Autor Tópico: Erros que estou encontrando no terminal  (Lida 7008 vezes)

Offline victorbaeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Erros que estou encontrando no terminal
« Online: 24 de Novembro de 2015, 16:03 »
Olá, pessoal. Sou novo aqui no fórum e na utilização do ubuntu.
Estou com um problema que vem sendo relatado no meu terminal, mas não sei bem o que significa. Na verdade são dois e queria saber também do que se trata.  Aqui está uma pequena cópia dos dois erros que queria saber como resolver e porque estão sendo causados. Obrigado.

-------------------------------------------

shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ Vector smash protection is enabled.
WARNING: content window passed to PrivateBrowsingUtils.isWindowPrivate. Use isContentWindowPrivate instead (but only for frame scripts).
pbu_isWindowPrivate@resource://gre/modules/PrivateBrowsingUtils.jsm:25:14
nsBrowserAccess.prototype.openURI@chrome://browser/content/browser.js:15449:21


(firefox:2113): Gtk-CRITICAL **: IA__gtk_clipboard_set_with_data: assertion 'targets != NULL' failed
sensors
acpitz-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1:        +49.0°C  (crit = +105.0°C)

coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Core 0:       +47.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)
Core 1:       +47.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)
Core 2:       +48.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)
Core 3:       +48.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)

[1]+  Concluído              firefox
shift@shift-Aspire-ES1-411:~$
shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ firefox&
[1] 2678
shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ Vector smash protection is enabled.
Vector smash protection is enabled.

(plugin-container:2782): Gdk-WARNING **: /build/gtk+2.0-3ongxb/gtk+2.0-2.24.23/gdk/x11/gdkdrawable-x11.c:952 drawable is not a pixmap or window

(plugin-container:2782): Gdk-WARNING **: /build/gtk+2.0-3ongxb/gtk+2.0-2.24.23/gdk/x11/gdkdrawable-x11.c:952 drawable is not a pixmap or window

(plugin-container:2782): Gdk-WARNING **: /build/gtk+2.0-3ongxb/gtk+2.0-2.24.23/gdk/x11/gdkdrawable-x11.c:952 drawable is not a pixmap or window

(plugin-container:2782): Gdk-WARNING **: /build/gtk+2.0-3ongxb/gtk+2.0-2.24.23/gdk/x11/gdkdrawable-x11.c:952 drawable is not a pixmap or window
« Última modificação: 24 de Novembro de 2015, 16:08 por victorbaeta »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2015, 17:36 »
amigo,

Não entendi nada.

shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ Vector smash protection is enabled.

Da maneira como postou, isto ficou um comando, e como comando ele é inconsistente.=> Vector smash protection is enabled

Já aqui:

shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ firefox&

Você invocou o pacote firefox em linha de comandos e obteve varios Warnings, o que é normal, principalemnte de gtk2 já que o Unity usa gtk3, isto pode ser ignorado.

Porém se esplicar melhor, um passo a passo talvez, do que digita no prompt e do erro apresentado, isto possa esclarecer ao forum e facilitar na solução de sua duvida.

Offline victorbaeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2015, 23:34 »
Perdoe a falta de explicação mais detalhada, tudo é novo pra mim aqui.
Mas queria saber o que são esses "Warning" e o que eles estão querendo me dizer, porque fica em constante aparecimento no terminal.
Pensei que se fica constatemente avisando esta mensagem, algo deve ser feito, compreende?
Porque essas mensagem não apareciam e agora de repente começou a aparecer.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2015, 23:56 »
Dê um exemplo é poste aqui

Offline victorbaeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2015, 08:33 »
Dê um exemplo é poste aqui

Aviso 1:

WARNING: content window passed to PrivateBrowsingUtils.isWindowPrivate. Use isContentWindowPrivate instead (but only for frame scripts).
pbu_isWindowPrivate@resource://gre/modules/PrivateBrowsingUtils.jsm:25:14
nsBrowserAccess.prototype.openURI@chrome://browser/content/browser.js:15449:21

Aviso 2:

(plugin-container:2782): Gdk-WARNING **: /build/gtk+2.0-3ongxb/gtk+2.0-2.24.23/gdk/x11/gdkdrawable-x11.c:952 drawable is not a pixmap or window

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2015, 15:44 »
amigo, dar um exemplo, significa copiar do prompt ao prompt, ou seja:
Código: [Selecionar]
Tota@tota˜/home programa xpto

loading
erro
erro
erro
erro

Tota@tota˜/home

Sem isto fica um exercício de adivinhação,

Citar
(plugin-container:2782): Gdk-WARNING **: /build/gtk+2.0-3ongxb/gtk+2.0-2.24.23/gdk/x11/gdkdrawable-x11.c:952 drawable is not a pixmap or window

Qual o contexto disto? vem de onde? quem gerou este erro? Só postar o erro não informa nada.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2015, 16:57 »
Você não mostrou nenhum erro, só avisos.

Offline victorbaeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2015, 17:23 »
Gente, eu sou iniciante no linux. Não sei nenhuma linguagem tecnica, nao sei nada, mas estou disposto a aprender. Como disse mais acima eu queria saber o que são essas mensagens. Não sei fazer isso que Tote propôs. Não sei olhar se são realmente erros, não sei onde olhar e tal. Se voces puderem me passar informações do que eu devo fazer para que voces verifiquem o que possa ser, eu faço e colo aqui. Lembrando que eu não sei nada, nao adianta falar faça tal coisa e nao dizer como se faz, porque nao sei fazer. desculpem a completa ignorancia no assunto, mas é a realidade.
Obrigado por estarem me ajudando.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2015, 17:58 »
Ok.

Quando você abrir um terminal (console), aparece o prompt do shell (não se preocupe com a linguagem técnica)

este prompt se parece com(que no windows é c:\) :

Citar
shift@shift-Aspire-ES1-411:~$

neste prompt, voce digita seus comandos, por exemplo firefox que é o nome do navegador web.

fica entao assim:

Citar
shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ firefox

para acionar o comando basta pressionar a tecla <enter>

Ok até aqui?

o sistema ira então processar este comando "firefox" e mostrar tudo o que acontece .

Citar
shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ firefox <enter>

[2] 1822
[1] Concluído firefox

shift@shift-Aspire-ES1-411:~$

O que ocorreu, foi que o processo iniciou pelo prompt, foi digitado um comando e este foi processado com as informações [2] 1822 ( que é o PID ou número do processo ) e [1] Concluído (a informação de conclusão do processamento de firefox.

Tudo ok?

Assim, para sabermos o que ocorre e o que são as mensagens, basta iluminar com o mouse de prompt a prompt e colar aqui para o fórum pode analisar.

Citar
shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ firefox

[2] 1822
[1] Concluido firefox

shift@shift-Aspire-ES1-411:~$


Não se desespere com o hermetismo da coisa, em alguns meses você se acostuma e vai dia a dia dominando estes comandos.

Offline victorbaeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2015, 20:23 »
shift@shift-Aspire-ES1-411:~$ firefox
 
(firefox:3461): LIBDBUSMENU-GTK-CRITICAL **: dbusmenu_menuitem_property_set_shortcut: assertion 'gtk_accelerator_valid(key, modifier)' failed
Vector smash protection is enabled.


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2015, 22:15 »
Não tem nada de errado aí.

Todo computador, com qualquer sistema operacional, roda "atrás " da interface gráfica.

Ou seja o terminal.

Como todo código de programação pode conter erros e deve funcionar numa variedade grande de máquinas e sistemas,  é impossível fazer o perfeito.

O que vê é uma mensagem do ambiente gráfico que não conseguiu alterar a aceleração do gtk (a "engine" usada para escrever o Gnome e o Unity)

Basta ignorar a mensagem. Não há nada errado com sua maquina

paulinho1971

  • Visitante
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2015, 22:41 »
Hehehe use o KDE para não ver os erros ;)
Código: [Selecionar]
kdepaulo@kdepaulo-Inspiron-5447:~$ gimp
kdepaulo@kdepaulo-Inspiron-5447:~$ firefox

T+



Offline victorbaeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2015, 09:57 »
Obrigado, Tota. Mais uma dúvida (sobre  outra coisa), tem como eu ver se tem algum driver grafico instalado, como faz pra ver? Porque instalei o ubuntu e após isso não instalei driver nenhum, nao sei se o sistema já instalou algum ou se mesmo assim seria bom instalar algum. Porque quando estou navegando, por exemplo, a  pagina nao rola para cima e para baixo de modo que nao fique tipo dando umas travadas. A internet é otima, mas tem muita coisa que navegando fica meio como o sistema estivesse pensando demais, parecido com o windows quando formata e usa sem instalar driver de vídeo, parecendo que está travando ao navegar.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2015, 10:19 »
Olá,

Obrigado, Tota. Mais uma dúvida (sobre  outra coisa), tem como eu ver se tem algum driver grafico instalado, como faz pra ver? Porque instalei o ubuntu e após isso não instalei driver nenhum, nao sei se o sistema já instalou algum (...)
Não sou o Prof. Tota, mas posso te informar que se seu equipamento tiver o hardware com tudo Intel dificilmente precisará de drivers proprietários, mas para verificar no Ubuntu (unity) acho que o caminho é mais ou menos esse Sistema > Drivers adicionais, ou pode pesquisar no próprio Unity por "Driver manager algo parecido com esse abaixo:



Espero ter sido útil de alguma forma

T+

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Erros que estou encontrando no terminal
« Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2015, 11:54 »
tem como eu ver se tem algum driver grafico instalado, como faz pra ver?Porque quando estou navegando, por exemplo, a  pagina nao rola para cima e para baixo de modo que nao fique tipo dando umas travadas.

No Linux, se está funcionando, já tem o melhor driver instalado.

Já que falamos de terminal e gtk, se quer ver se tem drivers adicionais digite no terminal
Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
Na última aba em cima tem: drivers adicionais

Se seu sistema permitir, eles estarão ali para ver e decidir se quer instalar ou não.

Quanto a navegar e dar umas "travadas"   isto depende de vários fatores:

Site mal escrito, provedor lento, falta do Adobe flash, falta do Java, etc.

Se todos "travam" o problema é na sua máquina. Se alguns "travam" é problema externo.