Autor Tópico: Novo driver AMD (24/11/2015) - até 115% mais rápido. [Ajuda Instalação]  (Lida 4353 vezes)

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Hoje fiquei felizão com a notícia de que a AMD finalmente lançou o novo driver.
AMD Radeon Software Crimson Edition Proprietary Linux Graphics Driver

Mas ainda não sei se é seguro, pois se der crash terei dificuldades em resolver o problema.

Notícias:
http://www.diolinux.com.br/2015/11/amd-driver-crimson-linux-performance.html
http://www.tecmundo.com.br/amd/90901-testamos-amd-radeon-software-crimson-edition-promete-desempenho.htm

Link Oficial download:
http://support.amd.com/en-us/download/desktop?os=Linux+x86_64

Instruções:
http://www2.ati.com/relnotes/amd-catalyst-graphics-driver-installer-notes-for-linux-operating-systems.pdf

Alguém pode me ajudar a instalar?
Obrigado.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2015, 09:15 por antony-ag »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Novo driver AMD (24/11/2015) - até 115% mais rápido.
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2015, 21:49 »
Se você esta usando o Ubuntu 15.10, tenha certeza de ter todas as atualizações. Dizem que já resolveram o problema com o driver fglrx (proprietário da AMD) no Ubuntu 15.10.

Faça um teste primeiro, instale o driver dos repositórios oficiais do Ubuntu. Se ele funcionar, aí sim tente instalar esse novo driver.

Verifique a documentação do Ubuntu primeiro pra saber se sua placa tem suporte: https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Novo driver AMD (24/11/2015) - até 115% mais rápido.
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2015, 07:50 »
@galactus Bom dia, obrigado por responder... Pois eh... Essa questão do fglrx, acho que a solução da AMD foi o novo driver. Mas ele não está disponível nos repositórios... Infelizmente apos migrar para o Ubuntu 15.10, não mais pude usar o fglrx... Par poder usar o fglrx eu teria que fazer downgrade do GCC... Enfim, a solução está ai. O novo driver, só que eu não sei como instalar.

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Novo driver AMD (24/11/2015) - até 115% mais rápido.
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2015, 08:39 »
Bom, eu iniciei o instalador e deu erro de algumas dependências. tudo é informado num arquivo de log.
[/code]apt-get install debhelper
apt-get install dpkg-dev
apt-get install execstack
apt-get install dh-modaliases[/code]

Instalei as dependências e agora o log dá um erro que não tô conseguindo resolver:
#log
Código: [Selecionar]
NOTE: If your system has logged the missing packages required for installation, install them in the order as per the log file to resolve package-dependency issues.
Check if system has the tools required for Packages Generation.
fglrx installation requires that the system have kernel headers.  /lib/modules/4.2.0-18-generic/build/include/linux/version.h cannot be found on this system.

To build RPM packages 'rpmbuild' software package is necessary. Please install it either from DVD or download from any website.
On Red Hat, please run commnad : sudo yum install rpm-build <we presume, you have RedHat registration. Otherwise create local repo from DVD>
On SuSE, please run commnad: sudo zypper install rpm-build <we presume, you have DVD in CD drive>
Please look in to Installer Notes for further information

To build kernel modules of AMD, system needs Kernel-Development package to be installed
Please run command: sudo zypper install kernel-devel <we presume, you have DVD in the CD driver>

One or more tools required for Graphics Pacakges Generation are not found on the system. Recommended is to install the required tools for successful package generation.
Optionally, you can run commands to ignore these dependecies but end result may not be as expected. Not recommended



$ locate version.h
Código: [Selecionar]
/lib/firmware/carl9170fw/include/shared/version.h
/usr/include/linux/version.h
/usr/include/linux/dvb/version.h
/usr/include/x86_64-linux-gnu/gnu/libc-version.h
/usr/lib/x86_64-linux-gnu/perl/5.20.2/CORE/git_version.h
/usr/src/linux-headers-4.2.0-18/include/uapi/linux/dvb/version.h
/usr/src/linux-headers-4.2.0-18/include/xen/interface/version.h
/usr/src/linux-headers-4.2.0-18-generic/include/config/localversion.h
/usr/src/linux-headers-4.2.0-18-generic/include/config/arch/want/compat/ipc/parse/version.h
/usr/src/linux-headers-4.2.0-18-generic/include/config/isdn/diversion.h
/usr/src/linux-headers-4.2.0-18-generic/include/generated/uapi/linux/version.h

Alguém sabe como resolver?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Novo driver AMD (24/11/2015) - até 115% mais rápido. [Ajuda Instalação]
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2015, 18:38 »
Baum, segundo a documentação oficial do Ubuntu, para instalar o Driver Catalyst direto da AMD, você vai precisar dos seguintes pacotes:

sudo apt-get install dh-make dh-modaliases execstack libc6-i386 lib32gcc1

Já leu isso aqui: https://help.ubuntu.com/community/BinaryDriverHowto/AMD

Pesquisei mais um pouco e não achei nada de alguém que conseguiu instalar o driver Catalyst no 15.10.

Eu testei o kubuntu 15.10 e o desempenho do vídeo tá uma porcaria. Já tô saindo dele este final de semana.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2015, 18:42 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Novo driver AMD (24/11/2015) - até 115% mais rápido. [Ajuda Instalação]
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2015, 18:59 »
Obrigado por responder amigo... O Catalyst está instalado e funcionando no meu 15.10... Mas a dúvida é quanto ao novo driver, o Crimson...  Os links que eu deixei no primeiro tópico, falam dele.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2015, 19:00 por antony-ag »

Offline OzzyFlow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Novo driver AMD (24/11/2015) - até 115% mais rápido. [Ajuda Instalação]
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2015, 12:48 »
Para mim não funcionou!

Formatei minha máquina na esperança de ter o driver funcionando mas não consegui! No site da AMD diz que ATI Radeon™ HD 6000 Series é suportada (eu posso uma 6870 que é desta serie de placas). Porem ao instalar o driver diz que minha placa não comporta o driver. Eu achei ridiculo esse driver da AMD que não reconhece nem seus próprios equipamentos.

Segue o Log:

If your system has logged the missing packages required for installation, install them in the order as per the log file to resolve package-dependency issues.
./amd_dcm64: No supported adapters detected

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Novo driver AMD (24/11/2015) - até 115% mais rápido. [Ajuda Instalação]
« Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2015, 13:48 »
Haha... ainda tá melhor do que eu... Não consegui nem fazer o instalador funcionar ... rs..
To usando o Catalyst até hoje...