Autor Tópico: Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop) [RESOLVIDO]  (Lida 11167 vezes)

Offline bnascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2015, 17:46 »
Acho que investigar a acpi do boot é uma boa. Mas, não sei por onde começar nesse caso.
A questão do link down foi por que o teste que enviei foi feito via wifi. Mas, o mesmo acontece em outras redes a cabo ou wifi. O meu cabo está ok. Inclusive se eu rodar a mesma versão do ubuntu na minha máquina via boot USB vai funcionar.
Alguma sugestão sobre como proceder com acpi?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2015, 17:53 »
vc sabe manipular o GRUB, em sua máquina?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bnascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2015, 19:16 »
Já manipulei o grub algumas vezes.
Atualmente eu uso o Grub Customizer.
Eu tinha definido uns parametros no Kernel para acpi.
quiet splash acpi=force

Offline sarinvx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2015, 22:06 »
Oi pessoal. Estou, aparentemente, com o mesmo problema :

(tinha o mint instalado, apaguei e instalei o ubuntu há pouco, última versão disponível, 64bits)

Tenho internet à rádio (cabo de rede + conexão pppoe). No Windows, a conexão de rede fica sempre como "rede não identificada" e conexão limitada, o que não faz a menor diferença pra mim, pois assim que eu mando conectar a conexão pppoe meu acesso fica normal. No windows 7 se eu não me engano, a conexão ethernet ficava normal, mas obviamente eu só conseguia conectar depois de abrir a conexão pppoe. Ou seja, pra resumir : ethernet não identificada, conecto pppoe e internet OK (continua ethernet não identificada, mas navega normalmente).

Pois bem, não consegui conectar no Mint nem estou conseguindo no Ubuntu.

Primeiro, antes mesmo de tentar configurar qualquer coisa, a conexão "wired" ficava toda hora dando aviso que não era possível conectar. Depois, fui tentar achar onde criar uma nova conexão pra criar a pppoe e não encontrei.

Procurando informações, vi que era pra fazer o comando pppoeconf. Ok, fiz, coloquei usuário, senha e NADA...

Não conecta de jeito algum. Fui no "gerenciador de hardware" pra ver se tinha alguma coisa errada e ele só traz informação de kernel, versão do linux, processador, mas nada de rede. Fui no gerenciador de drivers mas diz que "não há nenhum driver proprietário"...

Agora, o Network Manager indica que as conexões wired não "estão gerenciadas" ou algo assim (no programa que fica na bandeja, antes tinha opções de configurar a wireless, cujas conexões disponíveis aparecem normalmente - mas eu não tenho, uso wifi virtual no windows pq meu roteador queimou - e a opção de configurar as redes wired não aparecem mais).


Enfim, se alguém souber me dar uma luz, agradeço !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2015, 22:35 »
Já manipulei o grub algumas vezes.
Atualmente eu uso o Grub Customizer.
Eu tinha definido uns parametros no Kernel para acpi.
quiet splash acpi=force

Tenta mudar p/ acpi=off e reinicia. Isso vai desativar vários sub-sistemas, então mantenha uma segunda entrada no grub com os parâmetros antigos, pro caso de não dar certo catastroficamente (ou seja, travar tudo).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bnascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2015, 23:27 »
Citar
Tenta mudar p/ acpi=off e reinicia. Isso vai desativar vários sub-sistemas, então mantenha uma segunda entrada no grub com os parâmetros antigos, pro caso de não dar certo catastroficamente (ou seja, travar tudo).

Zekkerj,
também já havia tentado colocar a acpi=off  e não funcionou.
Minha configuração estava acpi=force.

Já não sei mais o que fazer. Estou a 2 dias lendo fóruns e etc... Nada soluciona.
Ainda a pouco tentei ir pelo modo recovery. Fui em network habilitar rede.
E vi uma mensagem estranha:
network-manager start/running, process 784
Modemmanager[756]:  <warn> Couldn't find support for device at 'sys/devices/pci  0000:00/0000:00:1c.0/0000:02:00.0': not supported by any plugin
Modemmanager[756]:  <warn> Couldn't find support for device at 'sys/devices/pci  0000:00/0000:00:1c.4/0000:04:00.0': not supported by any plugin

Fico pensando se é algo no grub. E se arrisco restaurar o grub pelo modo de recuperação. Já não sei mais o que fazer.

Offline bnascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2015, 23:35 »
Um detalhe que achei
as informações 0000:02:00.0 e 0000:04:00.0 são respectivamente informações de barramento: pci
 da interface sem fio e da ethernet. Se é que isso ajuda em algo.
Vamos lá pessoal... alguém dê uma luz ai.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #22 Online: 12 de Setembro de 2015, 01:18 »
Vc pode tentar retornar ao kernel padrão do Ubuntu, veja se reverte o funcionamento da rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bnascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #23 Online: 12 de Setembro de 2015, 01:27 »
Faço isso pelo Live-USB Ubuntu?
Que acha de reinstalar o network-manager antes?
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 01:28 por bnascimento »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #24 Online: 12 de Setembro de 2015, 02:47 »
Não, pelo próprio sistema dá pra fazer. Aliás, o kernel padrão fica instalado, vc pode só forçar o boot com ele e ver no que dá.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bnascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2015, 08:21 »
Zekkerj,
desculpa a ignorância de conhecimento... mas sinceramente não to conseguindo visualizar que relação o kernel poderia ter com meu problema. Você poderia me dar uma luz?
Estou achando essa ação muito forte para o meu SO. A maioria das minhas coisas estão nele e funcionando. O único problema é esse NetworkManager que não consegue estabelecer conexão com nenhuma rede  :'(

Offline bnascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop)
« Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2015, 09:25 »

Offline bnascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop) [RESOLVIDO]
« Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2015, 11:13 »
Pessoal,
resolvi o problema. O network-manager estava bugado.
Ainda não descobri o motivo de ter ocorrido o problema.
Mas, segue a solução:
#sudo service network-manager stop
#sudo apt-get purge network-manager

download:
network-manager_0.9.8.8-0ubuntu7.1_amd64­.deb
install


#sudo apt-get upgrade
#sudo apt-get install network-manager-gnome

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS desconectando a rede (em loop) [RESOLVIDO]
« Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2015, 19:04 »
Zekkerj,
desculpa a ignorância de conhecimento... mas sinceramente não to conseguindo visualizar que relação o kernel poderia ter com meu problema. Você poderia me dar uma luz?
Estou achando essa ação muito forte para o meu SO. A maioria das minhas coisas estão nele e funcionando. O único problema é esse NetworkManager que não consegue estabelecer conexão com nenhuma rede  :'(
Kernels diferentes podem tratar o gerenciamento de energia de forma diferente, essa era nossa hipótese.
Que bom que vc descobriu esse bug no NM, interessante que eu não tive isso em nenhuma das minhas três máquinas (uma no serviço, notebook antigo, notebook novo), todas com o Kubuntu 14.04LTS. Será que o bug era apenas na parte "Ubuntu" do NM?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D