Autor Tópico: Indicações de Leitura  (Lida 5322 vezes)

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Indicações de Leitura
« Online: 25 de Fevereiro de 2016, 09:37 »
Bom dia, estou buscando aprender autodidaticamente através de livro ou mesmo na internet sobre como criar uma empresa de banda larga via-radio, claro, legalmente com registro da Anatel, tudo bem normalizado. Primeiramente estou procurando aprender como gerencia uma rede através do Ubuntu controlando pacote de dados, regulando velocidade entre meus clientes( a parte física de instalação de antena eu pretendo estudar mas posteriormente, mas aceito sugestões desde ja), bloquando sites vulneraveis a virus.
Bom espero que esse tópico possa me ajudar tanto a mim quanto a outros usuarios que queiram criar uma empresa de banda larga ou mesmo queiram trabalhar numa empresa de banda larga fazendo manutenção da Rede.  8)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Indicações de Leitura
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 10:15 »
Olá Xsnake,
Vc já preparou o teu modelo de negócio?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Indicações de Leitura
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 10:22 »
Citar
Bom dia, estou buscando aprender autodidaticamente através de livro ou mesmo na internet sobre como criar uma empresa de banda larga via-radio, claro, legalmente com registro da Anatel, tudo bem normalizado

Já fez um orçamento?

Instalações, sala cofre, refrigeração, mobiliário, etc.

Servidores, link dedicado, no break, switches, roteadores, link de satélite, etc.

Reserve um milhão de Reais, e pode ser pouco.

Difícil será nos dias atuais começar com um servidor em sua casa.

Uma das regras básicas no empreendedorismo, é que se deseja montar a empresa, contrate pesdoal capacitado e se mantenha na administração do negócio e na captação de clientes. Deixe o lado técnico com quem conhece o assunto.

Citar
Bom espero que esse tópico possa me ajudar tanto a mim quanto a outros usuarios que queiram criar uma empresa de banda larga ou mesmo queiram trabalhar numa empresa de banda larga fazendo manutenção da Rede.

Trabalhar em manutenção é outro universo.

Faça uma certificação lpi e envie seu curriculum vitae.

O salário vair ser bem outro.

Ser o dono = ganhar de 40.000 para cima

Ser empregado de manutenção = 2.000 para baixo.

Monte uma máquina com Ubuntu server, configure o servidor, firewall, samba, squid, etc. Contrate um IP privado (caro) e disponibilize o conteúdo do servidor para os amigos para ir testando.

Bons estudos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Indicações de Leitura
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 10:42 »
Outro ponto importante pra ser visto é  compreender as obrigações de um provedor de internet impostas pelo Marco Civil da Internet, entre elas a de identificar todos os assinantes do serviço e manter registros detalhados de acesso por no mínimo um ano.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re:Indicações de Leitura
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 13:22 »
Perdão, nao devo ter sido Claro, não é minha intenção criar uma empresa do tipo a Oi,Tim,Net ou seja o que for, apenas quero usar a estrutura das grandes operadoras e abrir uma banda-larga via-radio no interior da cidade. Sobre modelo de negocio eu nao tenho nenhum, justamente porque minha intenção agora é estudar rede e não planejar uma empresa agora. @zekkerj , verdade, tem que manter um registro, mas acho que é de 5 anos ao invés de 1 anos. @Tota , então voce me indica ler algum livro relacionado a Ubuntu server ou procurar na internet algo relacionado ao mesmo?

Alguma indicação de livro ou site de como fazer a instalação via - software de sistema de vigilancia(CFTV). O Wireshark é uma ferramenta de administração de rede(controle de velocidade, pacote de trafego e bloqueio de sites)?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Indicações de Leitura
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 14:10 »
Você tem ideia do tamanho da infra para uma "banda-larga-via-radio-no-interior-da-cidade"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Indicações de Leitura
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:14 »
[...]

então voce me indica ler algum livro relacionado a Ubuntu server ou procurar na internet algo relacionado ao mesmo?

[...]

Guia Foca
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Indicações de Leitura
« Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 15:35 »
Perdão, nao devo ter sido Claro, não é minha intenção criar uma empresa do tipo a Oi,Tim,Net ou seja o que for, apenas quero usar a estrutura das grandes operadoras e abrir uma banda-larga via-radio no interior da cidade.

Entendi perfeitamente, pois concorrer com as Teles exigiria investimento de bilhões e eu falei para separar milhão para seu projeto.

@Tota , então voce me indica ler algum livro relacionado a Ubuntu server ou procurar na internet algo relacionado ao mesmo?

Certificação linux LPI

http://www.cin.ufpe.br/~obf/Administracao%20de%20Sistemas%20Linux%20-%20LPI%20101%20%5Bpt_BR%5D.pdf

Citar
Alguma indicação de livro ou site de como fazer a instalação via - software de sistema de vigilancia(CFTV). O Wireshark é uma ferramenta de administração de rede(controle de velocidade, pacote de trafego e bloqueio de sites)?

Melhor mesmo é este fórum e a internet

Existem vários tópicos sobre CFTV e gerenciamento de redes.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 15:42 por Tota »