Autor Tópico: Cliente de chat interno no ubuntu  (Lida 4286 vezes)

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Cliente de chat interno no ubuntu
« Online: 20 de Janeiro de 2016, 22:54 »
boa noite pessoal.
seguinte  um cliente meu me pediu para que eu instalasse um chat interno para que os departamentos
pudessem conversar entre si e que o mesmo salvase o histórico das conversas e que somente ele pudesse
adicionar ou remover contatos e visualizar o histórico das conversas, e que esse chat não pudesse acesar a internet somente
os contatos internos.
poderia por exemplo ser com o próprio empathy mesmo se tiver como usar uma senha de administrador em que somente o administrador
pudesse adicionar e remover os contatos e que os usuários tivesem contato somente com o pessoal que o administrador
adicionar.
tem como ???

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Cliente de chat interno no ubuntu
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2016, 00:44 »
O empathy é um cliente. Ele pode ser usado como o cliente, se escolher rodar um servidor xmpp. Faça os controles no programa servidor.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Cliente de chat interno no ubuntu
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2016, 12:30 »
Acho que vários clientes vao te servir.   O truque é criar um servidor interno que vc já vai deixar configurado, e bloquear qualquer outro serviço de IM no firewall da empresa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Cliente de chat interno no ubuntu
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2016, 13:40 »
Minha recomendação é instalar como servidor o Openfire http://www.igniterealtime.org/projects/openfire/ - como clientes pode usar o Spark (necessita de java) ou o próprio Pidgin

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re:Cliente de chat interno no ubuntu
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2016, 23:07 »
Gente to tentando instalar essa coisa chamada open fire mas até agora teve jeito não.
Eu  to usando o ubuntu 15.10 instalei mas dai na hora de vereificar se o serviço está ativou eu não consigo da um erro e diz que o ip
padrão do openfire está errado para verificar o ip padrão, pergunta como eu verifico o ip padrão ?
e gente eu não tenho a minima idéia de como configurar esse troço ai e nem como configurar o piding ou o empathy para funfar com ele
nem mesmo de como criar os usuarios e contatos, será que alguém ai poderia me ajudar nessa empreitada, desde já agradeçoa a ajuda de todos.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 23:15 por Marcelo_walmart »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Cliente de chat interno no ubuntu
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2016, 23:15 »
Gente to tentando instalar essa coisa chamada open fire mas até agora teve jeito não.
Eu  to usando o ubuntu 15.10 instalei mas dai na hora de vereificar se o serviço está ativou eu não consigo da um erro e diz que o ip
padrão do openfire está errado para verificar o ip padrão, pergunta como eu verifico o ip padrão ?
e gente eu não tenho a minima idéia de como configurar esse troço ai e nem como configurar o piding ou o empathy para funfar com ele
nem mesmo de como criar os usuarios e contatos, será que alguém ai poderia me ajudar nessa empreitada, desde já agradeçoa a ajuda de todos.

Dê uma olhada neste tutorial: http://blog.ffelix.eti.br/como-instalar-o-servidor-xmpp-openfire-em-distribuicoes-debian/ - foi feito em Debian, portanto os mesmos passos podem também serem seguidos no Ubuntu sem nenhum problema.

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re:Cliente de chat interno no ubuntu
« Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 09:33 »
bom dia pessoal.
Seguinte consegui instalar o open fire e tudo mais, criei os usarios no open fire e instalei o pidgin nas maquinas
consigo logar os usrarios no pidgin, tanto é que vou ver no openfire os usarios ficam verdes indicando que estão online,
meu problema agora é que não consigo conversar de um cliente pidgin para outro
vc vai em mandar menssagem instantane ele acaho o outro usuario mas não
envia a menssagem e se vc for em adicionar amigos ele diz que o usuario não está autorizado.
Ajudas por favor.
Abraços a todos