Autor Tópico: Desabilitar "QoS" - Ubuntu 14.10LTS  (Lida 3275 vezes)

Offline Y@rkan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Desabilitar "QoS" - Ubuntu 14.10LTS
« Online: 27 de Fevereiro de 2016, 09:47 »
Olá pessoal.

Eu montei um mini PC para assumir o papel de um gateway. Isto porque recebo a internet via rádio do meu vizinho com uma antena USB que por sorte e minha felicidade havia driver para ela...  :D :D Antes disso, esta antena era conectada no meu PC com windows. Quando eu media a velocidade de acesso da internet eu recebia de 10 a 20Mbps de Downstream (Live Tim 35Mbps)  e o mesmo de upstream... Depois que passei a usar esse 'gateway' com uma instalação linux. Minha velocidade ficou estabilizado em "20Mbps" de downstream, mas o upstream caiu para 6 a 10Mbps. Já efetuei testes na rede e no roteador do vizinho. Tudo normal. Eu acredito que o "QoS" do linux reduziu o upstream entre meu gateway e o roteador. Mandar vídeos para nuvem ficou um pouco mais lento e minha jogatina no CS tá um pouco atrapalhada...  ;D ;D  Eu queria saber se há como desabilitá-lo. Gostaria que alguém me ensinasse porque sou um pouco 'leigo' em linux.

Agradeço qualquer ajuda!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Desabilitar "QoS" - Ubuntu 14.10LTS
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 12:57 »
Não me consta que haja qualquer controle de QoS ativo por padrão no Ubuntu ou em qq outro Linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Y@rkan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Desabilitar "QoS" - Ubuntu 14.10LTS
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 15:29 »
Não me consta que haja qualquer controle de QoS ativo por padrão no Ubuntu ou em qq outro Linux.

 :o :o Por essa não esperava... kkk

Obrigado pela resposta. Sabe o que acontece então?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Desabilitar "QoS" - Ubuntu 14.10LTS
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 17:26 »
Tá mais pra ser algum problema com o driver, ou mesmo um ajuste de MTU.

Seu "gateway" liga-se à internet por cabo, certo???

Execute os comandos abaixo pra gente avaliar sua situação.

ifconfig -a

sudo apt-get install tracepath

tracepath -n -l 1500 8.8.8.8
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Y@rkan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Desabilitar "QoS" - Ubuntu 14.10LTS
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 19:26 »
Tá mais pra ser algum problema com o driver, ou mesmo um ajuste de MTU.

Seu "gateway" liga-se à internet por cabo, certo???

Execute os comandos abaixo pra gente avaliar sua situação.

ifconfig -a

sudo apt-get install tracepath

tracepath -n -l 1500 8.8.8.8


Rapaz, meu 'gateway' se conecta ao roteador do vizinho com uma antena wifi usb de longo alcance. É que eu fiz um "gato" com minha rede. Na minha residência a operadora de internet não instala link. Meu vizinho que mora na frente conseguiu e se dispôs a 'rachar' comigo. Como a casa dele é distante e não tem como passar cabo, eu instalei uma antena de grade de longo alcance (20dbi 5km). O problema é que com isso só meu pc recebe internet. Pra mim usar no celular ou notebook eu precisava dar um jeito de 'repassar' esse sinal para dentro de casa. Foi quando tive a ideia de montar um 'kit', um 'gateway' intermediário entre o link do vizinho, e dentro da minha casa. Consiste num 'mini pc' que fica ligado quase 24hs por dia conectado com essa antena ao roteador do vizinho. Esse 'pc', compartilha essa conexão wifi para o ethernet conde vai um roteador conectado na porta WAN e 'espalha' o sinal entro da minha casa. Tem uma foto abaixo. Eu sei que parece um 'home theater'... kkkkkkkkkkkk


« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, 19:29 por Y@rkan »