Autor Tópico: Meu ingresso no Ubuntu  (Lida 24599 vezes)

Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Meu ingresso no Ubuntu
« Online: 15 de Fevereiro de 2016, 13:27 »
Grande fórum esse e acabei de eclodir nesse universo.

Estou querendo iniciar no Linux, e pesquisando vi que o Ubuntu nos atende mais, ou seja uso doméstico e bem completo caso queira fazer outras coisas, tenho quase 30 anos e desde que comecei a mexer em PC fui de Windows, na era mIRC, ICQ e afins sempre Windows, acostumei com os problemas, aprendi a resolvê-los e tudo mais.

Então estou para comprar um All in One e vou instalar Ubuntu, só que como tenho em casa um Vostro 1310 (bem antigo mas pega de boa) decidi instalar nele o Ubuntu lts desse 2014, sei q o 2016 já vai sair só que quero instalar logo, nao quero ficar 2 meses esperando...

Criei esse tópico e nele vou ficar atualizando com as "novidades" de uso instalação ou qualquer outra coisa, pois pude perceber também que essa comunidade é muito harmônica e como sou completamente novato e muito conservador com mudanças espero obter alguma ajuda "se" precisar rs.

Offline Wallchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • "Eu não quero conhecer, eu quero Saber"
    • Ver perfil
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 16:45 »
Grande fórum esse e acabei de eclodir nesse universo.

Estou querendo iniciar no Linux, e pesquisando vi que o Ubuntu nos atende mais, ou seja uso doméstico e bem completo caso queira fazer outras coisas, tenho quase 30 anos e desde que comecei a mexer em PC fui de Windows, na era mIRC, ICQ e afins sempre Windows, acostumei com os problemas, aprendi a resolvê-los e tudo mais.

Então estou para comprar um All in One e vou instalar Ubuntu, só que como tenho em casa um Vostro 1310 (bem antigo mas pega de boa) decidi instalar nele o Ubuntu lts desse 2014, sei q o 2016 já vai sair só que quero instalar logo, nao quero ficar 2 meses esperando...

Criei esse tópico e nele vou ficar atualizando com as "novidades" de uso instalação ou qualquer outra coisa, pois pude perceber também que essa comunidade é muito harmônica e como sou completamente novato e muito conservador com mudanças espero obter alguma ajuda "se" precisar rs.


Seja bem vindo Maff, não tenha medo o Ubuntu é mais fácil que windows.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 17:46 »
Seja bem vindo maff.

Só gostaria de sugerir que quando encontrar algum problema faça uma busca antes e caso não encontre sua solução abra um novo tópico pra cada problema. Isso ajudará você a ter uma resposta mais rápida e proporcionará uma maior organização do fórum.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2016, 22:22 »
Bem-vindo, Maff! Eu entrei no Ubuntu também "para ver como é" e não saí mais! E isso foi no final de 2008!!! Neste período, o Ubuntu evoluiu muito e já testei vários de seus "sabores", tanto no meu note principal quanto no netbook e só tenho elogios.

No entanto, eu mantenho sempre um "dual boot" com Windows pois de vez em quando isso me quebra um bom galho. Mas em 90% do tempo, eu só uso o Ubuntu.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 08:21 »
Legal obrigado a quem leu e apoiou, o negócio é q meu note está parado, tem esquentado muito bateria viciada, e a bateria interna q segura a BIOS também já era, vou levar o note para uma limpeza interna, pasta térmica, trocar essa bateria... Isso fim do mês, pq o aumento do IPVA e a Dilma roubaram meu dinheiro esse mês...

Logo depois disso vou de 14.04 lts, e vou instalar direto ao invés de jogar no live cd primeiro, vou por dual não, vou de ubuntu como primário e somente ele. ( http://releases.ubuntu.com/14.04.4/ )

EDIT: vou instalar o 64bits, core 2 duo 1,8ghz, 4gb ram

EDIT 2: o cara da informática q pedi pra arrumar meu note ta me enrolando, e ta demorando rs
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2016, 16:39 por maff »

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 05 de MAR?O de 2016, 20:15 »
EDIT 2: o cara da informática q pedi pra arrumar meu note ta me enrolando, e ta demorando rs
Deixo lhe  dar  um  conselho  caro  amigo,  pois  já  passei  por  um  desses  que  fica  enorlando.  Da  próxima  vez  escolhe  um  outro,  que  não  seja  de  enrolar.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 29 de MAR?O de 2016, 22:49 »
Peguei o note esses dias só que teve o feriado e viajei, o próximo fds ocupado de novo e não da tudo, mas já to salvando umas paradas pessoais no hd ext e baixando a ISO  :D :D





EDIT: agora q vi a imagem ficou grande e não sei reduzir, as próximas eu reduzo antes de upar...
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2016, 11:09 por maff »

Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 30 de MAR?O de 2016, 11:08 »
Boa!

Só uma dica:

Se você tem TOC assim como eu, instala a versão em inglês, porque o Ubuntu em brasileiro é ruim, é misturado brasileiro com inglês, e muito mal traduzido, e isso faz a gente se contorcer :D



Curiosidade: Sim, se diz "Brasileiro" e não "Português Brasileiro" ou "Português do Brasil". Português é de portugal.
Nós somos Brasileiros e falamos Brasileiro.

rapaz, já fui alertado sobre isso por alguém aí, como eu sou novato de tudo eu vou de português luso mesmo até pegar o jeito, e depois vejo se fico nesse ou inglês, opero soft ingles e acesso VM pelo citrix todo em ingles no trabalho também há tempos aí por sorte tenho facilidade, mas se tratando de ubuntu...

vou pegar o unetbootin hoje e jogar no pen drive, instalo hj mesmo

Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 31 de MAR?O de 2016, 12:41 »
Rodei no Live ontem e de jeito nenhum reconheceu meu WIFI, tentei ate ficar com fome e sono rs
To procurando solução pelas internets, soda que achei q tudo seria reconhecido fácil, já q li várias coisas a respeito disso...






EDIT 01/04/16:

Alô alô, ontem eu instalei de fato o ubuntu, vou te falar, ta um laag incrível, não sei o que fazer, até quando digito demora pra aparecer na tela sabe? atualizei normalmente os programas conectado no cabo, pois o wifi não está pegando (ainda), mesmo atualizando e tendo 4GB de memória está tudo lento, pra iniciar o firefox depois de clicar no app demora coisa de 5 segundos por exemplo, até o terminal quem diria demora uns segundos pra abrir, um amigo disse que talvez isso seja ISO corrompida, mas baixei do site quente http://releases.ubuntu.com/14.04.4/ mesmo... Instalei o desktop de 64bits

« Última modificação: 01 de Abril de 2016, 09:59 por maff »

Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2016, 14:33 »
Mas você têm SSD?

Se for HD, essa demora é normal. Ainda mais com o Unity.

Além disso, você não nos disse quais os componentes do seu PC.

cara não tenho SSD... HD de 160GB. E dizer que é normal por causa do Unity, não é normal somente por causa disso, a demora esta surreal até pra digitar os caracteres demoram pra aparecer na tela... ta soda
componente do meu pc, vc diz config dele? Core 2 Duo 1,8ghz. 4GB de ram.

um amigo de outra cidade q tem mais mãnha no linux sugeriu q eu instalasse o team view pra me dar um auxilio, e acho q vou fazer isso, pq se depender de mim vou acabar desistindo do linux, infelizmente

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2016, 07:58 »
Boa!

Só uma dica:

Se você tem TOC assim como eu, instala a versão em inglês, porque o Ubuntu em brasileiro é ruim, é misturado brasileiro com inglês, e muito mal traduzido, e isso faz a gente se contorcer :D



Curiosidade: Sim, se diz "Brasileiro" e não "Português Brasileiro" ou "Português do Brasil". Português é de portugal.
Nós somos Brasileiros e falamos Brasileiro.

Sério cara? Eu não acho não... num tá faltando nada no seu pacote de idiomas não?
Instale também o pacote de idiomas para o KDE, muitas vezes é isso que falta para traduzir softwares qt.

Abraço
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 08:09 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2016, 08:05 »
Mas você têm SSD?

Se for HD, essa demora é normal. Ainda mais com o Unity.

Além disso, você não nos disse quais os componentes do seu PC.
Acho bem difícil apresentar esse tipo de lentidão por conta do HD e vai depender da VGA onboard dele para o Unity se comportar mal.

Rodei no Live ontem e de jeito nenhum reconheceu meu WIFI, tentei ate ficar com fome e sono rs
To procurando solução pelas internets, soda que achei q tudo seria reconhecido fácil, já q li várias coisas a respeito disso...

EDIT 01/04/16:

Alô alô, ontem eu instalei de fato o ubuntu, vou te falar, ta um laag incrível, não sei o que fazer, até quando digito demora pra aparecer na tela sabe? atualizei normalmente os programas conectado no cabo, pois o wifi não está pegando (ainda), mesmo atualizando e tendo 4GB de memória está tudo lento, pra iniciar o firefox depois de clicar no app demora coisa de 5 segundos por exemplo, até o terminal quem diria demora uns segundos pra abrir, um amigo disse que talvez isso seja ISO corrompida, mas baixei do site quente http://releases.ubuntu.com/14.04.4/ mesmo... Instalei o desktop de 64bits


Poste aqui, por favor, o resultado para os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
cat /proc/cpuinfo
Código: [Selecionar]
lspci
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 08:07 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2016, 10:51 »
Cara, você pede ajuda no fórum mas dúvida da sugestão dos usuários?

- Tenho quase certeza de que é o Unity.  Você instalou o driver de vídeo proprietário?

- Fez o checksum da imagem pra ver se é ISO corrompida mesmo?

Instala o Xubuntu pra testar. Isso se você prefere as distros debian-based.

Porque se não, eu recomendo o Manjaro/Arch Xfce.

não estou pedindo ajuda, estou relatando meus problemas e estou aberto a sugestões, logo dou meus palpites sobre ela, ninguém aqui é obrigado a ajudar ou discordar, em todos casos quis dizer que li sobre a leveza do ubuntu e pelo que entendi essa não era a causa, visto que meu note tem 4GB de RAM, e video dedicado mesmo q pouco 128mb nvidia isso ja ajudaria pelo menos o SO a rodar liso, por isso fiquei incrédulo.

Obrigado pelas suas sugestões, vou ler sobre isso e adotar, inicialmente não quero mudar de SO baseado no debian, talvez se necessário mesmo vou mudar só a interface Unity



Poste aqui, por favor, o resultado para os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
cat /proc/cpuinfo
Código: [Selecionar]
lspci
obrigado vou fazer isso! quando tiver em casa rodando, acesso o forum do trabalho
« Última modificação: 06 de Abril de 2016, 11:02 por maff »

Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2016, 20:49 »


Poste aqui, por favor, o resultado para os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
cat /proc/cpuinfo
Código: [Selecionar]
lspci

cat /proc/cpuinfo:

processor   : 0
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 6
model      : 15
model name   : Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     T5670  @ 1.80GHz
stepping   : 13
microcode   : 0xa1
cpu MHz      : 1200.000
cache size   : 2048 KB
physical id   : 0
siblings   : 2
core id      : 0
cpu cores   : 2
apicid      : 0
initial apicid   : 0
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 10
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl aperfmperf pni dtes64 monitor ds_cpl est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm lahf_lm ida dtherm
bugs      :
bogomips   : 3591.24
clflush size   : 64
cache_alignment   : 64
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor   : 1
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 6
model      : 15
model name   : Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     T5670  @ 1.80GHz
stepping   : 13
microcode   : 0xa1
cpu MHz      : 800.000
cache size   : 2048 KB
physical id   : 0
siblings   : 2
core id      : 1
cpu cores   : 2
apicid      : 1
initial apicid   : 1
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 10
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl aperfmperf pni dtes64 monitor ds_cpl est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm lahf_lm ida dtherm
bugs      :
bogomips   : 3591.24
clflush size   : 64
cache_alignment   : 64
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

lspci:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 0c)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 PCI Express Root Port (rev 0c)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 4 (rev 03)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 5 (rev 03)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.7 USB controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f3)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801HM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA Controller [AHCI mode] (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 03)
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation G86M [GeForce 8400M GS] (rev a1)
06:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)
07:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 02)
08:05.0 FireWire (IEEE 1394): O2 Micro, Inc. Firewire (IEEE 1394) (rev 02)
08:05.2 SD Host controller: O2 Micro, Inc. Integrated MMC/SD Controller (rev 02)
08:05.3 Mass storage controller: O2 Micro, Inc. Integrated MS/xD Controller (rev 01)


Offline maff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • BAZAR CAMPOS
Re:Meu ingresso no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2016, 22:31 »
Instalei o Mate aqui e ta de boassa, esse Unity ficou pesado, realmente... li tanto quando disse sobre a leveza e bla bla bla, aquela barra lateral é otimizada e fica "indexando" o sistema todo, quando clicava em buscar e digitava algo ia pesquisando na net e o processador nao ajuda aqui, o mate ta muito rapido ta top do jeito q eu quero

so to procurando como faço pra instalar o wifi, depois disso uso ele tranquilo e vou aprendendo o resto

http://screenshot.net/wwrwnb4.jpg


EDIT: consegui por wifi!! usei os comandos

sudo apt-get update
sudo apt-get install firmware-b43-installer

ai ta rodando de boa agora, vou me familiarizar mais com a parada, obg  :D


---
Editado pela moderação:  Imagem maior que o permitido.
« Última modificação: 25 de Abril de 2016, 11:07 por irtigor »