Autor Tópico: Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04  (Lida 7450 vezes)

Offline cayoquimica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Online: 10 de Fevereiro de 2016, 11:48 »
Bom dia.
Dei uma pesquisada nos tópicos do fórum e vi que outros usuários também tiveram problemas parecidos, mas os posts são antigos e alguns comandos que executei deram resultados diferentes dos que foram postados.
Meu problema é o seguinte: Tenho um desktop com o Ubuntu 14.04 LTS rodando a mais de ano. Essa última semana dei os comandos apt-get update e o upgrade, e quando liguei o pc de novo no dia seguinte estava sem rede wireless (e só uso wireless neste pc). Quando entro em configurações e vou em rede, recebo a seguinte mensagem: Os serviços de rede do sistema não são compatíveis com esta versão.
Vi que é comum vocês pedirem alguns comandos para ver o que está acontecendo, então vai os que já vi pedirem:

lab221-cayo2:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 74:d4:35:f4:9c:62 
          BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Métrica:1
          pacotes RX:4202 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:4202 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:267147 (267.1 KB) TX bytes:267147 (267.1 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW e8:de:27:e0:bf:26 
          BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)


lab221-cayo2:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for lab221-cayo2:
  *-network DESABILITADO 
       descrição: Ethernet interface
       produto: RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
       fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:03:00.0
       nome lógico: eth0
       versão: 06
       serial: 74:d4:35:f4:9c:62
       tamanho: 10Mbit/s
       capacidade: 1Gbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=half latency=0 link=no multicast=yes port=MII speed=10Mbit/s
       recursos: irq:47 porta de E/S:d000(tamanho=256) memória:f7d00000-f7d00fff memória:f0900000-f0903fff
  *-network DESABILITADO
       descrição: Interface sem fio
       produto: AR9485 Wireless Network Adapter
       fabricante: Qualcomm Atheros
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:06:00.0
       nome lógico: wlan0
       versão: 01
       serial: e8:de:27:e0:bf:26
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=ath9k driverversion=3.13.0-76-generic firmware=N/A latency=0 link=no multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn
       recursos: irq:17 memória:f7c00000-f7c7ffff memória:f7c80000-f7c8ffff


lab221-cayo2:~$ nm-tool

** (process:3601): WARNING **: Could not initialize NMClient /org/freedesktop/NetworkManager: The name org.freedesktop.NetworkManager was not provided by any .service files

NetworkManager Tool

State: unknown


** (process:3601): WARNING **: error: could not connect to NetworkManager


lab221-cayo2:~$ rfkill list wifi
0: phy0: Wireless LAN
   Soft blocked: no
   Hard blocked: no


Qualquer ajuda é muito bem vinda. Isso também aconteceu no notebook do meu professor, então preciso achar uma solução.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 11:53 »
Veja se nesse tópico tem a solução, pois no meu caso tive que formatar a raiz do sistema, e o Galactus também:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115784.0.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 23:04 »
Veja se esta dica resolve seu problema.
E aí galera,
Segundo o link passado pelo platão, o problema só ocorre com quem ativou o repositório "proposed", que oferece atualizações pré-lançamento. Como diz o ditado, "passarinho que come pedra sabe o tamanho do fiofó que tem", então cada um tem que avaliar vantagem e desvantagem de ativar um repositório pré-release.

Ainda segundo o link, a solução do problema passa por instalar uma versão anterior ("downgrade") do pacote "libnl", com o comando:

sudo apt-get install libnl-3-200=3.2.21-1 libnl-route-3-200=3.2.21-1 libnl-genl-3-200=3.2.21-1

Provavelmente o sistema vai gritar um pouco ao rodar esse comando, pois ele definitivamente não gosta de fazer downgrades.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mtnelson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 21:10 »
Olá!
Estou exatamente com este problema! Fui lá na caixa de atualizações e realmente a diaba da opção de baixar atualizações pré lançadas estava marcada, mas eu não fiz isso não! Deve ter vindo assim de defoult. Enfim, só estou conseguindo acessar a internet porque minha máquina está com dual boot e no windows está conectando normal. Digo, normal pro windows, que é uma tartaruga...
Bom, tentei o comado do downgrade apresentado aqui, mas os arquivos não foram localizados. Aí o texto diz para baixarmos em outro lugar mas eu não sei onde buscar isso e como reinstalar os mesmos. Alguém me dá uma orientação quanto a isso? Se puder ser feito pelo próprio HD deve ser mais fácil, posso usar o windows para baixar que o ubuntu consegue acessar a partição dele sem problema.
Agradeço a ajuda!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 22:51 »
Citar
Aí o texto diz para baixarmos em outro lugar mas eu não sei onde buscar isso e como reinstalar os mesmos.
Pra baixar, é daqui:

http://packages.ubuntu.com/trusty/libnl-3-200
http://packages.ubuntu.com/trusty/libnl-genl-3-200

Escolha o pacote adequado pra sua arquitetura (amd64 => sistema instalado em 64 bits / i386 => sistema instalado em 32 bits), salve em um pendrive e copie para sua pasta HOME.

Para instalar, abra uma janela de comandos e execute o comando abaixo:

sudo dpkg --force-downgrade --install libnl-3-200_3.2.21-1_XXXX.deb libnl-genl-3-200_3.2.21-1_XXXX.deb

onde "XXXX" é a sua arquitetura (amd64 ou i386).

Para saber se sua máquina é de 32 ou 64 bits, use o comando "uname -pmi'. Se algum dos três for "i386", "i586" ou "i686", seu sistema é de 32 bits.

OBS: Fazer downgrade em pacotes é uma operação muito, muito delicada. Por favor, ao executarem o comando, leiam com cuidado qualquer mensagem emitida pelo sistema, pois ela é importante. E se não se sentirem plenamente seguros em aplicar o downgrade, não o façam. Eu não posso me responsabilizar pelo uso desses comandos. Usem-nos com sabedoria.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mtnelson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 17:18 »
Obrigado, zekkerj
consegui baixar os dois arquivos e consigo vizualizar eles no linux, mas o sistema não me deixa copiar para a pasta home, mesmo estando logado como administrador. Recebo uma mensagem que dizia "erro ao abrir libnl-3-200_3.2.21_amd.deb - permissão negada". Seria para copiar para /home mesmo ou para /home/nelson (meu nome de usuário)? A arquitetura é 64, mas não é amd, é intel, quando eu rodo o uname ele me dá "x86_64 x86_64 x86_64". Ainda assim utilizo o arquivo amd?
Eu tenho o synaptic instalado. Não seria possível recuperar a biblioteca anterior com ele?
Desculpe se estiver perguntando coisas óbvias e obrigado pela ajuda!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 17:41 »
Vc tem que copiar pra tua pasta HOME, que é "/home/nelson".
"amd64" é pra qualquer processador de 64 bits, seja Intel, AMD, ou Cyrix (ainda existe???).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mtnelson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 19:53 »
Funcionou perfeito! E o sistema nem me perguntou nada não, só pediu a password mesmo. Já corrigi a configuração de atualizações que causou o problema, enviei a notificação automática que foi gerada e vou aproveitar o susto para estudar um pouco mais.
Obrigado pela ajuda!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 19:57 »
Ufa.
Não esqueçam, meninos: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cayoquimica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Rede parou de funcionar após atualização recente do Ubuntu 14.04
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 10:41 »
Olá, desculpe a demora para responder aqui, estava me mudando e me tomou a semana toda.

Fiz o downgrade como sugeriu e funcionou aqui também! muito obrigado!