Autor Tópico: Acesso ao banco  (Lida 10562 vezes)

Offline qasim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Acesso ao banco
« Online: 30 de Agosto de 2015, 00:56 »
Olá pessoal!
É complicado você gostar de Linux mas não poder usá-lo. De uns meses pra cá não tem mais como acessar a minha conta no Banco Banrisul. Já tentei dezenas de tutoriais, mas nada adianta. Nenhum navegador consegue esse feito. Tenho Firefox, Chrome e Opera instalados. O único que tenta acessar mas não encontra o cartão é o Firefox. O Chrome e o Opera já aparece erro de cara. Tenho Java 8 instalado, plugin java ativado no firefox, driver da leitora GemPC USB instalado e atualizado. Mas quando começa a procurar o cartão não encontra, fica só piscando. Alguém tem solução melhor do que migrar para o Windows? Obrigado!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, 01:10 por qasim »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2015, 02:31 »
Citar
Alguém tem solução melhor do que migrar para o Windows?

Mudar de banco é sempre uma opção.
No Bradesco tudo funciona, mas existem outros em que também tudo funciona com Linux.

O cliente deve se adaptar ao banco ou o banco deve se adaptar ao cliente? Essa é a questão.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Acesso ao banco
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2015, 10:17 »
Citar
Alguém tem solução melhor do que migrar para o Windows? Obrigado!

No linux já vimos que esse seu banco não vai funcionar. Então a pergunta que fica pra ti é essa:

Qual é mais fácil e consome menos tempo e dor de cabeça: migrar de banco ou migrar para o Windows?





Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2015, 10:31 »
Virtualizar Internet Explorer no Wine não resolve...?!?!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2015, 10:44 »
Em tempo: se está apenas presumindo que a leitora GemPC Usb usada não esteja funcionando, já que você próprio diz que " já tentei dezenas de tutoriais," o que não deixa de ser um pouco estranho vez que o manual do Banrisul expressamente diz que essa leitora é compatível com Linux.

Banrisul - Manual de Instalação das Leitoras Smart Card

http://www.banrisul.com.br/bob/data/

Banrisul_Manual_de_Instalacao_Leitoras_SmartCard_vrs03062011.pdf

Onde na página 4 consta:

Leitoras compatíveis com o Linux

Gemplus - GemPC

Xiring - TeoBy Xiring
Vasco

Também observo que o site do fabricante Gemalto informa os modelos de Tokens atualmente em uso, informando ainda que alguns modelos não são mais suportados (LEGACY (not supported anymore, no driver update), portanto, é evidente que se for o caso é necessário trocar o Token para um modelo atual.

Os modelos IBBridge K30 e IDBridge K50 são os atuais e os drivers para Linux encontram-se na página respectiva, incluindo o código fonte, o que sempre permitiria compilar, embora esteja claro que é para Debian, portanto, deve funcionar sem problema.


http://support.gemalto.com/index.php?id=usb_shell_token_v2gempckey#.VeMG-cojkbw

http://support.gemalto.com/index.php?id=usb_shell_token_v2gempckey#.VeMHWMojkbw

É  notar que possivelmente o Banrisul deve oferecer suporte técnico já que menciona expressamente a possibilidade Linux (ponto positivo para o Banrisul), além do que a própria Gemalto possui escritórios no Brasil, em Pinhais no Paraná e ainda no Rio de Janeiro, o que abre uma possibilidade adicional de suporte.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso ao banco
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2015, 12:31 »
... e há sempre a opção da máquina virtual. Acho melhor que a opção do Wine.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linogoias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2015, 19:43 »
Boa noite,
Também tiver problemas de conexão com o meu banco ( Caixa e BB).
Tenho uma sugestão, no meu caso o problema era a atualização do java 8, devido as novas definições de segurança do mesmo.
Hoje os níveis de segurança do java 8, são '' Alta'' e ''Muito Alta'', devido isso o ''Firefox'', bloqueava a conexão do meu banco.

Alternativa foi entra no painel de controle do Java  - na sessão Segurança - Listas de exceções de sites - Adicionar o endereço do https// do meu banco - Reiniciar o computador.

Agora digito diretamente no ''Firefox'', o endereço do meu banco ( https//.....), no momento de login e senha, aparecera varias janelas de aviso do próprio ''Java''. Como o seu  banco estará  na lista de exceções de sites do ''Java'', vai lhe permitir ter acesso ao mesmo.

Infelizmente, para ter acesso ao meu ''Home Banking '', necessito do "Java" atualizado.

Abraço.








Offline qasim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2015, 21:04 »
Pessoal...Obrigado por todas as respostas. Estou analisando cada uma delas. Todas serão testadas esta semana e passo pra vcs o resultado. O mais estranho de tudo é que estava funcionando, e do nada não reconhece mais o cartão. O que eu percebi, é que quase todo dia tem atualização no ubuntu. Pode ter havido uma mudança no sistema que esteja impedindo o acesso.

Offline qasim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2015, 21:52 »
Olha gente...tentei de tudo mesmo, mas nada funciona. Acredito que  a leitora não seja mais suportada mesmo, porque está tudo absolutamente correto. Inclusive tentei em vários navegadores no Windows também e não lê mais o cartão. O Estranho é que conheço gente que tem o mesmo leitor que eu e não está enfrentando problemas. Mas valeu pelas dicas. Agora vou entrar em contato com o suporte da Gemalto e ver se eles podem me ajudar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso ao banco
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2015, 02:09 »
... se não funcionou no Windows, seria o caso de considerar essa leitora como defeituosa. Ela chegou a funcionar em algum lugar ou sistema?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline qasim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2015, 12:26 »
... se não funcionou no Windows, seria o caso de considerar essa leitora como defeituosa. Ela chegou a funcionar em algum lugar ou sistema?

Acredite...nesta manhã liguei o pc e tentei acessar o banco e entrou de primeira (?????????????) fiquei sem entender. Uma coisa que fiz de diferente foi que liguei o computador com o cartão já inserido na leitora, mas depois tentei novamente e já não acessa mais nada denovo. Só que desta vez, apareceu um aviso de algo bloqueado pelas configurações de segurança do java. Mas não consigo encontrar estas configurações no ubuntu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acesso ao banco
« Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2015, 12:54 »
Funcionou no próprio Ubuntu?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline qasim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2015, 12:56 »
... se não funcionou no Windows, seria o caso de considerar essa leitora como defeituosa. Ela chegou a funcionar em algum lugar ou sistema?

Acredite...nesta manhã liguei o pc e tentei acessar o banco e entrou de primeira (?????????????) fiquei sem entender. Uma coisa que fiz de diferente foi que liguei o computador com o cartão já inserido na leitora, mas depois tentei novamente e já não acessa mais nada denovo. Só que desta vez, apareceu um aviso de algo bloqueado pelas configurações de segurança do java. Mas não consigo encontrar estas configurações no ubuntu.

Encontrei as configurações do java, mas mesmo acrescentando o site do banco não acessa. Não sei o que aconteceu nesta manhã que permitiu o acesso. Alguém sabe o numero do suporte brasileiro da gemalto? porque sempre que tento algo, remete ao suporte em inglês.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2015, 13:02 por qasim »

Offline qasim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2015, 12:56 »
Funcionou no próprio Ubuntu?

Isso...nem eu sei como!!!!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Acesso ao banco
« Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2015, 13:56 »
Citar
Alguém sabe o numero do suporte brasileiro da gemalto?

Está no site, não são números telefônicos específicos de suporte e sim gerais, mas talvez seja possível obter algo por esse contato.

Gemalto Brasil (Curitiba Manufacturing Site)
Av. N. Sra. da Boa Esperança, 367
83320-970 Pinhais - PR
Brazil
Phone: +55 41 3069 8400

Gemalto Brasil (Rio de Janeiro Office)
Av.das Américas, 500 - Bloco 14, Sala 205
22640-100 Rio de Janeiro - RJ
Brazil
Phone: +55 21 3161 6800
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.