Autor Tópico: Migrei definitivamente para Linux !!!  (Lida 4196 vezes)

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Migrei definitivamente para Linux !!!
« Online: 05 de Março de 2016, 01:05 »
Saudações galera,

Primeiramente, eu deixei o título, migrei para linux, porque eu migrei inicialmente para o ubuntu, e não sei se futuramente vou decidir abandona-lo e partir para outra distribuição, então preferi deixar o nome linux no tópico. Pois pra nós que saímos do windows, é muita gratificante dizer, agora eu uso Linux !!


Usei windows por muitos anos, venho acompanhando windows desde a época em que se instalava windows 98 com disquetes e cds via dos.
Usei e testei todas as versões de windows, e confesso que sempre tive problemas em todas, e o final  era sempre o mesmo, tinha que "formatar".

Há uns 10 anos atrás, eu recebi em minha residência os famosos cds do ububtu,
então eu tentei instalar ubuntu em meu computador, mas na época eu usava internet discada, e eu não consegui instalar o modem de jeito nenhum, daí desisti.

Alguns anos depois, eu comprei um desktop que veio com kubuntu, e estava todo configurado, mas dessa vez, era a época em que o windows live messenger usava um tal de messenger plus com um monte de besteiras, e eu não quis mudar de sistema por causa da interface gráfica.

Então alguns anos depois, eu pela terceira vez instalei ubuntu em meu computador, e usei um pouco, mas nesta época eu era um gamer assíduo, e não queria deixar de jogar os meus vários jogos que eu jogava, então simplesmente formatei e desisti do ubuntu na época.

Este ano no inicio do ano, eu já estava mais "pensante" e comecei a pensar:

1. Eu uso windows original, mas é crackeado, ou seja, não é original de verdade, é pirataria.
2. Este crack que eu uso, eu desconheço totalmente as fontes, ou seja, é um recurso totalmente inseguro.
3. Independentemente do antivírus que eu usava, eu sempre pegava algum vírus, ou sempre estava inseguro e vulnerável a ameaças.
4. O windows parece que é programado para parar de funcionar a qualquer momento, se você puxar a tomada o sistema pode simplesmente não ligar mais.
5. Pra que pagar para usar um sistema, se eu posso usar um sistema operacional LIVRE, GRATUITO, OPEN SOURCE... ETC... ETC...

Afinal de contas, quando se compra um celular, você não paga para instalar um "windows" nele pra poder usar... ou seja, é uma política bem sorrateira.

Em fim, depois de começar a "pensar", e resolver parar de ser um "zumbi da microsoft",
eu finalmente migrei totalmente para o linux, instalei Ubuntu 15.10 em meu disco inteiro, e sem nenhum dualboot, e não me arrependi em nada.

E antes que alguém argumente, sim, se você tiver conhecimento avançado, ou conhecimento técnico como dizem, você vai ter mais facilidade,
Mas isso não é desculpa, pois, da mesma forma que eu aprendi a usar windows, atualmente estou aprendendo a usar linux.

Aliás, como eu vi que eu tinha grande dificuldade no inicio, eu baixei várias apostilas, e estou lendo várias e várias apostilas sempre que tenho tempo e disposição,
E isso só tem me ajudado, pois atualmente eu resolvo a maioria dos problemas que tenho (os problemas que eu mesmo causo no sistema mexendo) por minha conta e risco e sem precisar pedir ajuda ou seguir tutoriais.

E cá entre nós, o linux não é difícil de mexer igual a maioria dos iniciantes fala, principalmente pelo fato das distribuições voltadas aos iniciantes, serem altamente intuitivas,
Dá pra fazer praticamente tudo via interface gráfica.

Mas uma coisa tem que ficar bem clara, se a pessoa diz ser LEIGA, INICIANTE, ETC, e quer migrar para o linux,
Não adianta seguir 1001 tutoriais na internet e querer fazer tudo por "conta própria"
Pessoas iniciantes, ou leigas, não formatam computadores e não sabem executar estes tipos de procedimentos.
Se uma pessoa é leiga ou iniciante, procure um técnico ou algum amigo que use linux e saiba instalar.

Mais uma coisa, iniciantes, leigos, novatos, esqueçam coisas do tipo, "o linux vai perder para o windows"
O linux é livre, se você quiser usar windows, use, se você quiser usar linux, use.

Seja Livre, seja Feliz.
Bom pessoal, é isso, deixo aqui, meus agradecimentos a comunidade.

 8)
« Última modificação: 07 de Março de 2016, 11:39 por carlosadriano »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.887
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2016, 04:03 »
Legal!

Eu sou um gamer hardcore, por isso não uso o Linux, tenho um dual boot só por ter, as vezes entro no Ubuntu, fico uns 5 minutos só, passo muito mais tempo no Windows.

No Windows 10 a transferência de arquivos entre meu PC e meu celular antigo não funciona, mas no Linux sim, então também tenho o dual boot pra isso.

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2016, 15:23 »
Atualmente eu não sou mais gamer, eu enjoei muito de jogos, eu não consigo mais entrar em um jogo e ficar jogando mais de poucos minutos.
Os ultimos que joguei no windows foram o titan quest immortal throne que joguei até zerar, e o german truck simulator, depois deles eu não consegui mais jogar, enjoei.

Mas respeito mesmo assim quem usa windows devido aos jogos e até mesmo a alguns programas, pois esta é uma realidade, nem todos jogos você consegue rodar no wine, e nem todos programas do linux são alternativas compatíveis, e ainda no wine, ou no playonlinux o desempenho tem uma pequena queda, e as vezes isso pode incomodar.

Mas atualmente eu uso computador mais pra navegar, assistir filmes, filmes online, baixar torrents, baixar filmes, assistir séries, seriados, estudar, aprender mais sobre linux, informática, etc etc etc. Desta forma, o linux me atende muito bem.

Inclusive, atualmente eu acho incrível, a forma que o linux permite executar várias tarefas.
Inclusive instalar uma distribuição em um pen drive e usa-la como se estivesse usando um hd, só que com uma execução muito mais rápida.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.887
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2016, 23:02 »
Vixi, eu jogo desde que me conheço por gente kkkkk
Depois dos brinquedos na infância, conheci o video-game, joguei pra carvalho (o bom e velho PS1, também cheguei a conhecer/jogar o Super Nintendo, Atari, Master System, Nintendo 64 e até o Neo Geo se não me engano), e depois (e até hoje) o master race PC.

O Linux é superior ao Windows, mas infelizmente não têm o suporte que o Windows têm. Espero que isso mude no futuro.
« Última modificação: 09 de Março de 2016, 01:42 por Tonka »

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #4 Online: 07 de Março de 2016, 11:44 »
É verdade, eu me lembro quando era um gamer assíduo e migrei para o linux.
Não deu certo de jeito nenhum.

Mas quando eu era um gamer, eu praticava pirataria.
Baixava jogos de forma ilegal, usava windows e jogos piratas, usava cracks e keygens etc, e eu  não ligava nem um pouco pra nada disso.
E de certa forma era ignorância minha, porque os "cracks" raramente se conhece sua origem, então usuários leigos não sabem o que eles podem fazer no sistema.

Hoje em dia já é diferente, dá pra criar uma conta na Steam e comprar jogos de forma legal.
E a Stem tem crescido em jogos para linux, e esperamos que continue crescendo, e que possa não só dominar, mas melhorar o mercado de forma positiva.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #5 Online: 08 de Março de 2016, 13:41 »
Olha, decepções com a informática e sistemas operacionais envolvem vários fatores e não apenas gamers. Decepções vem e vão, eu me decepcionei com o windows mas mesmo assim preciso ganhar dinheiro através dele com meus clientes, mas uma ou outra coisa me decepciono com o Linux também, mas neste, eu tenho mais possibilidades de encontrar soluções.

T+

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #6 Online: 09 de Março de 2016, 10:20 »
Saudações,

Eu só mencionei os gamers, de certa forma implicitamente ligando o fato de que existem muitos usuários windows que não largam o windows devido aos games,
Mas principalmente, criticando a imensa quantidade de pessoas que usam windows e muitos games praticando pirataria.

Não chego a ter migrado para o linux por decepção com windows, eu migrei para o linux por ser livre, open source, gratuito entre outras coisas.
Respeito e acho bacana, as pessoas que desejam "por opção" pagarem pelo seu sistema operacional seja windows ou outro.

Só particularmente, acredito que a política GNU/LINUX open source é outra vida, outra mentalidade, outro mundo.
Representa o avanço tecnológico mas mesmo que com suas necessidades para se auto-sustentar, não agride a sociedade com o capitalismo.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #7 Online: 09 de Março de 2016, 10:56 »
Olá carlosadriano,

Pois é, mas eu concordo com o que dizes, sobre migrar também pela filosofia Open Source, onde um sistema pode melhorar infinitamente mais rápido de que qualquer outro sistema.
Eu, migrei sim pela decepção de não ter controle nenhum ao sistema Windows, onde na maioria das vezes a solução prática é ter a midia de recuperação e refazer instalações.
Ganho com isso também, porém, quando a clientes com a mente (diremos aqui) um pouco mais aberta a novos horizontes, eu indico um sistema da família Ubuntu, ou Mint, já que meu trabalho também é implementar o Stoq - Gestão Comercial Open Source, entre outros softwares desse gênero.
Para mim a migração foi sim dolorosa pela falta de conhecimento, que se acalmou logo após o primeiro mês depois que entrei para cá (Ubuntu Fórum - PT) lá pelo começo de março de 2011 e a vontade louca de ter o minimo de domínio sobre um SO, como via, vejo isso com o pessoal daqui.

A filosofia de aprender de forma colaborativa, livre e de forma gratuita também me encantou, pois de pouco a pouco com o que nós vamos aprendendo, podemos retribuir da mesma forma que recebemos e ai fortalecemos o SL (Software Livre).
;) ;)

Forte abraço e muito boa sorte na sua escolha pelo sistema do Pinguim!

T+ 

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #8 Online: 09 de Março de 2016, 20:56 »
Pensando pelo lado do domínio do sistema, eu não havia parado pra pensar nisso antes, mas agora que tu comentaste,
Realmente, mesmo sendo um usuário aprendiz, eu diria que eu adquiri muito mais domínio do meu sistema operacional que antes, e eu nem havia percebido isso. Muito bacana.

No windows, a dolorosa realidade é que na maioria dos caso é mais fácil reinstalar o sistema mesmo, as vezes não por questão de manutenção do sistema, pois mesmo que bem inferior a um live cd/dvd do linux, o windows tem em alguns discos de instalação a opção reparar sistema, mas muitas vezes os sistemas estão tão carregados de vírus que dificilmente fica viável esta opção, esta é uma das causas da formatação rotineira da família windows.

Já na família GNU/Linux, geralmente nós "formatamos" quando queremos mudar de distro,
Ou quando surge uma nova versão do sistema e queremos uma instalação limpa com cheiro de nova. hehehe

Aliás eu tenho pensado seriamente ultimamente e experimentar o Debian... fiquei sabendo que ele é o papai do ubuntu ... rsrs
Talvez eu instale ele no meu pen drive primeiro (instalar como se o pen drive fosse um hd) depois eu vejo se é viável.. heheh

Valeu amigo, grande abraço!
Até.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #9 Online: 10 de Março de 2016, 20:30 »
Sim o Debian é o papai do Ubuntu, mas também devo lhe dizer, apesar de que hoje em dia tudo estar muito fácil, não, o Debian não é tão "amigável" como o Ubuntu como os mais experientes teimam em querer passar.

Debian é Debian
Ubuntu é Ubuntu

T+

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #10 Online: 10 de Março de 2016, 21:01 »
Saudações,

Já estou usando Debian, e vejo que é verdade, o Debian é mais sério, mais enxuto que ubuntu, não tem tantas ferramentas pra facilitar a vida,
Mas já consegui executar todas minhas atividades sem problema.

Como não uso dual boot, eu editei o grub pra iniciar sem tempo de espera,
E configurei o login automático no sistema, que não é igual o ubuntu, tem que fazer manualmente.

Não tive dificuldades pra executar tarefas, mas confesso que se eu estivesse chegando agora,
Teria tido mais trabalho para executar algumas atividades e talvez dificuldades.

Mas em fim, gostei do sistema!
Como eu disse é mais enxuto, tem menos ferramentas intuitivas e o sistema fica mais simples pra usar.

E com todos meus programas instalados, tá rodando tranquilo.
Não há tanta diferença do ubuntu. Mas também não recomendo pra iniciantes leigos.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #11 Online: 11 de Março de 2016, 10:52 »
Apesar de ter sempre um Ubuntu instalado também nunca deixo de ter um Debian e hoje estou usando o Debian Stretch, sem nenhum problema e gosto também muito dele.

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #12 Online: 11 de Março de 2016, 11:12 »
Estou usando o Debian GNU/Linux 8 (jessie), bem bacana, ainda não sei as diferenças entre as versões do Debian, baixei esta e estou gostando, é bacana.
Algumas configurações podem não ser tão mastigadas quanto no ubuntu etc, mas quando se aprende fazer de tudo no Debian, o ubuntu fica mais fácil de usar.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.887
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #13 Online: 12 de Março de 2016, 09:10 »
O dia que você experimentar o Arch linux você não larga mais 8)

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Migrei definitivamente para Linux !!!
« Resposta #14 Online: 12 de Março de 2016, 12:02 »
O Arch Linux eu testei, mas não cheguei experimentar mesmo, só testei no VirtualBox pra ver "a cara do sistema", achei bem bacana mesmo.
Mas por enquanto vou ficar quieto no Debian, mas talvez eu instale o Slacware depois, vi muita gente falando bem dele também.
Dizem que com ele o usuário ou aprende ou desiste.   :D