Autor Tópico: Instalação da versão 5.10 entra em loop em 95%  (Lida 4468 vezes)

Offline vflaube

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalação da versão 5.10 entra em loop em 95%
« Online: 23 de Outubro de 2005, 21:47 »
Tentei instalar o Ubuntu 5.10, diversas e a partir de CD's diferentes, MDSUM da imagem ISO verificada, mas sempre encontrei o mesmo problema:
- a instalação chega aos 95% da instalação de pacotes (instalando o pacote language-pack-gnome-pt-base), e não sai deste ponto.

Na primeira vez em que ocorreu deixei uma noite inteira com o computador conectado à Internet (ADSL), porém na manhã seguinte estava tudo igual.

Abri o quarto terminal (ALT+F4) e verifiquei que aparentemente algo estava em loop (o script de instalação ?), pois ficava repetindo indefinidamente a seguinte mensagem:

"Should I go ahead and install the packages aniway ?
Para continuar , digite "Sim"; para abortar , "Não": Entrada não reconhecida
roduza ou "Sim" ou "Não".

Não consegui identificar a qual pacote a mensagem se referia, até tentei achar alguma coisa em /var/log, (após alguns CTRL+C e CTRL+D) mas como não sei exatamente onde procurar, esta busca foi infritífera.

Anteriormente tinha instalado na mesma partição o Ubuntu 5.04. Para efeito de teste, reinstalei-a  e tudo trancorreu normalmente.

A estrutura de meu HD é um pouco complexa, mas isto não deveria ser o problema, já que outras distribuições funcionam normalmente.

hda1 - 3 MB  -   (utilizada para testes, no momento está com Windows 98 em FAT32);
hda2 - 56 MB - FAT32 - FreeDos
hda3 - 4 GB   - NTFS  - Windows XP
hda4 - container da partição extendida
hda5 - 3 GB   - NTFS  - Windows 2000
hda6 - 3 GB   - FAT32 - Windows 98 SE (isso mesmo! bootando de partição lógica);
hda7 - 3 Gb    - BeFs   - BeOs (na versade: Zeta);
hda8 - 512 MB - Swap
hda9 - 3 GB     - ReiserFS - Ubuntu  (testei também EXT3);
hda10 - 1,6 GB - Kurumin 5
hda 11, 12, 13 e 14 são partições FAT32, não bootáveis, usadas para dados.

Todos os SO tem seu respectivo bootloader instalado na trilha zero de sua própria partição. No MBR, está instalado o XOSL (Extended Operating System Loader, que faz a seleção da partição a ser inicializada).

Hardware: Mb Asus A7S 266VM - 256 Mb Ram - Athlon XP1600.

Será que esqueci de alguma coisa, ou é algum problema com o istalador ?

Agradeço a atenção.
----------------------------------------------------------------------
Valerio F. Laube
Schroeder - SC

Offline vflaube

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalação da versão 5.10 entra em loop em 95%
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2005, 16:11 »
Como não houve jeito de instalar o Ubuntu 5.10 usando a opção Português do Brasil, e aparentemente o problema acontecia durante a instalação dos pacotes para a língua portuguesa, decidi tentar a instalação em lingua inglesa.

- a instalação foi bem sucedida, já na primeira tentativa (apesar de um pequeno problema com a instalação do Grub - creio que devido à estrutura do meu hd -  mas com o qual convivo também em outras distribuições);

- após a instalação utilizei a opção Language Selector ("Sistema/Administração/Escolha do idioma" em português), que baixou uns 50 Mbytes de arquivos;

- reiniciei o Ubuntu e na tela de login (em Sessão), especifiquei que desejaria utilizar o Português. Em seguida fui perguntado se quero que o Português seja meu idioma padrão daqui em diante. Respondi que sim.

- Aparentemente está tudo OK. Todos os menus e aplicações estão em português.
----------------------------------------------------------------------
Valerio F. Laube
Schroeder - SC

Offline efraim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
Instalação da versão 5.10 entra em loop em 95%
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2005, 18:12 »
Cara, impressionante teu particionamento. Por um acaso trabalhas com desenvolvimento? Pra teres todos estes SO instalados? Estou começando a desenvolver com C++ e Qt e necessito testar meu software em todos as versões do Windows do 98 pra cá e ainda não sei como farei. Nunca gostei de ter um HD particionado e um SO em cada uma partição, mas acredito que vou ter que fazer isto. Máquinas virtuais até que funcionam, mas são muito lentas. Tem alguma experiência com isto? []s

Offline vflaube

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalação da versão 5.10 entra em loop em 95%
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2005, 09:19 »
Citação de: "efraim"
.... Por um acaso trabalhas com desenvolvimento? Pra teres todos estes SO instalados? Estou começando a desenvolver com C++ e Qt e necessito testar meu software em todos as versões do Windows do 98 pra cá e ainda não sei como farei.

 []s
Eu não trabalho com desenvolvimento de sistemas, mas teu pensamento está absolutamente correto, quanto à utilidade de um sistema de particionamento similar ao de meu computador.
Leciono as disciplinas de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais em cursos superiores de Sistemas de Informação. Por isso procuro ter pelo menos um conhecimento genérico sobre os Sistemas Operacionais existentes, além disso, para compensar a aridez da teoria, faço atividades de laboratório, onde os alunos desenvolvem esquemas parecidos com o descrito anteriormente.
Diversos alunos que passaram por esta atividade de laboratório reportaram que estão usando, no dia a dia,  sistemas similares justamente na área de desenvolvimento de sistemas, afim de testar seus programas nos diversos ambientes.

Não vejo nenhum problema no fato de ter diversos Sistemas Operacionais instalados em diferentes partições. Qual o motivo de sua reserva quanto a isso ?
Quanto à máquinas virtuais, você tem razão: o desempenho deixa a desejar, especialmente se você não tiver um hardware extremamente poderoso.

Caso você julgue que posso lhe ajudar a estruturar seu hd e instalar diversos sistemas opercionais, inclusive todas as versões do Windows, sugiro ou abrir um novo tópico tópico na lista, ou tratar isto de forma privada.
----------------------------------------------------------------------
Valerio F. Laube
Schroeder - SC

Alexandro Henrique Loch

  • Visitante
Instalação da versão 5.10 entra em loop em 95%
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2005, 08:00 »
Comigo aconteceu algo semelhante, porêm, foi na hora do Login. Aquele sonzinho próprio dos tambores quando aparece a tela do login travou em loop, ficava tocando o tempo todo, e nao adiantava colocar o login certo que não saia daquilo. Engraçado é que antes de instalar no HD eu havia instalado numa máquina virtual, e funcionou direitinho, sem problemas.