Autor Tópico: Netbook + ubuntu? ainda existe?  (Lida 6060 vezes)

Offline Millsian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Online: 03 de Outubro de 2015, 16:24 »
Ola amigos do ubuntu, preciso da ajuda de vocês. Eu comecei na facul de ciencia da computação, e logo logo vou precisa de um notebook para programar e levar projetos e por ai vai.. ( faculdade nao oferece nem isso direito .-.) e fiquei pensando como seria o notebook ideal? pequeno? bateria de longa duração? com ubuntu? mas tem como? onde? cade? disseram que os netbooks nao existem mais então qual seria a opção de notebook com bateria de longa duração tela pequena modesto nao tão caro? me ajudem ai vcs no trabalho lavam notebooks ou tablets( nao sei se é possivel programar em um tablet) preciso da opinião de vocês! vlw ai pela atenção obrigado

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2015, 10:36 »
Já que o pessoal mais experiente ainda não respondeu, vou tentar ajudar de forma rápida.

A questão de usar um netBook com Ubuntu é o desempenho. O sistema já não tem mais uma versão voltada para eles, e vem ficando bastante "pesadinho" nas últimas versões. Se deseja comprar um dispositivo mais barato, o melhor seria usar nele o Lubuntu. Ainda assim, seria necessário uns 2GB de RAM para ter um bom desempenho*.

Acho que dá para fazer o que você quer em um dispositivo mais básico, embora eu nunca tenha programado...

Mas não tome nenhuma decisão com base no que eu disse! Pesquise antes e espere para ver se mais alguém com mais experiência responde.

Boa sorte nos estudos.


*Isso pelo que dizem as pessoas com mais experiência.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2015, 14:47 »
A pergunta principal é quanto vai ter para gastar?

Eu tinha uma Acer de 11.6pol com Core i3 e 8GB de RAM com HD de 500GB.  Funcionava super bem com qualquer Linux e ainda tinha dual Boot com Windows 7.

Infelizmente não existe mais este modelo.

Eu não compraria nada menor que a configuração acima.  Se quiser que a bateria dure tem que ser tudo Intel! Manter o sistema em DualBoot acredito ser a melhor opção. Assim você não terá problemas seja lá qual for o trabalho que passarem para você.

A  DELL vende Notebooks com Ubuntu de fábrica.  Mas lembre-se que você ficaria com apenas um sistema no Notebook.


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Creto

  • Visitante
Re:Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2015, 16:15 »
Tenho um Asus Eee PC 1011CX com o Xubuntu na veia dele ;)

Mas Prof. Galactus me diz aí, porque eu ficaria com apenas um sistema em um Dell? Tenho um também, um i5 com Epidemic e Kubuntu 15.04

T+
« Última modificação: 05 de Outubro de 2015, 16:18 por Creto »

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:51 »
Pra mim o ideal é programar em um desktop ou um notebook com tela 15+.
As vezes o notebook não tem as teclas page up/down e home/end e isso é uma coisa que pelo menos eu uso bastante quando escrevendo código.

Programar em uma tela menor do que 14 pra mim é difícil.

Acho terrível ficar transportando a coisa pra lá e pra cá, alguém pode te assaltar no caminho, a mochila pode soltar a tira e cair no chão etc etc.
Se tivesse que transportar arquivos o pendrive fazia o serviço.

Pense nisso.
[]z
Oldschool

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2015, 15:03 »
Ola amigos do ubuntu, preciso da ajuda de vocês. Eu comecei na facul de ciencia da computação, e logo logo vou precisa de um notebook para programar e levar projetos e por ai vai.. ( faculdade nao oferece nem isso direito .-.) e fiquei pensando como seria o notebook ideal? pequeno? bateria de longa duração? com ubuntu? mas tem como? onde? cade? disseram que os netbooks nao existem mais então qual seria a opção de notebook com bateria de longa duração tela pequena modesto nao tão caro? me ajudem ai vcs no trabalho lavam notebooks ou tablets( nao sei se é possivel programar em um tablet) preciso da opinião de vocês! vlw ai pela atenção obrigado
Recomendo Dell 14 polegadas com Ubuntu de fabrica. Já comprei dois: um pra mim e um pra minha mãe. Os dois custaram por volta de R$300,00 reais de abatimento em relação à versão Windows. Você vai programar então eu realmente não recomendo tela pequena, uma de 14 polegadas é o ideal (isso é realmente a minha opinião). Já bati, derrubei, minha mãe derramou líquido no dela e ainda assim os dois estão funcionando bem. Ou seja, são robustos. A bateria não tem muito o que fazer, vai durar umas 3h mesmo, leve uma extensão e o carregador.

Algumas dicas:
0) Provavelmente virá um Ubuntu antigo de fábrica: atualize pra versão mais recente.
1) Recomendo instalar Geany para programar em C ou C++
2) Spyder3 para programar em python3
3) Eclipse para Java
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2015, 01:03 »
..... vou precisar de um notebook para programar e levar projetos e por ai vai....... como seria o notebook ideal? pequeno? bateria de longa duração? com ubuntu? mas tem como? onde? cade? disseram que os netbooks nao existem mais então qual seria a opção de notebook com bateria de longa duração tela pequena modesto nao tão caro? ....... notebooks ou tablets( nao sei se é possivel programar em um tablet) .....

Olá Millsian, vc faz uma porção de perguntas interessantes em teu tópico. Vamos ver o que posso acrescentar.
1. "levar projetos por ai" e "notebook pequeno" é o sonho de qq usuario com essa necessidade. Colocar embaixo do braço passando despercebido dos amigos do alheio... Pensou nisso tbm?
2. "Bateria de longa duração"? outro sonho impossivel... veja mais abaixo minha experiencia,
3. "Com Ubuntu?"  Qual o problema? Escrevo isto num netbook com Ubuntu 15.10 Não é bem netbook, explico melhor mais abaixo,
4. "... programar em tablet" ? Não é impossivel, mas vc vai passar muita raiva criando os possantes programas que tenho certeza vc vai produzir.
5. "... modesto, não tão caro..." O custo de um bom tablet é o mesmo que o de um notebook.

Vamos para a segunda fase.


.......
Eu tinha um Acer de 11.6 pol com Core i3 e 8GB de RAM com HD de 500GB.  Funcionava super bem com qualquer Linux ....
Infelizmente não existe mais este modelo.
Eu não compraria nada menor que a configuração acima.  Se quiser que a bateria dure tem que ser tudo Intel!.......

Meu equipamento de trabalho, este onde digito este monte de bobagens, por coincidencia é um como o citado pelo amigo galactus só que com apenas 4 Gb de RAM. Ubuntu 15.10 e aguentando firme.
Pequeno e leve, cabe numa mochila pequena, carrego nas costas qdo vou em serviço externo. Realmente não existe mais, assim como os netbooks que vc cita, que já não existiam 2,5 anos atrás qdo comprei este, que na realidade não é um netbook, é um equipamento com tamanho entre os antigos netbooks (9 polegadas) e os notebooks (14 e até 17 polegadas). Excelente para trabalhar e carregar, não sei porque os fabricantes não dão atenção a essas caracteristicas tão procuradas.

Agora, o que pega é a bateria... De todos ou quase todos. E não é de hoje.
Trabalho com manutenção de hardware desde muito tempo atrás, montei muitos XT, creio que nessa epoca vc nem tinha nascido.
Desde os principios dos notebooks que na epoca eram laptops, a questão bateria é assim, passei por isso qdo comprei este: o vendedor vai jurar de pé junto que a bateria dura 6 horas. Era o apelo publicitário deste. Durante o primeiro ano durava de 3:30 a 4 horas. Passada a garantia... 2:30 máximo 2:50 h após minha instalação de Ubuntu. E é um Intel.
Uma recomendação de operação que sempre fiz a todos os proprietarios de notebook, e a maioria não atende: independente de ser divulgado que as "novas" baterias são de lítio e são isentas do "efeito memória" utilize os ciclos de carga-descarga completos, os seja use até cair a 10%, ponha para carregar deixando até alcançar os 100%. A maioria "não tem tempo" e carrega apenas 15 minutos, porque tem que sair. Tá bom. O custo de uma bateria é 60% do valor do equipamento. Já vi muito notebook trabalhar conectado na energia o tempo todo de uso por bateria deteriorada.

Desejo ter ajudado. E bons estudos, capricha ai hein?   :o
Para servirle a Dios y a Usted.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re:Netbook + ubuntu? ainda existe?
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2015, 19:31 »
Eu também queria um computador pequeno para a faculdade mas depois de usar um portátil de 17" nunca mais consegui voltar atrás.

Como moro perto da faculdade e as mesas até são grandes não tenho problema nenhum com ele. Se considerar 17" demasiado grande tem de 15", para mim menos que isso para programar e fazer trabalhos escolares é suicídio!