Autor Tópico: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?  (Lida 15224 vezes)

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Online: 16 de Outubro de 2006, 23:23 »
Olá pessoal, a principio eu gostei da idéia da seção 'Alcatraz', pois assim todos os usuários podem analisar o que realmente aconteceu e o porque tal usuário foi repreendido, porém hoje eu vi um tópico que eu discordo da necessidade de estar lá.
Não seria mais fácil o Moderador/Administrador ter avisado o usuário que ele não poderia usar CAPS e editado o titulo?
Como um usuário novato, que acabou de se cadastrar, vai começar a ver o fórum se isso se tornar frequente?
Isso só vai fazer com que os usuários se sintam revoltados e tenham a vontade de vir até aqui e danificar o fórum, com ataques e etc.
Ok, regras devem ser obedecidas, mas nunca impostas.
Acredito que cada situação tem uma solução e muitas vezes pode ser resolvida com um simples, "Por favor, leia as regras, pois você acaba de quebrar 'tal' regra".
Espero que tenham entendido  ;)
T+ pessoal
 :)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:09 »
O usuário foi advertido antes do trancamento e mesmo depois do trancamento até agora não se pronunciou.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2006, 23:50 »
Talvez vocês estejam exagerando...
um cara que não sabe o que é root, NUNCA vai saber ler uma mensagem particular no forum
algumas pessoas aprendem devagar, temos que ter mais paciência com elas.
Tomem cuidado para o tiro não sair pela culatra (moderar de mais pode ser ruim)

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2006, 00:24 »
Unica coisa que estamos fazendo e dando a transparencia que pediram. Agora quando trancar um topico vocês vão saber direitinho os motivos.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2006, 01:11 »
Na verdade temos paciência até demais, sempre avisamos ao usuário antes de trancar o tópico. Agora o fato do cara ser iniciante, não exclui a responsabilidade dele de aprender sobre os sistemas que usa, tanto do fórum quanto do Ubuntu.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2006, 06:55 »
Na verdade temos paciência até demais, sempre avisamos ao usuário antes de trancar o tópico. Agora o fato do cara ser iniciante, não exclui a responsabilidade dele de aprender sobre os sistemas que usa, tanto do fórum quanto do Ubuntu.

FaBMak

Compreendo, mais será que havia a necessidade daquele tópico ser trancado?
Pois ao meu ver era só tirar o caixa alta do titulo e avisar o usuário, poderia ser até post, assim era certo que ele viria.

Unica coisa que estamos fazendo e dando a transparencia que pediram. Agora quando trancar um topico vocês vão saber direitinho os motivos.

E isso foi muito bom, porque ai podemos vir até aqui e expor nossa opinião, como eu estou fazendo agora.
Quanto a questão de terem enviado a MP ao usuário, acredito que o sistema do fórum não mostre nenhuma mensagem e sim que apenas adicione um numero ao lado do botão Mensagem Particular.
Se realmente for assim, você acha mesmo que alguém vai prestar atenção nisso?
Alguém que eu digo é o usuário iniciante, que nunca entrou no fórum, que se deparou com um problema e veio até a aqui tirar sua dúvida.
Quando ele entra novamente no fórum a procura de seu post ele não o encontra, então ele cria outro tópico e assim vai.

Até +  ;)

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2006, 07:10 »
A única coisa que sinto falta de antes era a maneira como era indicado a existencia de mensagem particular, era bem visivel e não tinha como inventar desculpas,hehehe. ::)

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2006, 09:31 »
É so ativar o popup de mp.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2006, 09:34 »
A única coisa que sinto falta de antes era a maneira como era indicado a existencia de mensagem particular, era bem visivel e não tinha como inventar desculpas,hehehe. ::)

Vá em Perfil > Preferências do Layout e marque Mostrar as mensagens pessoais mais recentes no topo.
Depois em Opções das Mensagens Pessoais, marque Mostrar uma janela de popup quando receber novas mensagens?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2006, 13:56 »
A única coisa que sinto falta de antes era a maneira como era indicado a existencia de mensagem particular, era bem visivel e não tinha como inventar desculpas,hehehe. ::)

Vá em Perfil > Preferências do Layout e marque Mostrar as mensagens pessoais mais recentes no topo.
Depois em Opções das Mensagens Pessoais, marque Mostrar uma janela de popup quando receber novas mensagens?

Compreendo, mais não teria como essa opção ser default?
Assim, como o próprio Agent Orange citou, ninguém poderia reclamar que foi injustiçado.
Pois veja bem, eu utilizo o novo sistema desde o início e NEM SABIA da existencia desse recurso.
Imagine um usuário que acaba de se registrar.
Só estou falando isso porque imagina que chato se um usuário vem aqui, faz uma pergunta e tem seu tópico trancado --ele foi avisado, mas não viu a mensagem--, é complicado, a pessoa vai se achar 'A injustiçada' e isso pode manchar um pouco a imagem não só da distribuição mais do fórum também, acredito eu que mais a do fórum que a da própria distribuição.
Sempre comento isso pois vejam o fórum do Kurumin, eu mesmo já passei muita raiva lá e esse é um dos motivos pelo qual deixei de utiliza-lo.O problema é que não é um caso isolado, tenho amigos que já reclamaram de lá também.
Um dos pontos fundamentais que me fizeram adotar o Ubuntu e gostar tanto da distribuição é o nosso fórum em pt-BR.
Pois, pelo menos comigo, o pessoal sempre foi muito gente boa e educado.
Nunca sai daqui sem uma resposta, mesmo que simples.
Acredito que isso é o que faz a diferença no fórum.
Como disse anteriormente, as regras devem ser exigidas, mais nunca impostas.
Até mais pessoal.
 ;)

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2006, 16:15 »
Unica coisa que estamos fazendo e dando a transparencia que pediram. Agora quando trancar um topico vocês vão saber direitinho os motivos.

Transparência não combina com excesso do uso da autoridade de moderador. Vocês podem até estar mais transparentes, mas estão também mais intolerantes. As regras estão aí, essas novas ficaram bem melhores e etc, mas esse tópico recentemente trancado não tinha nada demais.

E a maneira de como você, n3t0, se dirige às pessoas que reclamam de qualquer coisa aqui é incômoda. Chega a ser pedante e ofensiva, em alguns casos. Comigo mesmo já foram alguns casos de respostas mal educadas da sua parte por motivos obscuros.

Mas voltar à essa discussão é chover no molhado. Haverá uma maior abertura e tolerância aqui no futuro, mas essa transição será de uma maneira segura, fria e lenta. Não adianta querer acelerar o processo. É simplesmente o caminho natural que o fórum vai seguir.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:00 »
Transparência não combina com excesso do uso da autoridade de moderador. Vocês podem até estar mais transparentes, mas estão também mais intolerantes. As regras estão aí, essas novas ficaram bem melhores e etc, mas esse tópico recentemente trancado não tinha nada demais.

Regra 7.

Citar
7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopéicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.
Tanto não fomos intolerantes como entramos em contato e apenas bloqueamos depois da não resposta e não fizemos como a regra impõe.

Nenhum movimento autoritário gosta de transparência. Se o caminho está dado de transparência é pra deixar as coisas mais participativas.


Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:34 »
Ninguém cortou os braços do usuário nem os dedos. Ele ainda pode criar novamente o tópico na área correta e continuar o debate. Alias, aposto que da próxima vez ele irá postar dentro das regras. Se ele postou uma vez e aconteceu isso, ele já se liga de que não pode. Imagine só todo mundo postando em maiúsculas poraí... ia ser um grande caos.

Você entra no forum querendo ajudar alguém numa área que você entenda e vê posts com títulos como:
ME AJUDE!!!
HELPPPPP!!!!!
ALGUEM ME DA UMA FORÇA???
SoCORROOOOOO!!!

Trancou o post? Sim. Agora ele cria outro. É simples. No próximo ele cria corretamente e não será trancado. Se por um lado nós ficamos mais intolerantes em relação ao cumprimento das regras, por outro as regras ficaram mais tolerantes. Então não acha melhor uma regra mais tolerante e cumprida a uma regra intolerante nem sempre cumprida? Os moderadores só estão tentando organizar o forum.

E se cada moderador for editar o título de cada mensagem irregular, os usuários vão começar a postar de qualquer jeito, afinal depois o moderador arruma.

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:59 »
Ninguém cortou os braços do usuário nem os dedos. Ele ainda pode criar novamente o tópico na área correta e continuar o debate. Alias, aposto que da próxima vez ele irá postar dentro das regras. Se ele postou uma vez e aconteceu isso, ele já se liga de que não pode. Imagine só todo mundo postando em maiúsculas poraí... ia ser um grande caos.

Você entra no forum querendo ajudar alguém numa área que você entenda e vê posts com títulos como:
ME AJUDE!!!...

Ok, mas eu acho que esse é o trabalho de um moderador.
O que eu quis dizer no início do tópico é que eu achei bobeira ter trancado o tópico do usuário só porque estava com Caps Lock, não era necessário tudo isso, o moderador poderia ter editado o titulo e avisado o usuário diretamente no post.
Mas se você acha isso muito incoveniente então faça com que a visualização de novas MP's seja melhor, que apareça uma pop-up ou outra coisa BEM VISIVEL, pois da maneira que está não dá.
Outra coisa, analisei melhor o post e verifiquei que o prazo dado ao usuário, para que ele arrumasse o titulo foi de 30 minutos, não sei se quando o moderador tranca um tópico ele atualiza a data, acredito que não.
Agora, só quero saber uma coisa, quem daqui, quando vem e faz uma pergunta, fica entrando de 5 em 5 minutos para saber se já teve uma resposta?
Vamos supor que o usuário tenha uma conexão discada, o que não é impossivel, e que ele tenha conectado apenas para postar sua dúvida e no fim de semana venha até o fórum para conferi-la.
E outra coisa, eu não sei porque a implicancia com o CAPS LOCK!
Ok, é chato?
Concordo, é muito chato, mas eu acho que a medida tomada não foi das melhores.
Ainda acho que a melhor opção seria ter editado o titulo e advertido o usuário diretamente no post dele.
Mas se apesar de tudo que coloquei aqui o pessoal da adminstração preferir continuar com essa politica, então que eles melhorem o sistema de aviso dos MP's e que deem mais tempo para as pessoas fazerem a edição.
Até mais pessoal  ;)

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Alcatraz, precisa funcionar desta maneira?
« Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2006, 20:04 »
Eu entro no fórum de 5 em 5 minutos pra ver se a minha questão foi respondida  ;D.