Autor Tópico: Problema com driver de placa de vídeo ati radeon  (Lida 6053 vezes)

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Online: 01 de Fevereiro de 2016, 20:50 »
Olá, pessoal
Após 15 dias de exaustiva busca para a solução do meu problema aqui e no Google, joguei a toalha e estou recorrendo a vocês. Instalei uma placa de vídeo no meu desktop que é reconhecida, porém, se eu utilizo o driver recomendado pelo Ubuntu, Galium 0.4 on amd cedar, após o grub, a placa deixa de enviar sinal para o monitor e tenho que religar o computador várias vezes para funcionar a contento; por outro lado, se eu uso o driver proprietário da amd, eu perco a opção de som hdmi. Inclusive, atualizei o kernel para o 4.4 e nada. A configuração da minha máquina encontra-se na minha assinatura. Segue o resultado do comando lspci:
00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] RS780 Host Bridge
00:02.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] RS780 PCI to PCI bridge (ext gfx port 0)
00:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] RS780/RS880 PCI to PCI bridge (PCIE port 0)
00:11.0 SATA controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0/SB8x0/SB9x0 SATA Controller [IDE mode]
00:12.0 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
00:12.1 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0 USB OHCI1 Controller
00:12.2 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
00:13.0 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
00:13.1 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0 USB OHCI1 Controller
00:13.2 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
00:14.0 SMBus: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SBx00 SMBus Controller (rev 3c)
00:14.1 IDE interface: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0/SB8x0/SB9x0 IDE Controller
00:14.2 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SBx00 Azalia (Intel HDA)
00:14.3 ISA bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0/SB8x0/SB9x0 LPC host controller
00:14.4 PCI bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SBx00 PCI to PCI Bridge
00:14.5 USB controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI2 Controller
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 10h Processor HyperTransport Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 10h Processor Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 10h Processor DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 10h Processor Miscellaneous Control
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Family 10h Processor Link Control
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Cedar [Radeon HD 5000/6000/7350/8350 Series]
01:00.1 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Cedar HDMI Audio [Radeon HD 5400/6300 Series]
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 06)
Desde já muito agradecido por quaisquer colaborações
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 11:22 »
O driver proprietário que instalou é o dos Drivers Adicionais? Se sim, como último recurso tente instalar alguma versão do site da AMD, sendo que a última para a sua placa é a 15.9:

http://support.amd.com/en-us/download/desktop/previous/detail?os=Ubuntu%20x86%2064&rev=15.9

Observe que o pacote com o descritivo Non-X Support não precisa instalar.

Eu recomandaria também dar uma olhada nas versões mais antigas do driver, e se preferir, pode baixar o arquivo genérico para Linux, ao invés do Ubuntu (nesse caso, veja notas de instalação):

http://support.amd.com/en-us/download/desktop/previous/detail?os=Linux%20x86_64&rev=15.9

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 15:19 »
Olá, Anderson,
Antes de mais nada, gostaria de agradecer a gentileza de dar atenção ao meu tópico. Já instalei tanto dos drivers adicionais, como o último sugerido por você, a atualização 15.9 baixada diretamente do site da AMD. O problema é que, não sei por quê, qualquer coisa que seja relacionada ao fglrx nesta máquina torna-se um caos completo: nas configurações de vídeo meu monitor deixa de ser reconhecido e vira "embutido", a resolução se torna fixa sem possibilidade de alteração, e nas configurações de som a coisa desanda de vez: além de sumir a possibilidade de escolher o som hdmi, se eu tento tocar qualquer música no Rhythmbox se torna impossível ouvi-la nem no modo analógico, pois as músicas aceleram de tal forma que uma canção de 15m corre em 15 segundos sem som. Uma loucura.
Quanto às duas outra opções sugeridas pelo amigo, não consegui encontrar no site da AMD os drivers mais antigos, e o genérico para Linux é o 15.9, os mesmos catalyst e fglrx que me causam arrepios e só me trazem problemas, pois da última vez que tentei instalar, seguindo os procedimentos do Diolinux, deu um pau geral e tive que entrar no terminal no grub para arrancá-lo à unha, pois eu nem conseguia entrar no programa.
Obrigado.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 17:07 »
Os drivers que achei disponíveis para o Ubuntu são esses:

http://support.amd.com/en-us/download/desktop/previous?os=Ubuntu%20x86%2064

Para Linux qualquer, tem mais versões:

http://support.amd.com/en-us/download/desktop/previous?os=Linux%20x86_64

Talvez consiga alguma coisa na internet sobre algumas dessas versões funcionando para a HD5450. Veja também que com o arquivo ZIP para Linux, o processo de instalação consiste em compilar o driver para a distribuição e, só depois de gerar o pacote .deb, é que você instala. E esse pacote .deb pode ser diferente de acordo com o hardware, pois teoricamente é um processo mais otimizado. Porém acho que não faria diferença para fazer funcionar ou não, em relação ao problema que tem aí, mas se quiser tentar, tem um descritivo nas notas de instalação explicando o procedimento.

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 21:23 »
Olá,uso uma placa de video ati radeon hd 6850,tive alguns problemas para conseguir instalar o  driver de video,tem uma dica no forum que pede para dar o seguinte comando no terminal: sudo apt-get install libcheese* ,pois o driver necessita de algumas libs e esse comando faz a instalação,um outro ponto que faz algum tempo que notei é que tem alguns kernels que simplesmente o catalyst deixa de funcionar,estou usando o Kubuntu 14.04 64 bits,com o kernel 3.16 low lantency.
Depois de instalar esse kernel,e instalar libchesse, e só assim o driver funcionou no meu pc.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 22:23 »
Olá, pessoal,
Agradeço a atenção de todos. Prezado Anderson, infelizmente, tentei os drivers sugeridos por você, mas os problemas persistem: uns drivers até permitem a minha entrada no sistema, porém, com aquela bagunça que citei no post anterior, ou, nem isso, e sou obrigado a recorrer ao Ctrl+Alt+F2 e dar o purge no fglrx. Quanto à dica dada pelo Qwertyc, já pedindo perdão pela minha ignorância de usuário básico, eu sei fazer o upgrade do kernel, todavia, não faço a mínima ideia de como instalar um anterior ao meu (4.4).   :-[
Por fim, como não sou gamer e não tenho muitas exigências de uso da placa, estou contente com o desempenho do driver open source, o que tá pegando nele é o problema do boot, pois é chato ter de ficar religando a máquina no boot. Será que não teria como resolver isso no grub?
Um abraço.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 22:36 »
Prezado Qwertyc,
Seguindo a sua orientação, fui instalar o libcheese e o terminal apontou as seguintes falhas:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Nota, selecionando 'libcheese-dev' para a expressão regular 'libcheese*'
Nota, selecionando 'libcheese7' para a expressão regular 'libcheese*'
Nota, selecionando 'libcheese-doc' para a expressão regular 'libcheese*'
Nota, selecionando 'libcheese-gtk-dev' para a expressão regular 'libcheese*'
Nota, selecionando 'libcheese-gtk23' para a expressão regular 'libcheese*'
libcheese-gtk23 já é a versão mais nova.
libcheese-gtk23 configurado para instalar manualmente.
libcheese7 já é a versão mais nova.
libcheese7 configurado para instalar manualmente.
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
 libcheese-dev : Depende: gir1.2-cheese-3.0 (= 3.10.2-0ubuntu2) mas não será instalado
                 Depende: libclutter-1.0-dev (>= 1.10.0) mas não será instalado
                 Depende: libclutter-gst-2.0-dev (>= 1.9.0) mas não será instalado
 libcheese-gtk-dev : Depende: libclutter-gtk-1.0-dev (>= 0.91.8) mas não será instalado
 libcheese-gtk23 : Depende: libclutter-1.0-0 (>= 1.13.2) mas não será instalado
                   Depende: libclutter-gtk-1.0-0 (>= 0.91.8) mas não será instalado
                   Depende: libcogl15 (>= 1.15.8) mas não será instalado
 libcheese7 : Depende: libclutter-gst-2.0-0 (>= 0.10.0) mas não será instalado
              Depende: gstreamer1.0-clutter mas não será instalado
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.
Ou seja, ele já estava instalado, mas cheio de problemas...  :o
Um abraço.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 10:26 »
Primeiro, desinstale o driver proprietário, se tiver. Então, dê uma conferida nas opções avançadas do Grub para ver se tem alguma versão anterior do kernel instalado aí. Se não, procure por linux-image-generic-lts-versão, onde versão pode ser trusty (3.13), utopic (3.16), vivid (3.19) ou wily (4.2). Esses são os kerneis padrão do Ubuntu 14.04

Sobre alterar o Grub, tente editar o arquivo /etc/default/grub. Nele tem uma linha assim:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Mude para:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash modeset=radeon"

Atualize o Grub:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Depois, reinicie.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 09:56 por Anderson_Coelho »

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2016, 18:18 »
Olá, Anderson,
Realmente, quanto mais eu mexo, mais fico desolado. Desinstalei o grub 4.04 e voltei a rodar com o anterior, 4.2, fiz a modificação na linha do grub CMDLINE, e tudo continua como dantes no quartel do Abrantes, ou seja, no driver aberto são necessárias várias reinicializações e nada do proprietário rodar. Estou me sentindo impotente. Mais uma vez, agradeço pela força.
Obrigado.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2016, 21:28 por rockarlos64 »
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 10:03 »
Eu tinha esquecido de um detalhe: depois de editar o arquivo de configuração do grub, é preciso atualizar com um sudo update-grub (editei a resposta anterior, acrescentando essa informação). Toda vez que você remove ou instala um kernel, o grub já atualiza, mas como não sei se você removeu o kernel 4.4 e instalou o 4.2 antes de alterar o /etc/default/grub, então talvez seja necessário rodar o comando que passei.

Se não resolver, cole a saída do seguinte comando aqui:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 10:54 »
Olá, Anderson.
Mais uma vez, muito agradecido pela delicadeza de me ajudar. Realmente, já fiz várias modificações por aqui, entre elas, desinstalei o kernel 4.4 e voltei a rodar com o 4.2. Também continuei as minhas pesquisas e encontrei um cara com o mesmo problema que eu e tinha resolvido: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2238773. Fiz os mesmos procedimentos aqui, mas não adiantou. Em outros fóruns, encontrei também as sugestões de instalar o xserver-xorg-core, linux-source e linux-headers-generic, instalei todos e nada. Como você pode observar, a coisa tá feia. rsrsrs
A saída do comando que você pediu é a seguinte:
 *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Cedar [Radeon HD 5000/6000/7350/8350 Series]
       fabricante: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI]
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       versão: 00
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm pciexpress msi vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=radeon latency=0
       recursos: irq:28 memória:d0000000-dfffffff memória:febc0000-febdffff porta de E/S:d000(tamanho=256) memória:feba0000-febbffff
Segue também algo que pode ser útil. Durante o pau, dei o comando ctrl+alt+f2, digitei startx e surgiu uma impressionante lista de erro. Veja o print:
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 11:09 por rockarlos64 »
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re:Problema com driver de placa de vídeo ati radeon
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2016, 11:01 »
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.