 Online: 14 de MAR?O de 2016, 15:26 »
Se não me engano, há um programa Windows que faz a checagem de MTU, chamado TCP_Optimizer. Só não posso te ajudar muito com ele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeangregs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Problema com downloads erro e timeout
« Resposta #14 Online: 14 de MAR?O de 2016, 17:10 »
Se não me engano, há um programa Windows que faz a checagem de MTU, chamado TCP_Optimizer. Só não posso te ajudar muito com ele.

Prezado, Rodei o app no TCP_Optimizer no  Windows só por curiosidade e executei algumas funções dele conforme a imagem abaixo.

no Micro que eu rodei esse app, agora a internet, download aparentemente está funcionando tranquilo, do jeito certo, mas a galera de outros S.O não.

mas aí eu te pergunto, como faço pra aplicar as configurações que esse aplicativo do windows fez em um MAC e no LINUX?

O que esse app fez quando executei essas opções??

Antes eu nem conseguia entrar naqueles sites pra testar downloads, e na minha maquina que eu executei esse app parece normal.






Será algum protocolo?

« Última modificação: 14 de MAR?O de 2016, 17:24 por jeangregs »