Autor Tópico: LAVA BITS - a hora é agora!  (Lida 9908 vezes)

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
LAVA BITS - a hora é agora!
« Online: 27 de Agosto de 2015, 23:10 »
Prezados,

Participo da lista do Libre Office.
Hoje recebemos uma consideração da própria Eliana Domingues - uma das cabeças do projeto no Brasil - a respeito do fato de a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ter lançado um edital / pregão eletrônico, destinado à compra de produtos Microsoft.

Trata-se de algo muito estranho. Parece que o governo federal não faz mais questão do uso de software livre.

Reconheço que, em atividades muito específicas, o MS Office pode ter alguma vantagem sobre o Libre.
Porém, até que se prove o contrário, para o bancário comum, escrever textos, editar planilhas e fazer pequenas apresentações, o Libre dá e sobra. Sem contar que em muitas situações tem vantagens.

A primeira DESVANTAGEM para nós - do povo - é que nosso dinheiro será pago para comprar algo cuja necessidade é, no mínimo, duvidosa.
E as outras: perderemos a oportunidade de divulgar o Libre e, consequentemente, de termos mais milhares de usuários a usar o sistema e contribuir com seu desenvolvimento. Ou seja, continuaremos mais e cada vez mais dependentes.

Isso sem contar nos probleminhas que tem sido trazidos com o Windows 10. Quem ainda não sabe, sugiro a leitura do que foi publicado hoje pelo Espírito Livre.

Mas o que fazer?
Claro, cada um decide por si.

Eu tuitei para o senador Randolfe Rodrigues, para o Toninho Vespoli (ele deve conhecer gente para ajudar a pressionar, caso se interesse pela causa) e para o próprio MPF, questionando esse pregão direcionado aos produtos Microsoft e sugerindo a LAVA BITS.

Mandei o link pra eles, como agora deixo aqui para vocẽs: http://www5.caixa.gov.br/fornecedores/compra_internet/sistema/upload/arquivos/DOC379032.pdf



Assim, se cada um puder replicar para seus contatos e também questionar as autoridades de alguma forma, talvez possamos fazer renascre algum ativismo NESTE PAÍS, onde muita coisa anda adormecida, apesar de tanto se falar em tenebrosas transações.

P.S.: Vocês devem se lembrar da polêmica a respeito da compra de caças, pela Aeronáutica. Por fim, venceu não apenas quem tinha o melhor produto, mas também quem se propunha a transferir tecnologia.

Pois só com o Libre, o Caligra e coisas assim teremos menor custo e maior conhecimento.

Abraços!
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 00:19 por alevian »
Linux User 586375

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2015, 09:01 »
Citar
A primeira DESVANTAGEM para nós - do povo - é que nosso dinheiro será pago para comprar algo cuja necessidade é, no mínimo, duvidosa.

Não vejo problema nisso. Nem vejo como desvantagem, aliás. O pessoal do banco vai trabalhar melhor com o Office que eles certamente já conhecem.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2015, 18:11 »
Obrigado avisar alevian!

Lembrando também que a Serpro está desenvolvendo uma solução nacional para emails. No pdf que você mandou a caixa também aborda a adoção e licenças para uso do outlook, então acho que seria mais um detalhe a se considerar: porque adotar essa solução proprietária e e estrangeira do outlook quando temos uma livre e brasileira da serpro?

O Brasil está em recessão/crise, esse tipo de coisa precisa ser levado a sério mais do que nunca.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2015, 21:35 »
Sim, rudregues.
E quem tem Thunderbird precisa pagar pelo Outlook? (mesmo sem o desenvolvimento da Serpro).

São curiosos os argumentos da outra parte. Um amigo me disse que a planilha do Libre trava, ao manipular arquivos CSV com 150Mb, coisa que não ocorre com o MS Office.

Eu fico me perguntando quantos bancários terão de manipular esse tipo de planilha. E ainda quantos deles irão usar recursos como Access e outros tantos.

Fora a questão da segurança. Código fechado, banco público, vulnerabilidades... Sinceramente nada fácil essa adoção, salvo se muito bem sustentada.

Devemos aceitar passivamente que as pessoas serão sempre dependentes de um só sistema e/ou de uma só empresa? 
 
Seria muito conveniente observar outras experiências:

http://meiobit.com/295493/munique-cidade-pioneira-uso-linux-deve-voltar-para-o-windows/
(não sei se realmente a Microsoft consegui realizar o que pretendia ali, apesar do apoio político - 10 milhões de euros com uso de software livre não parece economia desprezivel, nem para uma cidade alemã)

http://blogs.estadao.com.br/link/cidade-francesa-abandona-microsoft-office-e-economiza-e1-milhao/
(na cidade francesa também foi registrada economia de milhão de euros, em período menor)

O que nos falta?

Em tempo:

1) na biblioteca / sala de leitura de uma escola, aqui em SP, recentemente colocaram dois micros, com processadores i5 e os malsinados pacotes Oficce - para mim, mais um caso de dinheiro mal empregado. Não falta gestão?

2) no BB deu certo - R$80 milhões de economia, até 2010 - por que na CEF não? http://pt.slideshare.net/supradados/apresentao-banco-do-brasil-e-software-livre

(seria importante que o garfo e outros colegas verificassem com atenção o slide 14 dessa apresentação do BB)

3) Ainda sobre o case BB: RELATO apresentado na última FISL http://softwarelivre.org/fisl16/noticias/banco-do-brasil-comemora-transformacao-da-cultura-em-10-anos-de-software-livre
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 22:59 por alevian »
Linux User 586375

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2015, 12:15 »
alevian, mais uma vez obrigado pelas ótimas informações!

Realmente, no fundo no fundo o maior problema para implementar o software livre é a gestão. Basta criar um plano de migração e ter gestores honestos e dispostos. Sem plano de migração tende a dar muito errado (cada lugar tem suas necessidades e obstáculos), sem gestores honestos tende a ter propina pra colocar o que a Microsoft  quer e sem força de vontade dos gestores qualquer obstáculo vai ser desculpa pra desistir e voltar pra Microsoft (e obstáculos são normais em mudanças).

Gostaria de acrescentar que o Exército Brasileiro criou um plano de migração faz alguns anos e conseguiu, efetivamente, migrar grande parte das máquinas. Muitos quartéis tem Ubuntu LTS com LibreOffice. Inclusive recebo documento em odt do LibreOffice Writer e ods do LibreOffice Impress Presenter. Se der uma pesquisada pela net você pode inclusive encontrar o arquivo pdf com o plano de migração. Nosso companheiro selvaking conhece bem essa parte.

Sabe se tem algum abaixo assinado ou movimento mais específico contra essa ação da Caixa? Link do facebook etc?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2015, 13:02 »
Rudregues,

Essa ideia do abaixo-assinado é muito boa. Veja o exemplo:

http://sierra.force.com/actions/National?actionId=AR0016107&id=701310000008lbEAAQ

Só não dá pra avaliar a efetividade.

No fundo tudo depende muito do envolvimento das pessoas na defesa do SOFTWARE LIVRE / ABERTO.

Acabo de ler o Mangabeira Unguer, na Folha, dizendo que precisamos cobrar intercâmbio tecnológico com a China, mais do que simplesmente vender commodities e comprar manufaturados.

Eu nem gostaria de citar a questão de eventual propina, pois não teria como sustentá-la, só acho uma pena que a companhia multinacional induza gestores nacionais a comprar produtos cuja necessidade é duvidosa - com nosso $. Também não sei se, com código fechado, é possível saber o que entra e o que sai... Mas talvez seja apenas uma deficiência técnica minha.
Linux User 586375

MatheusWillder

  • Visitante
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2015, 16:28 »
Não vejo problema nenhum em se usar software proprietário caso esse traga mais benefícios que sua contraparte livre. Além disso, torna-se mais fácil receber suporte, e quem irá trabalhar com o software também tem que estar acostumado com a plataforma ou então terá que receber treinamento, que durará meses e que irá gerar custos.

O problema que vejo é que seja (mais uma vez) esbanjado dinheiro público em épocas em que são feitos cortes absurdos em várias áreas, como saúde e educação. Infelizmente não tenho forma alguma de chamar a atenção de alguém que pudesse influenciar nesse caso.

Assim, fica aqui registrada minha indignação e apoio, não ao fato de defender o software livre, e sim que não se gaste dinheiro público com algo não muito necessário e que tem boas alternativas.

alevian, veja se esse texto meu lhe interessa: http://me.willder.com.br/2015/06/tablet-pc-governo-pernambuco-dinheiro-publico-crime.html

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2015, 14:58 »
MatheusWillder, irá gerar custos a curto prazo. Mas a longo prazo é bom. Faz com que a comunidade de usuários do LibreOffice cresce e, se chegar ao nível crítico, entrar num ciclo vicioso onde usuários novos entram espontaneamento dentro.

Veja a previsão do orçamento geral da União para 2014
http://files.thebruzundangastimes.webnode.com/200000069-9889f99830/or%C3%A7amento%20fiscal.jpg

Pra mim não falta dinheiro. Ele é, na verdade, mal aplicado. Não há necessidade de colocar tanto do PIB na dívida pública. Podia tirar 1% disso e investir num plano de migração completo pra software livre em diversos órgãos/instituições, incluindo a Caixa.

Brasil ainda é muito colonizado tecnologicamente, na minha opinião uma maior adoção de software livre ajudaria a ter mais desenvolvedores tupiniquins. Sabe, aumentar mais a cultura de colaboradores de projetos abertos. Imagina 10.000 pessoas que só usaram Office na vida. 50 deles gostam de programar etc, mas com o MSOffice não tem essa de colaborar, então eles nem pensam em ajudar no projeto. Agora, imagina esses 10.00 brasileiros usando o Libre, os 50 caras que gostam de programar serão apresentados de outra forma ao Libre, um projeto em que todos estão convidados a ajudar e aprimorar. Pra mim essa ajuda a gerar expertise nacional. Mesmo que seja pouco, é um passo numa maior autonomia tecnológica brasileira. O software livre é o jeito mais fácil pra isso, pois tem menores custos que desenvolver hardware, objetos mecânicos, compostos químicos etc.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2015, 16:41 por rudregues »
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2015, 15:37 »
rudregues, eu sei que não falta dinheiro, e também que o dinheiro arrecadado é mal aplicado, jogado fora, desviado (tanto em grande como em pequena quantidade), e tantas outras coisas que fazem do país o que você vê hoje.

Eu gosto de sonhar, seria muito bom ver alguns órgãos do governo migrando para o Software Livre, seja qual for, mas esperar o que você sugeriu é como plantar uma alface e esperar que ela dê laranjas.

Em tempo: Alguém aqui já ouviu falar da ABIN? AEB? Não deixem de conferir nossas conquistas  :)

É como eu disse alguns dias atrás, não é fácil ter esperança no povo brasileiro :/

Ah, sim: acho que sua imagem ultrapassa o limite permitido pelas regras do fórum. Só avisando para não ir para a Quarentena...

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #9 Online: 31 de Agosto de 2015, 17:17 »
MatheusWillder, obrigado pelo toque sobre o tamanho da imagem.

Realmente, o link que você mandou faz refletir: o povo brasileiro tem muitas qualidades afetivas, mas no assunto realizar projetos importantes a longo/médio prazo falhamos. Mas acho que quem conhece a filosofia do software livre, pelo menos a maioria, ganha mais consciência sobre a importância do compartilhamento de conhecimento, de agir em comunidade em prol de algo maior e que beneficiará a todos.

Eu sei que as chances do que eu falei acontecerem no presente momento são mínimas, quiçá desprezíveis. Mas é fato que não podemos deixar de questionar certas coisas acontecerem, como esse leilão voltado à produtos da MS. Se o governo quer fazer isso precisa dar um motivo muito bom. Afinal, a prioridade do governo, pelo menos em força de lei, é ou não é o software livre?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

MatheusWillder

  • Visitante
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2015, 20:56 »
Sobre o link que passei, vale dizer que mesmo em um país com todas as dificuldades, desigualdade e falta de incentivo à ciência, há cientistas brasileiros que se destacam por suas pesquisas e descobertas, além do esforço que tem que fazer para ser se tornar cientista em um país como o nosso.

Já quanto ao lado que o Governo está em relação ao Software Livre, há muito tempo deixei de levantar a bandeira do Software Livre, assim, reforço que sou contra a compra de produtos da Microsoft, mas não digo isso em prol do LibreOffice ou qualquer outro software.

Admiro toda a(s) Comunidade(s) do Software Livre e seus projetos, em especial o Debian, e ajudo como posso, mas infelizmente, é uma questão deveras secundária para ser pensada no momento pelo nosso Governo, não dá para pensar nisso quando nossa própria ciência está morta... junto com toda a educação...

É uma questão muito complicada e que não cabe ser discutida nesse fórum. Mas reforço: sou contra a compra de produtos da Microsoft.

P.S.: o link dessa mensagem é muito mais interessante que o anterior, recomendo ;)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2015, 16:32 »
Esse link que você mandou é da pesada...

É toda essa conjuntura do país que nos leva a perder as esperanças, mas se isso acontecer quem mais vai alertar as pessoas sobre isso? Em relação a software livre no Brasil, vejo a galera dos fóruns sobre Linux como a barreira entre uma pequena parcela da população conhecer o SL e o restante que nunca ouviu falar. Se essa barreira cair, nem os poucos adeptos vão se manter...

Também ajudo no que posso (já reportei bug, divulguei programas alternativos, ajudei amigos com instalação, corrigi programas etc). Acho que é essa possibilidade de me envolver que não me tirou totalmente a esperança.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2015, 00:38 »
Lamentavelmente, recebemos mais um golpe:

http://br-linux.org/2015/01/ministerio-do-planejamento-abandona-o-expresso-do-serpro-e-adota-e-mail-da-microsoft.html

(notar que essa notícia é da Convergência Digital / UOL, apenas reproduzida pelo br-linux.org)

Vejam o que o mesmo Convergência Digital publicou em 2013, no auge da crise de espionagem, quando Dilma, Merkel e tanta gente ficou mordida com as irregularidades:

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35143&sid=11

Em tempo: trabalho em um órgão estadual em São Paulo - usamos sem problemas solução de e-mail livre.
Verdade que o governo paulista também ajuda demais a M$, comprando máquinas e software além da necessidade, mas para quem esperava do Governo Federal uma outra orientação, é um duro golpe.

Dinheiro nosso, indo para o ralo. Inteligência nossa, embotada.
Autoridades silentes sobre o tema.
Até quando?
 
Linux User 586375

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2015, 12:32 »
Dinheiro nosso, indo para o ralo. Inteligência nossa, embotada.
Autoridades silentes sobre o tema.
Até quando?
Não sei se algum dia uma mudança de mentalidade realmente grande acontecerá. Acho que não. Mas se por acaso acontecer, duvido que esterei vivo para presenciar...
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Randomuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:LAVA BITS - a hora é agora!
« Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2015, 23:02 »
Lamentavelmente, recebemos mais um golpe:

http://br-linux.org/2015/01/ministerio-do-planejamento-abandona-o-expresso-do-serpro-e-adota-e-mail-da-microsoft.html

(notar que essa notícia é da Convergência Digital / UOL, apenas reproduzida pelo br-linux.org)

Vejam o que o mesmo Convergência Digital publicou em 2013, no auge da crise de espionagem, quando Dilma, Merkel e tanta gente ficou mordida com as irregularidades:

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35143&sid=11

Em tempo: trabalho em um órgão estadual em São Paulo - usamos sem problemas solução de e-mail livre.
Verdade que o governo paulista também ajuda demais a M$, comprando máquinas e software além da necessidade, mas para quem esperava do Governo Federal uma outra orientação, é um duro golpe.

Dinheiro nosso, indo para o ralo. Inteligência nossa, embotada.
Autoridades silentes sobre o tema.
Até quando?

É triste ver a população sofrendo e o governo esbanjando dinheiro com produtos desnecessários que muito bem poderiam com um pouco de boa vontade serem implementados facilmente.  Em esfera pública deveria ser prioritário a adoção de software livre pq é de interesse de todos saber o que o código está fazendo com nossos dados.