Autor Tópico: Monitor com resolução baixa  (Lida 2184 vezes)

Offline ruysabino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Quer ser livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Blog do Sabino
Monitor com resolução baixa
« Online: 17 de Setembro de 2015, 16:36 »
Tenho quase 10 máquinas rodando Linux na empresa onde trabalho, porém tem um bug chato com o XFCE, seje no Xubuntu quanto no Linux Mint, a resolução do monitor as vezes só aceita resoluções baixas, a maior é 1024x768..em um monitor de 19" fica horrível, e o engraçado que tenho as mesmas configurações em outros equipamentos e a resolução chega até 1900x1200 ..não sei o que pode ser..são Workstations Lenovo..com i3 4 Gigas de Ram...super máquinas, ja fizeram um abaixo assinado pra colocar o rWindows de volta por causa deste problemas! Alguém já passou por algo assim?
« Última modificação: 17 de Setembro de 2015, 17:17 por ruysabino »

Offline joserley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re:Monitor com resolução baixa
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2015, 11:25 »
Ola Ruysabino !

Bem. Já tive vários problemas parecidos e alguns sem solução. Mas vou te dar um resumo rápido de duas soluções que consegui.

Em uma delas percebi que o monitor da Samsung apesar de ser exatamente o mesmo modelo ele era diferente. Observei que o pedestal era quadrado enquanto os demais tinham o pedestal redondo. Desconfiei que tinha alguma coisa de diferente na eletrônica também. Ele só aceitava resolução de 102x768 apesar de ser de 20". (mas infelizmente no windows funcionava normalmente). Descobri depois de muito "google" de fato ele tinha uma "firmware" diferente e que pelo jeito era incompatível com linux-placa onboard-monitor.
Neste caso a solução adotada foi a instalação de uma placa de vídeo NVIDIA PCIE com 512 mb 64 bits que era das mais baratas. Foi preciso reinstalar o linux para que o problema fosse resolvido.

Em outro caso, em uma placa da GIGABYTE G41 tivemos um problema parecido e a solução foi simplesmente uma atualização da BIOS da placa mãe. E claro uma nova reinstalação do linux.

Bem. Esta foram as minhas experiências com problemas parecidos com o seu. Espero que ajude.

Joserley !.