Autor Tópico: Repartições do HD após formatação e instalação Ubuntu  (Lida 1486 vezes)

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Repartições do HD após formatação e instalação Ubuntu
« Online: 18 de Setembro de 2015, 13:31 »
Olá pessoal... agradeço antecipadamente a atenção...

Quero saber quando se formata um PC por completo, e se instala o Ubuntu ( estou formatando um PC com Win 8.1), como fica dividida as repartições do HD? Caso eu tenha deixado apenas uma Unidade C: como raiz e única?

Nota: Tem partiçoes que é  do sistema, que o PC e o Win criaram para outras funções de segurança e demais.

Preciso criar uma partição Swap, e outra /home, para o Ubuntu usar depois na instalação, ou ele fará isso automaticamente?

Nota: Estarei usando a opção da instalação do Ubuntu, para formatar e instalar o Ubuntu, aquela que exclui todos arquivos, programas e unidade C:


Obrigado, Rogerio

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Repartições do HD após formatação e instalação Ubuntu
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2015, 14:35 »
Teria que testar para ver melhor, mas acredito que aquela instalação automática só vai criar uma partição swap e outra /. Sempre aconselho a usar a opção avançada na hora de instalar.

Então, faça backup dos seus dados, crie uma mídia de boot do Ubuntu, inicie o computador por ela, escolha a opção experimentar sem instalar e veja se funciona legal. Então, abra o Gparted e particione da maneira que desejar. Normalmente uma swap com o tamanho da RAM e uma / com 30GB são suficientes. O restante ficaria com a /home.

Agora, para quem está começando no Linux, acho melhor manter o Windows em dual boot. Mas claro, você tem liberdade de escolher o que acha melhor, mas lembre-se de pelo menos testar o sistema antes de instalá-lo pela mídia de boot.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Repartições do HD após formatação e instalação Ubuntu
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2015, 15:16 »
Teria que testar para ver melhor, mas acredito que aquela instalação automática só vai criar uma partição swap e outra /. Sempre aconselho a usar a opção avançada na hora de instalar.

Então, faça backup dos seus dados, crie uma mídia de boot do Ubuntu, inicie o computador por ela, escolha a opção experimentar sem instalar e veja se funciona legal. Então, abra o Gparted e particione da maneira que desejar. Normalmente uma swap com o tamanho da RAM e uma / com 30GB são suficientes. O restante ficaria com a /home.

Agora, para quem está começando no Linux, acho melhor manter o Windows em dual boot. Mas claro, você tem liberdade de escolher o que acha melhor, mas lembre-se de pelo menos testar o sistema antes de instalá-lo pela mídia de boot.

oLá Anderson....muito obrigado por responder...eu já testei em outra maquina..to gostando do Ubuntu, e não pretendo voltar ao Win, por questões de princípios. morais.

Já passei todos meus arquivos para um hd externo, e estou pronto a iniciar, mas ainda fiquei com duvidas... Se uso a opção avançada, poderia criar a "/" , "/home" e a swap, isso eu sei, pois fiz na outra maquina, porem com dual boot ( com o Win), mas dessa vez eu quero que o Ubuntu seja o unico, sem win na minha maquina...quero meu pc limpinho...porem com as unidades separaradas como falo acima, entao isso é que vc quer dizer usar o gparted? poderia usar as opçoes avançadas, e fazer isso, sem usar esse Gparted? ou é a mesma coisa??? rsss desculpe se a pergunta é um tanto inocente!!!!rssss

Outra duvida, se isso é um aplicativo para o Ubuntu, como posso usa-lo, antes de instalar o Ubuntu? faria posteriormente a partição?

Obrigado novamente!!!!!!!!!!!!!  :)


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Repartições do HD após formatação e instalação Ubuntu
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2015, 16:18 »
Realmente não tem a necessidade de usar Gparted. Eu prefiro usar porque acho melhor para ajustar o tamanho das partições. Por exemplo, a aquele particionador das opções avançadas, para criar uma swap de 4GB (que na verdade são GiB), você precisa marcar 4*[(1024^3)/(1000^3)] MB (uns 4295MB) pelo particionador da instalação. Mas se você usar o Gparted, seria 4*1024MiB (4096 MiB). Só o padrão que muda, o instalador usa base 10 (K=1000, M=1000*K, ...) e o GParted usa base 2 (Ki=1024, Mi=1024*Ki, ...). No fundo, não muda nada, mas eu só prefiro usar o Gparted só por questões de unidade mesmo. Veja essa tabela:

https://en.wikipedia.org/wiki/Template:Bit_and_byte_prefixes

Mas sei que dá para mexer nas unidades nessas opções, mas qualquer uma que usar, você não deve ver diferença, já que marcar o tamanho das partições é algo livre, não tem regra exata para isso. Em resumo, é mais uma questão de perfeccionismo mesmo. Então se funcionou para você, faça do jeito que fazia antes.

O GParted vem na live iso do Ubuntu, então na hora de instalar não precisa instalá-lo. Mas depois de formatar o PC, se quiser usá-lo tem que instalar no sistema (tem na Central de Programas).

Você disse que testou o Ubuntu em outra máquina, agora apenas teste ele brevemente para ver se ele roda bem nesse outro PC também (pois pode haver alguma incompatibilidade). Quanto ao particionamento, a diferença é que agora você deve apagar a partição do Windows completamente na hora que for partiocionar para realizar a instalação. Basta fazer isso que terá apenas o Ubuntu instalado aí.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2015, 17:16 por Anderson_Coelho »

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Repartições do HD após formatação e instalação Ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2015, 02:11 »
Realmente não tem a necessidade de usar Gparted. Eu prefiro usar porque acho melhor para ajustar o tamanho das partições. Por exemplo, a aquele particionador das opções avançadas, para criar uma swap de 4GB (que na verdade são GiB), você precisa marcar 4*[(1024^3)/(1000^3)] MB (uns 4295MB) pelo particionador da instalação. Mas se você usar o Gparted, seria 4*1024MiB (4096 MiB). Só o padrão que muda, o instalador usa base 10 (K=1000, M=1000*K, ...) e o GParted usa base 2 (Ki=1024, Mi=1024*Ki, ...). No fundo, não muda nada, mas eu só prefiro usar o Gparted só por questões de unidade mesmo. Veja essa tabela:

https://en.wikipedia.org/wiki/Template:Bit_and_byte_prefixes

Mas sei que dá para mexer nas unidades nessas opções, mas qualquer uma que usar, você não deve ver diferença, já que marcar o tamanho das partições é algo livre, não tem regra exata para isso. Em resumo, é mais uma questão de perfeccionismo mesmo. Então se funcionou para você, faça do jeito que fazia antes.

O GParted vem na live iso do Ubuntu, então na hora de instalar não precisa instalá-lo. Mas depois de formatar o PC, se quiser usá-lo tem que instalar no sistema (tem na Central de Programas).

Você disse que testou o Ubuntu em outra máquina, agora apenas teste ele brevemente para ver se ele roda bem nesse outro PC também (pois pode haver alguma incompatibilidade). Quanto ao particionamento, a diferença é que agora você deve apagar a partição do Windows completamente na hora que for partiocionar para realizar a instalação. Basta fazer isso que terá apenas o Ubuntu instalado aí.

Muito obrigado novamente plea "Aula"...rsssss eu fecho aqui este tópico muito bem atendido!!!!!!!! ;)