Autor Tópico: Criando Usuário Sair ou Desligar no Servidor  (Lida 4775 vezes)

Offline edsonjg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Criando Usuário Sair ou Desligar no Servidor
« Online: 05 de Fevereiro de 2016, 18:03 »
Amigos da comunidade boa tarde, sou usuário bem novato :P em linux e estou montando um servidor com ubuntu server 14... com SSH e SAMBA para um cliente, eu preciso aprender e criar de forma mais detalhada possível um "usuário" chamado (sair) senha: (sair) com os parametros shutdown -h now, lembrando que recentemente eu aprendi a usar o VIM e que tudo para mim é novidade até mesmo pequenos comandos.

Tentei este aqui que achei na net:

# adduser sair

Criar o Script  :-\ :-\ :-\ - Tentei fazer este aqui mas acho que não consegui  :( - Alguém me tire uma dúvida de como e onde criar este SCRIPT? é no VIM?
e como salvo com?

#!/bin/bash
echo ""
echo "===> ATENCAO: DESLIGANDO O COMPUTADOR <===="
echo "Em caso de problemas contate o administrador: (xx)xxxx-xxxx"
echo ""
/sbin/shutdown -t1 -a -h now

e assim por diante. Alguém me ajude por favor :-\

---
Editado pela moderação, motivo: excesso de formatação. Regras: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 18:22 por irtigor »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criando Usuário Sair ou Desligar no Servidor
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 01:46 »
Amigos da comunidade boa tarde, sou usuário bem novato :P em linux e estou montando um servidor com ubuntu server 14... com SSH e SAMBA para um cliente, eu preciso aprender e criar de forma mais detalhada possível um "usuário" chamado (sair) senha: (sair) com os parametros shutdown -h now, lembrando que recentemente eu aprendi a usar o VIM e que tudo para mim é novidade até mesmo pequenos comandos.

Tentei este aqui que achei na net:

# adduser sair

Criar o Script  :-\ :-\ :-\ - Tentei fazer este aqui mas acho que não consegui  :( - Alguém me tire uma dúvida de como e onde criar este SCRIPT? é no VIM?
e como salvo com?

#!/bin/bash
echo ""
echo "===> ATENCAO: DESLIGANDO O COMPUTADOR <===="
echo "Em caso de problemas contate o administrador: (xx)xxxx-xxxx"
echo ""
/sbin/shutdown -t1 -a -h now

e assim por diante. Alguém me ajude por favor :-\

Os scripts são criados com um editor de textos simples. O vim é um dos melhores, por ser muito simples e rápido de usar, mas seus controles podem ser assustadores, pra um novato. Se você acessa diretamente no console, ou tem algum tipo de acesso gráfico (VNC, NXServer, rdesktop, etc.), pode usar um editor gráfico, como o "kate", o "kedit", o "gedit", etc. Algumas pessoas podem te sugerir o "nano", eu pessoalmente não gosto, mas vale o teste pra vc descobrir a tua praia.

Você pode criar seus scripts onde quiser, desde que na hora de executar você lembre onde eles estão. Se criar na pasta home do usuário, facilita um pouco na hora de executar.

Você quer que seu usuário desligue a máquina automaticamente; eu acho isso má ideia, mas a máquina é sua. Provavelmente vai querer que seu script seja acionado na hora em que o usuário faz login, você pode colocar seus comandos nos arquivos "~/.bash_profile", "~/.bash_login" ou "~/.profile", onde a sequência "~/" significa (e é interpretada como) o diretório HOME do usuário. Observe que o nome desses arquivos começa com um ".", o que faz com que eles não apareçam numa consulta normal ao diretório (ou seja, são arquivos ocultos).

Se você preferir, pode também colocar seus comandos em um arquivo comum, de texto, e adicionar uma chamada a esse arquivo dentro dos arquivos que citei.

Por fim, uma dica: o comando "shutdown" é exclusivo do super-usuário. Para que outros usuários possam executá-lo, eles precisam ganhar privilégio de super-usuário, o que pode ser feito com o prefixo "sudo" antes do comando. Só que pra isso, o usuário em questão precisa ter autorização explícita de sudo. O comando "visudo" te permite alterar o arquivo de configuração do sudo, mas não é simples de configurar, e qualquer alteração indevida pode deixar teu sistema inoperante. Muita calma nessa hora então.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2016, 11:21 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline edsonjg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Criando Usuário Sair ou Desligar no Servidor
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 12:07 »
Zekkerj, bom dia.
A intenção de criar está função ou usuário é porque o cliente acha muito difícil de lembrar o comando shutdown -h now todos os dias, por isso pensei em criar um usuário SAIR e a senha SAIR para desligar o servidor.

Você diz: "Você quer que seu usuário desligue a máquina automaticamente; eu acho isso má ideia," posso sabe porque é uma má ideia? você teria alguma outra sugestão? poderia me ajudar? ???

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Criando Usuário Sair ou Desligar no Servidor
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 16:40 »
Se é por causa disso, a minha sugestão é criar um apelido pro comando "shutdown" chamado "sair" (pesquise "alias bash").

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criando Usuário Sair ou Desligar no Servidor
« Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 11:35 »
Zekkerj, bom dia.
A intenção de criar está função ou usuário é porque o cliente acha muito difícil de lembrar o comando shutdown -h now todos os dias, por isso pensei em criar um usuário SAIR e a senha SAIR para desligar o servidor.

Você diz: "Você quer que seu usuário desligue a máquina automaticamente; eu acho isso má ideia," posso sabe porque é uma má ideia? você teria alguma outra sugestão? poderia me ajudar? ???

Acho que já ajudei bastante, não? Expliquei quase tudo que vc precisa pra criar o tal usuário.

Pq eu acho má ideia, pq isso possibilita a qualquer um com acesso ao console do sistema que desligue a máquina, a qualquer hora. Sendo um servidor, é meio caminho pra arrumar problema mais cedo ou mais tarde, acredite.

A ideia do Tota é boa, e bem fácil de fazer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Criando Usuário Sair ou Desligar no Servidor
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 08:08 »
Se é por causa disso, a minha sugestão é criar um apelido pro comando "shutdown" chamado "sair" (pesquise "alias bash").

ou basta também ensinar o comando "poweroff" que é bem mais simples.