Autor Tópico: Ubuntu Gnome 15.04 Quando fecha a tampa do note, trava e não volta mais.  (Lida 2998 vezes)

Offline lucasSP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Olá amigos, bom dia!
Instalei o ubuntu recentemente, e noto que cada vez que eu fecho a tampa do notebook, e que há programas em execução ele trava totalmente e não volta mais. Aí tenho que forçar um reset. Noto também que a a parte esquerda do notebook fica quente (onde fica coller, processador e as entradas usdb e HDMI)
Caso eu feche todos os programas antes e suspenda o pc fechando a tampa, ele volta ao normal quando abro.

Alguém tem uma luz? haha
Grato!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2015, 11:42 por lucasSP »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Gnome 15.04 - Quando fecha a tampa do note, trava e não volta mais.
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2015, 02:05 »
Então, / lucasSP/,

Use a função "Modificar" e altere no post inicial o tamanho das letras do título do tópico, o qual está em maiúsculas (caixa alta), o que não é permitido pelas regras do Fórum.

Expressões em caixa alta no "internetiquês" ou "netqueta", a etiqueta da internet, desde tempos idos, desde os primórdios da internet, estabeleceu-se que equivalem a estar gritando e evidentemente não queremos estar gritando ao falar com outros, não é mesmo?

Confira aqui tais regras, especialmente o item 8 e incisos, antes que possamos debater a questão técnica propriamente dita.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

Não adianta iniciar tratando do assunto e em seguida o tópico ser enviado pela Moderação à Quarentena por estar em desacordo com as regras, o que tornará qualquer esforço perdido e tempo inutilmente desperdiçado.

Corrigida essa questão administrativa, informe a configuração do seu hardware (cpu, ram, motherboard, gpu), marca e modelo, se existirem, podem ajudar a encontrar uma solução.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:UBUNTU GNOME 15.04 Quando fecha a tampa do note, trava e não volta mais.
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2015, 09:10 »
Tava com o mesmo problema e tava com preguiça de procurar a correção. Com teu problema fui procurar pra resolver o meu e passar a solução :)

Achei aqui este tutorial: http://tipsonubuntu.com/2015/04/30/ubuntu-15-04-auto-shutdown-lid-closed/

Basicamente editar o arquivo /etc/systemd/logind.conf e inserir a linha abaixo:

Código: [Selecionar]
HandleLidSwitch=hibernate
Tem um comando para reiniciar o serviço mas pra mim não funcionou mas reiniciando o sistema ficou resolvido pra mim.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline lucasSP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Gnome 15.04 - Quando fecha a tampa do note, trava e não volta mais.
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2015, 11:43 »
Então, / lucasSP/,

Use a função "Modificar" e altere no post inicial o tamanho das letras do título do tópico, o qual está em maiúsculas (caixa alta), o que não é permitido pelas regras do Fórum.

Expressões em caixa alta no "internetiquês" ou "netqueta", a etiqueta da internet, desde tempos idos, desde os primórdios da internet, estabeleceu-se que equivalem a estar gritando e evidentemente não queremos estar gritando ao falar com outros, não é mesmo?

Confira aqui tais regras, especialmente o item 8 e incisos, antes que possamos debater a questão técnica propriamente dita.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

Não adianta iniciar tratando do assunto e em seguida o tópico ser enviado pela Moderação à Quarentena por estar em desacordo com as regras, o que tornará qualquer esforço perdido e tempo inutilmente desperdiçado.

Corrigida essa questão administrativa, informe a configuração do seu hardware (cpu, ram, motherboard, gpu), marca e modelo, se existirem, podem ajudar a encontrar uma solução.

Tudo bem, desculpe, ja modifiquei. Thanks

Offline lucasSP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:UBUNTU GNOME 15.04 Quando fecha a tampa do note, trava e não volta mais.
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2015, 11:46 »
Tava com o mesmo problema e tava com preguiça de procurar a correção. Com teu problema fui procurar pra resolver o meu e passar a solução :)

Achei aqui este tutorial: http://tipsonubuntu.com/2015/04/30/ubuntu-15-04-auto-shutdown-lid-closed/

Basicamente editar o arquivo /etc/systemd/logind.conf e inserir a linha abaixo:

Código: [Selecionar]
HandleLidSwitch=hibernate
Tem um comando para reiniciar o serviço mas pra mim não funcionou mas reiniciando o sistema ficou resolvido pra mim.

Pois é cara, eu vi essa solução também, mas aí só serve para hibernar o sistema, o problema meu está na opção de suspender... Quando eu fecho a tampa com programas abertos ele simplesmente não volta mais. Eu vou colocar o sistema para hibernar por enquanto, até eu achar alguma solução para o suspender. Thanks!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Gnome 15.04 Quando fecha a tampa do note, trava e não volta mais.
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2015, 13:04 »
Apenas uma observação :

Suspender e hibernar, dependem de swap.

Veja quanto tem sua partição swap.

Se inexistente ou pequena, este sintoma ocorre.( não exclusivamente.)

Aumente sua swap e faça um teste.

Swap deve ter no mínimo o dobro do total de sua ram.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Gnome 15.04 Quando fecha a tampa do note, trava e não volta mais.
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2015, 13:50 »
Creio que para poder andar alguma coisa aqui é necessário separar as questões.

Inicialmente é necessário saber se esse específico computador aceita o modo Suspend de forma correta. Isso, em si, não depende do abrir ou fechar a tampa do notebook, que é uma associação posterior. Em alguns hardwares simplesmente não funciona o modo Hibernar ou Suspend no Linux em razão de problemas com drivers.

No Ubuntu 15.04 Gnome, que é o caso presente, as opções de hibernar ou suspender não aparecem no menu de opções de desligamento (botão à direita, barra superior), então é o caso de fazer tais verificações a partir do terminal, para confirmar quais realmente funcionam.

O hibernar ou suspender pressupõe retornar perfeitamente ao estado anterior, isto é, todos as janelas que estavam abertas naquele momento devem retornar exatamente igual ao que estavam. Assim sendo, abra duas ou três janelas, por exemplo, uma do gedit com um texto qualquer (nem precisa ser arquivo existente) e faça a verificação.

Abra um terminal e execute, um por vez:

Código: [Selecionar]
pm-hibernate
Código: [Selecionar]
pm-suspend
Código: [Selecionar]
pm-suspend-hybrid

Tendo executado cada um dos comandos para hibernar/suspender acima, use o botão liga/desliga (power/força) do notebook para retornar, observando pelo menos uns 15 ou 20 segundos, que é o tempo mínimo necessário para o desligamento.

No caso do hibernate, claro, o desligamento será total; no caso do suspend a memória ram ficará energizada e ativa, mas tudo isso requer um tempo mínimo para ocorrer, só após o que deve ser feito o religamento pelo botão de força do equipamento.

Isso irá permitir identificar quais modos realmente funcionam, independentemente do abrir ou fechar da tampa do equipamento.

Informe os resultados.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.