Autor Tópico: [Lubuntu] Como remover o Abiword, sem as dependências?  (Lida 8732 vezes)

paulinho1971

  • Visitante
[Lubuntu] Como remover o Abiword, sem as dependências?
« Online: 03 de Novembro de 2015, 15:01 »
Olá a todos,

Já faz algum tempo que eu não aparecia com uma real indagação sobre o Ubuntu hein? Então lá vai terrível ai...

Ao tentar remover o Abiword para não ficar com um pacote desnecessário e assim instalar o LibreOffice, eis o que me diz nosso amigo ai abaixo:
Código: [Selecionar]
creto3@creto3:~$ sudo apt-get remove abiword
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  liblink-grammar4 link-grammar-dictionaries-en
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  abiword lubuntu-desktop
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 2 a serem removidos e 3 não atualizados.
Depois desta operação, 4.765 kB de espaço em disco serão liberados.
Você quer continuar? [S/n]
Viram, o lubuntu-desktop também vai para o ralo, não teve dica que fizesse isso ser revertido no lubuntu 15.10

Minhas pesquisas (que me fizeram queimar os 'tico e teco):
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2123326

E todos os links presentes no tópico acima supracitado, alguém tem uma dica mais quente (sem os PPAs indicados por lá)?

T+

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:[Lubuntu] Como remover o Abiword, sem as dependências?
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2015, 16:43 »
tente
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -r --force-depends --simulate "nome_do_pacote_a_remover"

com isto voce pode simular a remoção. removendo a chave --simulate você executará a ação(removerá os pacotes)

teste com um pacote menos importante até ter segurança do que estiver fazendo.

Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  abiword lubuntu-desktop


Uai. Você está em modo console, seu sistema continuará rodando até o reboot, entao se abiword e lubuntu-desktop serão removidos, use:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove abiword && sudo apt-get install lubuntu-desktop
Isto irá remover o lubuntu-desktop e irá reinstalar o mesmo no segundo comando. (lembre que o && espera o primeiro comando ser completado para só depois executar o segundo)

Não tem muito segredo, não.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2015, 16:44 por Tota »

paulinho1971

  • Visitante
Re:[Lubuntu] Como remover o Abiword, sem as dependências?
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2015, 18:54 »
Poxa a quanto tempo não recebia uma dica sua Prof., muito obrigado sempre, mas deixa eu ser um pouco mais informativo:

Sim sei que até o reboot não irá acontecer nada e obviamente reinstalo o lubuntu-destop kkk e de quebra o abiword ai eu ficaria nessa infinita romaria, desinstala, reinstala..., ou seja muita coisa que era possivel lá atrás nos ubuntus hoje parece que um tem que vir com o outro deixa eu lhe dar um outro exemplo de uma situação idêntica a essa:

Remoção do compiz também remove o mint-meta-xfce mintdesktop

Coisas assim as vezes deixam a gente sem saber o que fazer, um app ser a dependência principal em um ambiente é no minimo chato hein?

Sei que o lubuntu-desktop é uma otimização para simplificar o trabalho, mas é que alguns usuários são "chatos como o paulo" heheheh, sem mais olhe ai
Código: [Selecionar]
creto3@creto3:~$ sudo dpkg -r --force-depends --simulate abiword
[sudo] senha para creto3:
dpkg: abiword: problemas com dependências, mas mesmo assim a remover conforme você pediu:
 lubuntu-desktop depende de abiword.

(Lendo banco de dados ... 145635 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Iria remover ou fazer purge a abiword (3.0.1-4build2) ...
creto3@creto3:~$

T+
« Última modificação: 03 de Novembro de 2015, 18:57 por paulinho1971 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:[Lubuntu] Como remover o Abiword, sem as dependências?
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2015, 00:03 »
No caso, aparentemente no teste ele removeu o abiword e manteve o resto.

No seu caso, lubuntu-desktop é um meta pacote que contém todos os pacotes do desktop e inclui o abiword.

É isto que faz uma distribuição Linux ser o que é.  Caso contrário, seria preciso instalar os pacotes individualmente.

Com o comando citado você consegue "quebrar" este paradigma.

paulinho1971

  • Visitante
Re:[Lubuntu] Como remover o Abiword, sem as dependências?
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2015, 01:58 »
:)
No caso mais tarde, volto aqui e posto os procedimentos de remoção e pós remoção, já tentei também o comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get --no-install-recommends lubuntu-desktop
Mas agora pelo avançado da hora vamos aguardar mais tarde ver o que tento por aqui e o que nos retorna o console.

T+

paulinho1971

  • Visitante
Re:[Lubuntu] Como remover o Abiword, sem as dependências?
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2015, 17:19 »
Olá a todos, olá Tota,

Bem o que descobri que nem só de "Abiword" vive o lubuntu-desktop, mas de muitos outros aplicativos, como:

audacious, evince, etc...

Acho que terei que conviver com isso, ou voltar a bater a cabeça na parede com o Arch ou Slack, o problema desses dois é o tempo que eles nos obrigam a dispensar a eles, são mimados hehehehe

T+