Autor Tópico: Wifi realtek 8188ce dando problema  (Lida 2081 vezes)

Offline RicardoAndrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Wifi realtek 8188ce dando problema
« Online: 31 de Agosto de 2015, 11:59 »
Olá Pessoal.

Já peço desculpas, pois estou começando a trabalhar com linux agora.

Ontem instalei o ubuntu 14 no meu computador em dual bot, e funcionou tudo normal. Depois de um tempo navegando, a rede desligou e não conectou mais em nenhuma rede wifi.

Procurando um pouco, descobri que a minha placa, uma realtek 8188ce, já é uma velha conhecida de dar problemas no ubuntu.

Tentei atualizar o drive, mas sempre dava um erro na hora de compilar. Me falaram para atualizar para ubuntu 15, mas continua dando problema.

Alguém tem alguma ideia?  :-\

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Wifi realtek 8188ce dando problema
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2015, 14:16 »
Tenho um notebook com uma realtek RTL 8188EE e tive alguns problemas parecidos também, inclusive alguns erros, que não me lembro bem, em instalar o driver do fabricante.

Mas aconteceu o seguinte: estava com o Lubuntu 14.04.2 com o kernel 3.16 e a internet caía muitas vezes e tinha que desabilitar e habilitar o wifi pelo ícone no painel do sistema para voltar. Alternativamente, você pode tentar o comando em um terminal:

Código: [Selecionar]
sudo service network-manager restart
Aí, eu instalei o kernel original do 14.04 que é o 3.13 e os problemas sumiram. Só que precisei formatar o notebook e baixei a iso do Lubuntu 14.04.1, que vem com o kernel 3.13. Mas para minha surpresa, tive problemas de novo, embora em menor intensidade (bem menor) e o wifi voltava sozinho. Mas aí eu alterei algumas configurações da minha rede (acessei as configurações do reteador e fixei um canal e uma largura de banda que antes estavam em automático). E os problemas sumiram. Alterei também o modo de operaçao do wifi.