Autor Tópico: Notebook muito lento e esquentando muito.  (Lida 2143 vezes)

Offline BrunoSSA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Notebook muito lento e esquentando muito.
« Online: 04 de Setembro de 2015, 05:23 »
Bom dia amigos, tenho um notebook da Samsung (Ative Book 2, Core i3, 4GB, 500GB ) que está apresentando alguns problemas no Ubuntu, o primeiro é que depois de um tempo instalado ele fica muito lento, quando instalo o Ubuntu ele passa um mês rodando perfeito e ai começa a apresentar lentidão, se abrir mais de 4 abas no chrome, ou se abrir o player junto com qualquer programa ele trava, o que me força a formatar a máquina constantemente.

O segundo é que o notebook esquenta muito quando estou no ubuntu.

Tenho o Windows 10 na mesma máquina faz uns 4 meses e ele não apresenta nenhum desses problemas, já cheguei a abrir mais de 10 abas no chrome e ele continuou rodando perfeito.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Notebook muito lento e esquentando muito.
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2015, 14:01 »
1) Qual a versão/ambiente do Ubuntu está usando?

Citar
[...] quando instalo o Ubuntu ele passa um mês rodando perfeito e ai começa a apresentar lentidão [...]

Como você diz que o sistema passa cerca de um mês rodando bem, sem problemas, então é algo que vai ocorrendo progressivamente e vai deixando o computador lento. Arquivos temporários e falta de espaço são candidatos.

2) Quando ele estiver nesse período de lentidão precisa procurar ao menos observar o uso de memória, geral e swap, e ainda o espaço em disco disponível.

a) observar de forma dinâmica o uso de memória ram para identificar processos que estejam consumindo muita memória:

Código: [Selecionar]
top
(se estiver usando o Ubuntu-Unity também pode utilizar com interface gráfica o "Monitor do Sistema", que possui uma aba "Processos".

b) observar de forma estática o uso de memória:

Código: [Selecionar]
free -tom
Faça exatamente quando estiver acentuadamente lento o sistema, para registrar o uso principalmente da swap.

c) observar o espaço em disco que está sendo utilizado:

Código: [Selecionar]
df -hT

Citar
[...] se abrir mais de 4 abas no chrome [...]

3) O que acontece quando se usa o Firefox?
Experimente com outros navegadores, principalmente ver o que acontece usando o Firefox.

Esse é o mínimo de informação para começar a "caçar" qual possa ser o problema.

 

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.