Autor Tópico: Dúvidas com as instalações dos jogos no Ubuntu  (Lida 4019 vezes)

Offline ErivaldoFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Iniciante perdido u.u
    • Ver perfil
Dúvidas com as instalações dos jogos no Ubuntu
« Online: 01 de Setembro de 2015, 15:34 »
Comecei a usar o Ubuntu ontem então:
Quero tirar algumas dúvidas antes da pergunta principal
Pelo costume do windows pra rodar um jogo, tradicionalmente eu precisava de ter os drivers da placa de vídeo atualizados, o DirectX atualizado, e bastava abrir o executável pra entrar no menu de instalação, como nunca fui familiarizado, não entendo o funcionamento das coisas nesse novo modo, daí gero as perguntas:

Existe um programa de obrigatoriedade para rodar os jogos como o Directx no windows. Qual é?
Minha placa de vídeo é uma r7260x, instalei o driver recomendado através da central de apps do Ubuntu, mas não tenho opções de configuração como tinha no catalyst, o que fazer quanto a isso?

Pergunta pincipal: tenho jogos comprados na Steam, quando entro pela steam do Ubuntu, não tem a opção de instalar ou jogar, isso acontece pq ele detecta que tenho esse jogo no meu dual boot pelo windows? Ou pq não há o jogo para Ubuntu? Ou pq devo comprar uma versão Ubuntu para os jogos que queira instalar nele? Ou quais motivos?

Desculpem o tamanho da mensagem, mas ainda não conheço nada do Ubuntu, estou perdidão.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Dúvidas com as instalações dos jogos no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2015, 17:16 »
Boa tarde ErivaldoFilho, bem vindo ao fórum!

Normal termos dúvidas no começo. Quando comecei tinha mais dúvidas que você (não que hoje eu não tenha...). Em geral, é mais fácil pesquisar para tentar achar a resposta que esperar por uma aqui no fórum. Vou tentar responder com o que sei.

No caso do DirectX, ele é uma API da Microsoft, logo, existe apenas para o Windows. O equivalente à ele no Ubuntu e outros sistemas Linux é o OpenGL. Tão poderoso quanto o DirectX (alguns dizem que é mais, mas não concordo, para mim são equivalentes), ele pode ser usado tanto nos sistemas Linux como no Windows.

Não há necessidade de instalar ou atualizar ele no seu Ubuntu. Ele já vem junto com o sistema, e o sistema vai usar a versão mais recente que sua placa de vídeo suportar.

No caso dos drivers da placa de vídeo, você pode usar o driver recomendado através da opção "Drivers adicionais", lá você pode baixar o driver recomendado para sua placa de vídeo e para sua versão do Ubuntu. Você também pode baixar do site da fabricante da placa de vídeo, mas pode não ser tão fácil instalar, embora pesquisando você certamente vai achar como. Os drivers direto da fabricante em geral são mais recentes, mas podem ser mais instáveis. Já no caso do Catalyst, acho que há uma versão dele para o Ubuntu, mas não posso lhe dizer nada há respeito pois nunca usei placa da AMD. Pesquise que você irá achar mais informações.

Agora a pergunta principal a resposta pode te desanimar. Jogos para Windows não rodam no Ubuntu (não nativamente), então acho que os jogos que você tem no Steam só poderão ser usados se eles tiverem uma versão para o Ubuntu. Infelizmente, muitos jogos populares não tem versão para o Ubuntu ou outro sistema Linux, como o GTA, os Call of Duty, Need for Speed e afins.

Você deve procurar se seus jogos tem versão para o Ubuntu para poder baixar e jogar eles através do Steam. Há uma forma de rodar alguns jogos do Windows no Ubuntu através do Wine e PlayOnLinux, mas você é muito iniciante para eu falar deles, e não sei se você deseja isso.

Boa sorte aí, aproveite o sistema e qualquer coisa é só perguntar!

Offline ErivaldoFilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Iniciante perdido u.u
    • Ver perfil
Re:Dúvidas com as instalações dos jogos no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2015, 23:25 »
Muito obrigado Matheus, suas repostas já clarearam bastante minhas dúvidas, vou dá uma pesquisada sobre o catalyst e sobre Wine e PlayOnLinux, sem dúvidas, tenho interesse nisso, se eu tiver mais dúvidas com relação a ambos, perguntarei sim.
vlw
:D

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Dúvidas com as instalações dos jogos no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2015, 05:57 »
Bom dia ErivaldoFilho!

Basicamente, o Wine roda jogos e programas do Windows em outros sistemas, como o Ubuntu e Mac OS X. O PlayOnLinux é um front-end (uma interface) que faz a instalação de programas e jogos mais fácil no Wine.

O pessoal aqui não gosta muito, e realmente os dois não são soluções para nada, mas em caso de jogos que você gosta e que não tem versão para o Ubuntu não há outra solução, há menos que você use o Ubuntu em dual-boot com o Windows, que é uma coisa que gosto menos ainda.

Eu não sabia se você se interessa em usar eles pois há pessoas que não querem ou gostam de enfrentar alguns desafios, digamos assim. Isso porque alguns jogos podem não ser tão fáceis de rodar. Alguns podem rodar com problema. E jogos que não são compatíveis não vão rodar.

Rodo todos os jogos que me interessam e que meu computador aguenta. Desde jogos antigos até alguns mais novos. Dê uma pesquisada aí, qualquer coisa estou aqui.