Autor Tópico: Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server  (Lida 6628 vezes)

Offline Pipe_RS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Online: 26 de Novembro de 2015, 11:24 »
Bom dia..

Sou novo aqui no forum e  em Linux. Estou tentando configurar um servido com ubuntu 14.04 com 2 placas de rede. Já editei os arquivos interfaces, etc.. Setei para IP fixo as duas placas de rede. Só que a offboard ( TPLINK TG3468) resolve do nada não pingar mais... Aí resolvi arrumar as configurações no network Manager que não mostrava as conexões, seguindo um tutorial aqui neste forum mesmo, que dizia para editar o arquivo /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf , tentei mas este arquivo abre em branco. Pois bem, aí pelo meu raciocínio, acabei editando o /etc/NetworkManager.conf e este sim tinha a opção "false x true", onde acabou mostrabdo as conexoes ativas no menu so s.o.  Só que, na placa eth0 (tplink offboard) estrava com IP fixo, pore´m quando reinicio o PC ou a  conexão atraves do network restart, ela pega um outro IP! OBS: No ifconfig, a eth0 aparece OK! No mii-tool aparece LINK OK! Porém nao pinga nem interno nem externo :/

Meu objetivo com este Ubuntu é estudar e migrar para Linux e também , montar um Proxy com Webmin. Ah: Inclusive já instalei o webmin e está rodando!

Peço desculpas, mas sou novato e ficarei muito agradecico por me ajudarem!
« Última modificação: 26 de Novembro de 2015, 11:39 por Pipe_RS »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2015, 14:00 »
Movido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2015, 17:55 »
Olá Pipe_RS,

O NetworkManager só deve ser usado em desktops, não em servidores, pois normalmente o NM é configurado pela interface gráfica, coisa que o servidor não tem.

Placas de rede que param de pingar de repente pode ser problema de hardware --- e nesse caso o cabo é o primeiro e principal suspeito --- ou de controle de energia.

Se você instalou o webmin na máquina, tente usá-lo pra configurar as interfaces, vai te dar uma configuração mais consistente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Carlos Nascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2015, 16:05 »
Olá, Pipe_RS Por que não tenta usar o arquivo de configuração que fica em /etc/network/interfaces
dentro desse arquivo tem modelo de configuração statico ou dinâmico por DHCP .

Offline Pipe_RS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2015, 12:12 »
Olá pessoal.

Estive muito ocupado mas tenho que retornar neste projeto.

Seguinte:
Instalei 2 placas de rede offboard além da onborad.

Estou tentando deixar assim as configs:

Placa eth0 (On board) :
IP 192.168.1.200
_____________________________

Placa eth1 (Off board) :
IP 192.168.1.201
_____________________________

Placa Eth2 (Off board):
IP 192.168.1.202

Meu intuito é deixar este servidor como um gateway, um firewall e proxy, entre o Router da empresa e a  rede interna.

Porém elas não setam as configurações, não salvam...








Offline Pipe_RS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2015, 12:14 »
Olá Pipe_RS,

O NetworkManager só deve ser usado em desktops, não em servidores, pois normalmente o NM é configurado pela interface gráfica, coisa que o servidor não tem.

Placas de rede que param de pingar de repente pode ser problema de hardware --- e nesse caso o cabo é o primeiro e principal suspeito --- ou de controle de energia.

Se você instalou o webmin na máquina, tente usá-lo pra configurar as interfaces, vai te dar uma configuração mais consistente.

Primeiramente obrigado pela força.

Já revisei cabos e troquei as placas.

Sobre  o Network Manager, Eu o uso pois tenho interface grafica no ubuntu LTS. Notei que em muitas vezes quando seto as configurações pelo NM, o arquivo Interfaces não é alterado :/

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2015, 12:17 »
Olá pessoal.

Estive muito ocupado mas tenho que retornar neste projeto.

Seguinte:
Instalei 2 placas de rede offboard além da onborad.

Estou tentando deixar assim as configs:

Placa eth0 (On board) :
IP 192.168.1.200
_____________________________

Placa eth1 (Off board) :
IP 192.168.1.201
_____________________________

Placa Eth2 (Off board):
IP 192.168.1.202

Meu intuito é deixar este servidor como um gateway, um firewall e proxy, entre o Router da empresa e a  rede interna.

Porém elas não setam as configurações, não salvam...

Pq vc não pode usar três placas de redes diferentes (gateway, firewall, proxy) na mesma rede (192.168.1.xxx).
Experimente usar 3 redes diferentes (p.ex. 192.168.1, 192.168.2, 192.168.3).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Pipe_RS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2015, 12:23 »
Olá pessoal.

Estive muito ocupado mas tenho que retornar neste projeto.

Seguinte:
Instalei 2 placas de rede offboard além da onborad.

Estou tentando deixar assim as configs:

Placa eth0 (On board) :
IP 192.168.1.200
_____________________________

Placa eth1 (Off board) :
IP 192.168.1.201
_____________________________

Placa Eth2 (Off board):
IP 192.168.1.202

Meu intuito é deixar este servidor como um gateway, um firewall e proxy, entre o Router da empresa e a  rede interna.

Porém elas não setam as configurações, não salvam...

Pq vc não pode usar três placas de redes diferentes (gateway, firewall, proxy) na mesma rede (192.168.1.xxx).
Experimente usar 3 redes diferentes (p.ex. 192.168.1, 192.168.2, 192.168.3).

Ola amigo..

Então, não entendi muito bem tua ideia.

Offline Pipe_RS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2015, 13:23 »
Agora mesmo estava tentando configurar o squid3.. Notei que deu um erro na 2º linha do arquivo, em http_port 192.168.1.201:3128.

Aí fui olhar no ifconfig, quando tirei o cabo da placa de rede eth0, a eth1 que era para estar funcionando (IP com final 201), estava pegando o IP da eth0 ( IP de final 200)... Não entendi mais nada..

e
E a partir daí nao consigo mais nem navegar... Só indo no icone da conexão eth1 e clicando em cima, aí parece que ela reinicia e começa a navegar, mas com o IP da eth0...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problemas com placa de rede offboard Ubuntu 14.04 LTS Server
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2015, 11:48 »
Não é uma ideia, é uma regra de funcionamento. Se vc tem três interfaces que vão estar ligadas a três redes, vc não pode usar o mesmo endereço de rede em todas elas. Tem que usar três sub-redes diferentes.

Minha sugestão... desative duas dessas interfaces. Se possível, desconecte o cabo delas. Configure e ajuste a restante. Pode ser a que vai ligar o servidor à internet. Quando estiver tudo certo, conecte a segunda interface --- provavelmente a que vai conectar na rede local. Configure e ajuste, quando estiver tudo certo, ative a terceira (seja lá o que vc pretende fazer com ela).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D