Autor Tópico: Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.  (Lida 6980 vezes)

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Online: 05 de Outubro de 2015, 12:40 »
Ae pessoal, boa tarde.

Estou com uma dúvida interessante aqui. É sabido que em "Configurações do Sistema / Rede" é possível criar um hotspot wifi compartilhando a conexão na rede cabeada (ethernet). Então eis a questão, se você estão conectado à internet através de uma conexão bluetooth, como fazer para compartilhar esta conexão via wifi (hotspot) ?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2015, 14:10 »
Não haveria nenhuma diferença entre um modo e outro, entra por uma conexão, sai pela outra. Já tentou fazer, pra ver no que dá?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2015, 14:43 »
Então... Seguindo as instruções nesse link, http://www.edivaldobrito.com.br/como-compartilhar-uma-conexao-de-internet-cabeada-pela-wi-fi-no-ubuntu/ deveria funcionar... Chego até o último passo das instruções fielmente ao que está exemplificado, porém meu hotspot não aparece para outros dispositivos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2015, 15:34 »
Já viu se seu adaptador wireless é compatível com esse serviço? Nem todos são.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2015, 15:49 »
Então, creio que o adaptador seja compatível pq eu usava isso no windows...

Meu adapator sem fio listado no "lspci" é o "Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter (rev 01)"

Estes são os mods listados em "lsmod | grep ath", são os que vieram com o ubuntu 15.04.
Código: [Selecionar]
ath3k                          20480     0
bluetooth                 491520   23 bnep,ath3k,btusb,rfcomm
ath9k                         147456    0
ath9k_common      32768      1 ath9k
ath9k_hw                 458752    2 ath9k_common,ath9k
ath                              32768      3 ath9k_common,ath9k,ath9k_hw
mac80211                724992    1 ath9k
cfg80211                  540672    4 ath,ath9k_common,ath9k,mac80211

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2015, 16:14 »
Citar
Então, creio que o adaptador seja compatível pq eu usava isso no windows...
Então... mesmo funcionando no windows, o driver Linux pode não ter a mesma funcionalidade.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2015, 16:37 »
Pois é... Eu estava mesmo suspeitando disso...

Alguma dica de como verificar se é mesmo um problema de incompatibilidade de driver?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2015, 17:07 »
Não consigo pensar em nada exceto consultar o código fonte do kernel (supondo que vc está usando o driver nativo), atrás de alguma documentação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2015, 18:00 »
Este assunto está me deixando realmente intrigado... De todas as vezes que tentei me tornar usuário linux, esta é a que eu estou indo mais longe... Estou realmente animado com isso, pois não houve uma vez na vida em que eu não tive que correr atrás de soluções... Nunca nenhuma distro funcionou perfeitamente nas minhas maquinas.. Acontece que dessa vez tenho ido mais longe, aprendido muito sobre o funcionamento do linux e vejo que dá para continuar aprendendo e entendendo seu funcionamento...
Estou vendo que mexer no kernel não será uma tarefa fácil, mas veremos se eu realmente consigo fazer algo...

De qqr forma, obrigado pela a atenção colega...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2015, 18:11 »
Não estou falando em mexer no kernel, isso é uma coisa que mesmo usuários de longa data podem não estar habilitados a fazer. É apenas uma questão de consultar a documentação, pra ver se o suporte existe. Não existindo, você pode procurar alternativas de solução, tais como usar outro driver, outro adaptador, ou até mesmo, se vc tiver o conhecimento e o tempo livre, tentar codificar o kernel pra melhorar o suporte. Mas eu mesmo, numa situação dessas, iria pelo mais simples: comprar um roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2015, 19:26 »
Não estou falando em mexer no kernel, isso é uma coisa que mesmo usuários de longa data podem não estar habilitados a fazer. É apenas uma questão de consultar a documentação, pra ver se o suporte existe. Não existindo, você pode procurar alternativas de solução, tais como usar outro driver, outro adaptador, ou até mesmo, se vc tiver o conhecimento e o tempo livre, tentar codificar o kernel pra melhorar o suporte. Mas eu mesmo, numa situação dessas, iria pelo mais simples: comprar um roteador.

Agora entendi, rs... Vou tentar buscar as soluções... O interessante mesmo seria conseguir resolver isso pq as vezes, aqui na faculdade, compartilho a internet com o povo da sala... Já cheguei a trazer o roteador, mas ele não é muito "portátil", rs..

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2015, 19:58 »
@zekkerj Olha que legal... Usei o WifiAnalyzer no android e a rede aparece... Como Ad-Hoc, mas não é exibida no gerenciador de redes do android... Isso em dois androids diferentes... Já no outro note aqui do meu amigo na sala, com o windows 10, a rede é exibida normalmente...

Eh estranho isso...

Existe alguma forma de alterar o script de configuração desse recurso do Ubuntu?


----- EDIT
Acabei de ver aqui que o problema é que o android não suporta redes ad-hoc
http://www.vivaolinux.com.br/topico/WiFi/criar-rede-sem-fio-no-ubuntu

Estou em aula, mas assim que der eu leio o tópico. Se eu resolver atualizo aqui..
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 20:02 por antony-ag »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2015, 18:49 »
Qual é a origem dessa conexão? De repente dá pra fazer de outro jeito.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline antony-ag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re:Hotspot wifi, usando conexão bluetooth.
« Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2015, 20:12 »
Qual é a origem dessa conexão? De repente dá pra fazer de outro jeito.

Então... Sempre tem mesmo um jeito alternativo... Eu poderia levar um roteador para a sala e ligar na rede cabeada (nada portátil), ou usar o hotspot do celular quando estou na conexão 3g... Mas agora estou nesse dilema com o hotspot do linux.. Tenho me empenhado muito para aprender sobre o linux. Me frustrei várias vezes tentando usar o linux e agora decidi não deixar pra trás nada do que eu me proponho a fazer no sistema.
Daí agora, resolver esse problema está mais para critério didático, apesar de que hotspot é uma ferramenta muito útil pra mim. Seria interessante conhecer uma solução.