Autor Tópico: Porque os usuários de windows não aceitam o linux  (Lida 14575 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Online: 13 de Outubro de 2015, 11:23 »
Ola pessoal, eu gostaria de saber pq os usuários de windows não aceitam que o sistema linux é superior, eles são muito cabeça dura, eu mostrei varias vantagens de se usar linux para diversos amigos, varias qualidades do sistemas, desde um sistema mais seguro, ate um sistema aberto, gratuito, etc... Mas eles não estão nem ai, dizem q o linux é ruim, sem nunca ter usado, dizem q windows é mais facil, e olha que ja msotrei o Ubuntu e o Mint pra eles, mas não sei pq eles querem e ficar com windows, com seus vírus, spywares, BSOD, etc...
Eu gostaria de entender o pq dos usuarios de windows defenderem tanto um sistema problematico, fechado, gostaria de saber da opinião de vcs sobre o assunto, algum de vcs ja passou por situação semelhante?

Offline Gutierredesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2015, 12:52 »
É meu amigo as vantagens e possibilidades que o Linux nos abre são imensas, mas, tem gente que já se viciou nos problemas e bugs que existe no rwindows desde os primórdios. Todos os usuários do rwindows gostam de usar esses programas fechados e pagos em que se baixa um crack da internet e burla a ativação com isto eles se sentem uma especie de expert, hacker ou coisa assim. Todos os problemas que existem no rwindows existem desde sempre e porque? Porque não são resolvidos? A resposta é simples, porque é desses problemas que vem os lucros, antivírus, antispan, firewall, otimizador de registro, desfragmentador de disco, limpador de arquivos temporários e etc...Cada programa que tem um certo grau de eficiência é pago! Então o rwindows sempre será uma enxaqueca das grandes. Mas nós que não gostamos da tela azul por vezes tentamos alertar os desavisados, mas, uma coisa que o sistema da microsoft gera nos seus usuários é a preguiça até por que tudo lá é next, next e fenish.
Já no linux o camarada tem que colocar a mão na massa e estudar o sistema para que realmente você seja um usuário do sistema e não o contrario. No linux nós estamos realmente no controle de tudo e isso sem travamentos, pane e tela azul. Mas enfim respondendo realmente a sua pergunta com o pouco que sei e como leigo que sou, os usuarios do windows não migram de vez para outro sistema por medo e preguiça de aprender tudo do inicio, eles dizem que o linux é difícil, sendo que é realmente mais complicado para quem começou com o windows que tem uma filosofia totalmente contraria a do software livre, mas para quem tem coragem de aprender nunca mais imaginará sequer um dual boot na sua máquina. 8)

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2015, 15:27 »
Quando era mais novo, também me revoltava com esse tipo de coisa, se a coisa é melhor, porque ninguém usa?
Fui um dos que ajudou a criar na época o grupo de software livre aqui na cidade, mesmo não sendo desenvolvedor, estava lá junto, apoiando e ajudando a mostrar o linux para as pessoas (na época se não me engano era o debian e o kurumin)! E realmente argumentos como "windows é mais fácil" ou "não existe tal coisa no linux" realmente me tirava do sério, porque na maioria das vezes tinham aplicativos até melhores e livres, sem ter que utilizar de pirataria. Até que parei de criticar (não adiantava mesmo) e comecei a observar.
Agora até serei redundante em algumas coisas, pois o @Gutierresdesouza já citou algumas coisas muito bem colocadas, porém comecei a perceber que realmente as pessoas são preguiçosas.
Demoraram anos para aprender com o windows, era spyware, virus e etc..etc..etc.. e essa experiência foi tão ruim, que provavelmente não querem começar de novo (ou assim como quem aprende andar de bicicleta, esquecem os tombos que cairam até aprender) e isso vai até mais além!
Se parar pra pensar, eles terão que reaprender a estrutura de arquivos novamente, aprender que não é só clicar em next > next> finish. E o pior, como fazer isso se sempre estão tão corridos que não conseguem "ter tempo" para aprender coisas novas? Concorda que então é muito mais fácil dizer que "linux é difícil"?
Outra realidade são as indústrias de software já citadas anteriormente (firewall, antivirus e outros antis por ae) e os "profissionais" que chamo de  "format c:".
Existem inúmeras pessoas que ganham a vida formatando computadores a cada 45 dias e com o linux, isso não aconteceria, pois o linux não dá manutenção! 
Então para essas pessoas, o linux é horrível e sempre irão desencorajar os "clientes" deles a usar, pois são outros "profissionais" preguiçosos que não querem aprender mais (pois pensar dá trabalho..) e preferem ficar em sua zona de conforto!
Outro ponto negativo, tem uma parcela de culpa da comunidade linux. No início, foram meio fanáticas demais (até hj continua um pouco), pois quem usava linux debian era "nuba", que linux bom era o slack ou outra distro que era mais "escovação de bits", isso que nem citarei o Freebsd e outros OS que existem por aí. Então ficava quase como as inúmeras religiões que existem e que sempre uma é melhor que a outra.
Então agora tu imagina... O usuário leigo que estava interessado em aprender (que era uma parcela mínima),  vê e se depara com os caras que usam o Linux se matando para provar quem que era o melhor (se é que isso existe). Se você fosse esse cara, você compraria briga dos outros e escolheria um lado? Difícil não é mesmo? Principalmente porque você não entendia lhufas do OS. Então, ao MEU ver, isso também foi meio que um auto boicote da comunidade linux com o próprio OS.
Aí com o tempo veio a pergunta que me faço hoje, PORQUE querer forçar as pessoas a usar? Não é o mesmo que os caras das religiões que querem converter todo mundo a força?
Hoje vejo que o melhor resultado vem com o exemplo, as pessoas olham as coisas boas e copiam.
Isso acontece com crianças e com adultos! Hoje obtenho melhor resultado "convertendo" as pessoas que querem ser convertidas, e não as que não estão nem aí.
E eu não minto, eu falo que no começo vai ser difícil pois é algo novo, porém se ele passar por essa etapa (a qual darei toda ajuda que posso, ensinando a pescar), ele nunca mais vai se preocupar com vírus, trojans e spywares, pode entrar em quantos sites e qual site quiser sem problema (até nos XXX)! Não necessitará pagar licenças para utilização do OS ou então ele sairá da pirataria utilizando um produto 100% original e muito mais seguro que o janelas pirated edition!
Com isso a pessoa escolhe se quer ou não aprender.
Claro que para despertar a curiosidade das pessoas eu faço um esquema um pouco diferente... hehehe
Toda vez que alguma pessoa me pergunta como fiz tal coisa, eu falo que fiz no programa "Tal" do linux. É que só sei mexer no linux, falo que faz anos que não mexo mais com o windows, pois o windows é mto difícil! kkkkkkkk 
Acredite.. as pessoas ficam curiosas quando falo isso e querem ao menos VER o OS (É nessa hora que entra o pendrive com o ubuntu)  ;D
Então se é que eu posso dar algum conselho para você, esse seria:
Não se importe com o que os outros estão usando, foque em você, no seu aprendizado e quando alguém vier pedindo ajuda, ajude. O exemplo é a melhor forma de convencer alguém (inclusive fora do mundo virtual).  Com isso tenho certeza que a tua taxa de "conversão" Janelas X Pinguim, será muito melhor!  ;)
Abraços
Abraços

paulinho1971

  • Visitante
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2015, 15:35 »
Ô quanto argumento, mas eu resumo:

pura conveniência da maioria.

T+

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2015, 16:03 »
Ola pessoal, eu gostaria de saber pq os usuários de windows não aceitam que o sistema linux é superior....

Mas quem disse que o Linux é muito superior? Isto é uma pré concepção não muito realista.

Linux, Windwos, Mac e outros sistemas operacionais, têm suas vantagens e desvantagens, mas nenhum é superior a outro, pois o sistema em si não faz nada alem de "ligar" a maquina aos aplicativos.


... eu mostrei varias vantagens de se usar linux para diversos amigos, varias qualidades do sistemas, desde um sistema mais seguro, ate um sistema aberto, gratuito, etc... Mas eles não estão nem ai, dizem q o linux é ruim, sem nunca ter usado, dizem q windows é mais facil, e olha que ja msotrei o Ubuntu e o Mint pra eles, mas não sei pq eles querem e ficar com windows, com seus vírus, spywares, BSOD, etc...

Isto porque o ser humano é comodista e preguiçoso por natureza. O que você está vivenciando, é uma refratariedade ao novo.

Tudo o que é novo (principalmente nos mais velhos) exige uma curva de aprendizado, uma adaptação e posterior acomodação, o que na maioria das pessoas requer esfôrço e dedicação nem sempre bem vistas.

Se eu ja "sei mexer" no Windows, e se a maioria dos meus conhecidos também usam o Windows, para que eu vou precisar trocar por algo que eu não sei usar?

Este é o primeiro pensamento que vem à cabeça de todos. É incontestável. e quanto mais especializado fica o ser humano, mais refratário a novas mudanças ele tem necessidade.

Um exemplo:

Professores de Universidade. Aqui eu consigo recomendar a compra de Mac´s para os alunos de mestrado e doutorado, mas nunca consegui fazer isto com um professor em topo de carreira.

Não vai. E olha que para dar aulas e se fazer pós graduação, os Mac são imbativeis, pelas qualidades graficas, robustez, segurança e desempenho.

Um professor depois dos 30 anos, nem quer ouvir falar nisso. Já fica petrificado em ter que reaprender uma coisa que mal sabe fazer além de ler e-mails e pesquisar na biblioteca.

Outro exemplo?

Minha mamãe. Ela tem 82 anos, é do tempo do telefone de manivelas, onde nem disco eles tinham.

Já comprei dois smartfones para ela, que os joga de lado, pois prefere seu nokia com tela monocromática e teclado para seu uso.

É a tal curva de aprendizado. Só isto.

E não diga que o Windows é um sistema fechado, pois não é. Ele é um sistema proprietário, com licensa de uso, mas voce pode perfeitamente criar em cima dele e vender suas criações, como pode fazer nos Mac (que usa um sistema livre e proprietário em suas partes) ou o Linux que é livre mas permite criar e cobrar em cima dele.

Quanto a ter virus e outras pragas, é só uma questão de mercado. Para quê escrever um virus para usar em maquinas com 2 a 3% do mercado se eu posso fazer o mesmo para uma população de 98%?

Se estes 98% nem backup semanal fazem de seus proprios dados (muito nem sabem fazer), vão mudar para outro sistema só porque você ou eu dizem que é bom? Não vão mesmo. Vão mostrar para o amigo um novo papel de parede, como sei isto fosse uma façanha conquistada pelos conhecimentos próprios dentro do mundo da informática.

Esquça isto. O Windows já ganhou a batalha. Pergunte a estas mesmas pessoas as quais tentou evangelizar, se elas conhecem o que é o Android e o IOS ( se eles responderem que é Linux, eu "chuto o balde"). Android é Unix (Linux e interface proprietária da Google) e IOS é Unix (Linux mais a inteface proprietaria)

E neste caso, o Linux (Android) venceu. Hoje é o sistema operacional mais usado no mundo.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2015, 19:17 »
Ô quanto argumento, mas eu resumo:

pura conveniência da maioria.

T+

Por ser o mainstream...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2015, 08:07 »
Duas coisas: costume e popularidade (princ. de aplicativos).

E cara, vou te dizer: tu ficar forçando os outros a usarem o que eles não querem só vai fazer eles te odiarem e odiarem o linux ainda mais. Pare com isso. Não adianta, o linux nunca, nunca mesmo, nunquinha da silva, vai chegar perto da popularidade do Windows. Esquece e aceite isso, pro seu bem.  :)

"ah mas o linux é melhor nisso, nisso e naquilo, blablabla" Não adianta, cara. Não adianta. Talvez os novatos e usuários normais usem por no máximo uma semana, mas depois voltam pro Windows, onde eles se sentem mais confortáveis. É sempre assim, não tem muito o que fazer.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Gutierredesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2015, 11:20 »
Não viagem na maionese, o windows ganhou os leigos e não quem entende do assunto.
olhem quantas multinacionais e empresas de grande porte usam o Linux.
http://www.diolinux.com.br/2015/10/30-grandes-empresas-que-usam-linux.html

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2015, 12:26 »
Não viagem na maionese, o windows ganhou os leigos e não quem entende do assunto.
olhem quantas multinacionais e empresas de grande porte usam o Linux.
http://www.diolinux.com.br/2015/10/30-grandes-empresas-que-usam-linux.html

Então isso prova que o linux é o sistema mais usado no mudo, q so perde mesmo em popularidadea nivel de desktop, massefor somar todas áreas , servidores+Tv's+Smarthphones, Tablets, etc...
Ele se torna mais usado.

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2015, 12:28 »
A opinião de todos e mito importante , realmente não tenho que tentar convencer ninguem a usar linux, mas  que da raiva e a pessoa falar q e ruim sem nunca ter usado, e esse negocio de nao ter virus pq e menos popular eu acho q nao e por isso e sim pelo sistemas ser seguro mesmo, ter q usar senha de root pra tudo, o sistema não permite infecção, se os servidores usam linux, acho q o pensamento tbm seria criar virus para atacar servidores.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2015, 13:04 »
se os servidores usam linux, acho q o pensamento tbm seria criar virus para atacar servidores.

O enfoque para servidores é outro que não vírus.

Servidores são invadidos para roubo de informações. Vírus não são muito para isto. Trojans sim.

Mas não importa se o servidor é  Linux ou Windows, ou outro sistema qualquer, a forma de ataque é diferente da de máquinas domésticas.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2015, 14:23 »
Não viagem na maionese, o windows ganhou os leigos e não quem entende do assunto.
olhem quantas multinacionais e empresas de grande porte usam o Linux.
http://www.diolinux.com.br/2015/10/30-grandes-empresas-que-usam-linux.html
Eu sou leigo, não entendo "patavinas do assunto" e não uso Windows desde 2011, claro acesso e manipulo constantemente máquinas com windows, mas em casa até minha menina de 5 anos só usa o Linux e ela também é como eu em entendimento do assunto ;) hehe

T+

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2015, 15:03 »
Mas quem disse que o Linux é muito superior? Isto é uma pré concepção não muito realista.

Linux, Windwos, Mac e outros sistemas operacionais, têm suas vantagens e desvantagens, mas nenhum é superior a outro, pois o sistema em si não faz nada alem de "ligar" a maquina aos aplicativos.

Matou a pau.
Dificilmente um usuário vai migrar pra Linux. Por quê? Porque não tem motivo pra isso. Estou falando do usuário comum e não de techs, nerds, fuçados ou seja lá o que for.
A cabeça de um usuário Linux pensa assim: Se um usuário Windows pega vírus e tem prejuízo ele vai pro Linux. A realidade é: usuário Windows pega vírus, manda formatar e compra um antivirus e continua com Windows.

Conheço uma pessoa que usa Ubuntu por minha sugestão. Lembra quando chegou um dia e o Ubuntu largou o GNOME e passou a usar o Unity? Neste momento a pessoa me perguntou: por que você fica mudando as coisas assim? Quando eu já tinha aprendido o outro você mudou e agora este é difícil de usar.

Pra pensar um pouco ;)
Oldschool

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2015, 15:42 »
E cara, vou te dizer: tu ficar forçando os outros a usarem o que eles não querem só vai fazer eles te odiarem e odiarem o linux ainda mais. Pare com isso. Não adianta, o linux nunca, nunca mesmo, nunquinha da silva, vai chegar perto da popularidade do Windows. Esquece e aceite isso, pro seu bem.  :)

Concordo 100%. Relaxe. Use o que é melhor pra você assim como seus amigos usarão o que consideram melhor.

Na verdade muitos dos seus amigos usam Linux. Acredito que até a maioria -> Android.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

paulinho1971

  • Visitante
Re:Porque os usuários de windows não aceitam o linux
« Resposta #14 Online: 22 de Outubro de 2015, 10:11 »
(...)
A cabeça de um usuário Linux pensa assim: Se um usuário Windows pega vírus e tem prejuízo ele vai pro Linux. A realidade é: usuário Windows pega vírus, manda formatar e compra um antivirus e continua com Windows.
(...)
Todos nós já fomos usuários Windows e não é assim que funciona a cabeça de quem usa windows não, mas é mais ou menos assim:

"Não eu não vou pagar por um antivírus, já que existe o gratuito e o da "banca do RM ao lado".

Mas eu como "do ramo" adoro, pois me traz mais dindin essas tais formatação, pois nem isso a maioria dos usuários windows não se interessam em aprender, ainda bem!

T+