Autor Tópico: Bridge Linux: não consigo conectar a WLAN0  (Lida 2472 vezes)

Offline roanes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Bridge Linux: não consigo conectar a WLAN0
« Online: 10 de Dezembro de 2015, 17:32 »
Olá a todos,
Estou rodando em um servidor Ubuntu 14.04 duas VM.  Estou tentando me conectar a partir destas VMs com a internet sem sucesso.
Penso que a razão está abaixo: a Bridge Linux não tem acesso ao "mundo externo", apenas as duas VMs estão conectados. Reparem que somente as VNETs estão conectadas.

pwilson@baiacu:~$ brctl show

bridge name bridge id      STP     enabled interfaces
br100 8000.fe163e535c61 no        vnet0
                                                                 vnet1
virbr0 8000.000000000000 yes


Infelizmente, eu não tenho no momento eth0 disponível e estou usando a wlan0. Por isso estou tentando adicionar essa interface para
a Bridge, mas sem sucesso como abaixo:

pwilson@baiacu:~$ sudo brctl addif br100 wlan0
can't add wlan0 to bridge br100: Operation not supported

Por que isso está ocorrendo? Existe alguma maneira de conectar uma interface wlan0 a Bridge?

Obrigado desde já.
R


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Bridge Linux: não consigo conectar a WLAN0
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2015, 18:04 »
Olá roanes,

O sistema operacional disse que não suporta a adição da interface wireless à bridge, então não adianta insistir. Você terá que arrumar um jeito de conectar a interface cabeada dessa máquina [sugestão: use um Access Point em modo workgroup bridge, ligado à interface eth0 do seu Ubuntu].

Em tempo... rodo máquinas virtuais na boa em meu Kubuntu Desktop, que usa apenas rede wireless. Só que faço isso via VirtualBox. Vc não disse qual hipervisor está usando, mas pela descrição parece ser Xen ou XenServer. Está correto?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline roanes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Bridge Linux: não consigo conectar a WLAN0
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2015, 10:45 »
Olá zekkerj,
muito obrigado pelos comentários.

Eu estou usando KVM/Openstack nessa máquina e a bridge Linux foi "montada" automaticamente (acredito) pelo script do openstack.

Quando adiciono a eth0 vai beleza, mas com wlan0 não. Parece uma limitação da bridge linux.....

Parece que tem um caminho usando o MAC Address do adaptador .....vou pesquisar isso...

Sobre sua sugestão de usar um AP na eth0 também pode ser uma opção, mas em testes preliminares que fiz,  o openstack parece que fica meio perdido pois todo o processo de instalação foi feito via wlan0.

SDS
R