Autor Tópico: firewall ufw  (Lida 4287 vezes)

Offline lilidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
firewall ufw
« Online: 11 de Outubro de 2015, 13:04 »
firewall  ufw
boa tarde amigos ,
sou novo aqui  eu usei um comando para habilitar a porta 22  #sudo ufw allow from 177.64.189.140 to any port 22.
mais  meu modem foi reiniciado . e o ip mudadou, e nao consigo  acessar ssh , como posso reverter isso .poi nao consigo acesso com putty, tem alguma
outra forma de acessar ?
desde ja agradesso

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2015, 15:12 »
Eu não entendo muito do assunto, mas, tentando ajudar, você repetiu o comando com o novo endereço de IP?

Se não, faça o seguinte: descubra o seu novo IP interno clicando com o botão direito do mouse no ícone de rede no painel do sistema, escolha "Informações da Conexão". Você também consegue informações com o comando ifconfig.

Agora, se eu nao entendi direito e o que você quer é o seu IP externo, esse comando resolve:

Código: [Selecionar]
curl -s ifconfig.me

Se não for nada disso, aí eu creio que tem que o olhar é a configuração do seu modem.

Offline lilidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2015, 15:27 »
o que eu fiz , foi pegar meu ip externo e liberar conexao ssh .. so que agora esse ip mudou , pq ele nao é um ip fixo .
ae quando tento conectar com putty ele nao deixa , pq meu ip externo mudou com o que configurei ..
desculpa , os erro e que estou de um celular !!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2015, 17:24 »
Um cliente de DNS dinâmico deve resolver para você aí então. É possível associar um nome à um PC, sem precisar saber o IP. E tem serviços grátis para isso, como este:

https://www.noip.com/download?page=linux

Offline lilidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2015, 17:48 »
mais eu nao consigo acessar  ,ativei o firewall e expecifiquei um ip..
e agora o meu ip mudou ..

 http://i.imgur.com/iZtAauR.png

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2015, 18:41 »
Mas você vai precisar acessar fisicamente o PC com Ubuntu e reconfigurar, mas preferencialmente de outro jeito, pois se fizer da mesma forma vai dar problema de novo. Aliás, pelo visto você está tentando acessar a partir de um PC com Windows de uma rede diferente, certo? Descreva melhor o que você tem aí. Informe também qual a versão do Ubuntu que tem instalado.

O que eu tentaria fazer era usar o No-ip no PC com Ubuntu, ao invés de configurar o Ufw com o IP da rede do Windows.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2015, 07:29 »
Este post ficará melhor localizado em Redes, Internet e Segurança...???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline lilidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2015, 13:47 »
Mas você vai precisar acessar fisicamente o PC com Ubuntu e reconfigurar, mas preferencialmente de outro jeito, pois se fizer da mesma forma vai dar problema de novo. Aliás, pelo visto você está tentando acessar a partir de um PC com Windows de uma rede diferente, certo? Descreva melhor o que você tem aí. Informe também qual a versão do Ubuntu que tem instalado.

O que eu tentaria fazer era usar o No-ip no PC com Ubuntu, ao invés de configurar o Ufw com o IP da rede do Windows.

um exemplo de como eu fiz  , esse seria o ip da minha internet , mais a questão que esse ip nao é fixo . e o ip que esta na minha vps
e outro ,, quando eu tento usa o putty  ele da o erro sitado a sima ...

#sudo ufw allow from 1.6.19.10 to any port 22

resumindo eu nao consigo entra com putty pq eu definir um 1.6.19.10  para conectar a essa maquina , mais o ip da minha net .. mudou quando eu reiniciei o modem , e gotaria de saber se tem alguma forma de conectar 
« Última modificação: 12 de Outubro de 2015, 13:49 por lilidia »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2015, 18:52 »
Você tem que ver o quê o seu provedor oferece, normalmente existe alguma forma de console que é o equivalente a plugar um teclado e mouse a máquina pra acesso direto e "local", porque remotamente você não vai conseguir se todos os ips estão bloqueadas menos a era a o da sua casa.

Offline lilidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:firewall ufw
« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2015, 20:55 »
Você tem que ver o quê o seu provedor oferece, normalmente existe alguma forma de console que é o equivalente a plugar um teclado e mouse a máquina pra acesso direto e "local", porque remotamente você não vai conseguir se todos os ips estão bloqueadas menos a era a o da sua casa.

e vou entra em contato com eles pois não consigo atualizar  nem fazer backup . desde ja agradeço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:firewall ufw
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2015, 01:18 »
(...)um exemplo de como eu fiz  , esse seria o ip da minha internet , mais a questão que esse ip nao é fixo . e o ip que esta na minha vps
e outro ,, quando eu tento usa o putty  ele da o erro sitado a sima ...

#sudo ufw allow from 1.6.19.10 to any port 22
(...)

Essa é a solução... em vez de fixar algum IP, use simplesmente "any" pra indicar que qualquer origem da internet é aceita. Só recomendo usar outra porta que não a 22/tcp, pois os provedores costumam bloquear as portas conhecidas. Algo como 22000 ou 8022 pode servir; só lembre de reconfigurar o modem pra repassar essa outra porta também. Feito isso, bastaria em tese adicionar uma linha "Listen xxxx" (xxxx é a porta escolhida) ao arquivo /etc/ssh/sshd_config, pra que o serviço SSH aceite as duas portas.

Você tem que ver o quê o seu provedor oferece, normalmente existe alguma forma de console que é o equivalente a plugar um teclado e mouse a máquina pra acesso direto e "local", porque remotamente você não vai conseguir se todos os ips estão bloqueadas menos a era a o da sua casa.

e vou entra em contato com eles pois não consigo atualizar  nem fazer backup . desde ja agradeço

Não há alguém que possa "pilotar" a máquina no local onde ela está instalada, pra resolver o problema?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D