Autor Tópico: display desconfigurado  (Lida 3058 vezes)

Offline androidelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
display desconfigurado
« Online: 25 de Agosto de 2015, 10:31 »
Bom dia a todos, não sei o que ocorre utilizo a ultima versão do ubuntu - 32bits, e quando a máquina fica um tempo trabalhando os caracteres e imagens começam a desconfigurar, preciso reiniciar a maquina para resolver isso.
segue erro
http://www.next4dev2.com/imgtestes/erro_linux.png

Offline Douglas Karpinski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:display desconfigurado
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2015, 11:06 »
ola,

por acaso você esta usando a versão 15.04?

se sim, ela ainda esta em fase de teste, aconselho a usar a 14.04 LTS que ja é uma versão estavel.

XD

Offline androidelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:display desconfigurado
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2015, 11:30 »
Obrigado Douglas pela resposta, porém será que terei de perder todas as minhas configurações para fazer esta ação?
gastei um tempo configurando o meu ambiente de desenvolvimento.

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:display desconfigurado
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2015, 12:03 »
A versão 15.04-vivid instalada no meu desktop, está funcionando muito bem.
Somos iniciantes, e como tal, mexemos demais. Isso é positivo, continue. Tenha paciência, calma e pergunte-se: onde foi que eu errei? Sempre, na dúvida, restabeleça os padrões.  E reinicie. Muitas coisas modificamos e aí aparecem os conflitos, normais. A versão 15.04-vivid, me satisfaz.
Tamo junto, em frente!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline androidelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:display desconfigurado
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2015, 12:22 »
Eu desconfio que pode ser meu hardware, utilizo a placa mãe biostar, percebo que quando há processamento massivo de dados, como navegador aberto, netbeans, etc... o display começa a exibir estas falhas de desconfiguração mesmo trabalhando com 32bits (anteriormente instalei o de 64bits, e o erro era pior), não sei se pode ser a placa de video pois estou usando onborad então é nativa da biostar.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:display desconfigurado
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2015, 11:52 »
Então, /androidelp/,

1) Versão do Ubuntu?
Suponho que seja a 15.04, mas confirme.
Pela imagem postada já vimos que o ambiente do desktop é o Unity e a arquitetura você já disse que é 32-bit.

2) Sistema em dual boot (qual?) ou single?

3) Qual a configuração do seu hardware?
Faça um rápido resumo (cpu, ram, motherboard e gpu), marca e modelo, se existirem, podem ajudar a encontrar uma solução.

Você já disse que a motherboard é a Biostar, porém qual modelo mais exatamente?

4) Execute o seguinte comando e cole aqui no post o resultado:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display
5) A tela que você mostra indica se tratar do gerenciador de arquivos (Nautilus).

Observo que nesse tela mostrada os caracteres referentes ao horário (22:26), na barra superior, e ainda a expressão 'Documentos' na barra superior da janela, bem como a entrada 'Recentes', na coluna à esquerda da janela do nautilus, não estão distorcidos, como também os ícones da barra lateral não estão, o que parece indicar uma certa seletividade.

Assim sendo, esclareça: o mesmo problema acontece com qualquer outro aplicativo?

Por exemplo, se estiver com um arquivo de texto aberto (gedit ou LibreOffice) ou ainda com um navegador de Internet (Firefox, Chrome)também acontece a mesma coisa ou é somente com o nautilus?

6) Experimentou anteriormente com alguma outra distribuição para ver se o problema se repete?
Se sim, qual?

7)Quando acontecer o problema, ao invés de reiniciar o sistema, use as teclas Ctrl Alt F1 acionadas simultaneamente, o que o levará a um ambiente texto puro (conhecido como tty).

Para retornar ao ambiente gráfico use as teclas Ctrl Alt F7

Informe se isso funciona.

8 ) Monte um live-pendrive com o Ubuntu-Unity versão 14.04, é algo muito simples e rápido de ser feito.
Então use um pouco a partir do live-pendrive e tente observar se o problema se reproduz na versão 14.04-Unity, antes de pensar em instalar.
Reporte aqui no tópico os resultados desse uso a partir de um live-pendrive com a versão 14.04.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline androidelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:display desconfigurado
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2015, 11:12 »
Ok muito obrigado pelas informações rápidas, desculpe pelo pouco nivel de detalhamento, não estou familiarizado com o linux, porém percebo que é uma grande ferramenta e que possui recursos a qual desejo.

Primeiramente minha placa mãe é biostar G31
com estas informações, conforme sugestão de código genial não conhecia   :
Código: [Selecionar]
  *-display
       descrição: VGA compatible controller
       produto: 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 10
       largura: 32 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:27 memória:fea80000-feafffff porta de
E/S:dc00(tamanho=8) memória:d0000000-dfffffff memória:fe900000-fe9fffff

Sobre os testes, efetuei testes na versão 15.04 64bits "ficou pior", e na versão 32bits "melhorou porém continua com este erro porém menos agressivo que no 64bits",
Este erro de display ocorre em qualquer janela ou programa que eu rode, porém aleatoriamente e gradativamente.

quando efetuo o login já começa pelo background inicial fica meio franzido e o background meio borrado porém bem suave, depois quando vou abrindo os programas como o navegador, netbeans, etc..., este erro começa a ficar mais agressivo a tal ponto de eu não conseguir ler nada. Pelo que percebi se fico mias de 1 hora gerenciando os aplicativos ele começa abrir desta forma, o engraçado que de principio parecia que o mouse era uma borracha pois quando passava por cima da desconfiguração aquela área voltava ao normal.
Eu ainda vou baixar a versão live-pendrive 14.04 para efetuar os testes, caso seja isso vou ficar decepcionado pois perdi tempo configurando e instalando tudo que precisava para o sistema  :-\


« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 11:18 por androidelp »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:display desconfigurado
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2015, 16:46 »
Como mencionado no ítem 7 do post #5 acima, alternar para tty funciona ou não?

Ctrl Alt F1  --> ir para tty

Ctrl Alt F7 --> retornar ao ambiente gráfico

Isto é, ao menos no sentido de temporariamente e durante algum tempo eliminar o problema.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 23:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline androidelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:display desconfigurado
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2015, 10:00 »
não esta ação não resolve, porém quando faço alguma ação na janela com problema ex, passar o mouse, mover a janela, etc... os campos acionados começam a ajustar-se.