Autor Tópico: Iniciar Aplicação como Root  (Lida 3655 vezes)

Offline thiagozg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Iniciar Aplicação como Root
« Online: 24 de Agosto de 2015, 22:00 »
Boa noite galera,

Bom sou usuário Iniciante, sei muito pouco a respeito de como usar o sistema operacional mas estou entusiasmado com o mesmo, estou migrando do windows 8 para ele.

Enfim, dei umas pesquisadas e não encontrei uma solução para meu problema, então resolvi pedir uma ajuda aqui.

Instalei o aplicativo de modelagem Astah Professional, e consegui uma licença por ser estudante, ativei ela, tudo ok!

O problema ocorre ao tentar abrir o atalho pela barra de tarefas na lateral, ao abrir ele como um usuário comum, o programa entende como versão trial, apenas quando o abro com o comando:
$sudo astah-pro
O sistema entende como aplicativo registrado, e não pede que eu compre e tal.

Gostaria de saber como fazer para abrir o programa com o usuário comum pelo atalho, sem precisar utilizar sempre o terminal.

Obs.: já tentei alterar as permissões na propriedade da aplicação pelo nautilus, colocando o Group para meu usuário, e Access: Read and write, ou até mesmo mudar o Owner da aplicação.

Dese já, obrigado pela atenção galera!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Iniciar Aplicação como Root
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2015, 22:53 »
Como você registrou o programa? Pela descrição você fez como root, e o programa guardou isso nos aquivos de configuração dele, relativos a esse usuário (root).

Se é uma chave de ativação, ou algo do tipo, o mais simples é fazer o processo de novo, mas dessa vez abrindo o aplicativo usando seu usuário comum.

Offline thiagozg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Iniciar Aplicação como Root
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2015, 22:16 »
Como você registrou o programa? Pela descrição você fez como root, e o programa guardou isso nos aquivos de configuração dele, relativos a esse usuário (root).

Se é uma chave de ativação, ou algo do tipo, o mais simples é fazer o processo de novo, mas dessa vez abrindo o aplicativo usando seu usuário comum.

Então mas o problema é que se tento instalar sem ser o root (sem o comando sudo), recebo a mensagem permissão negada.

O mesmo aconteceu quando estava configurando o ambiente de desenvolvimento android no eclipse, era necessário q fosse iniciado o Eclipse como Root, pelo terminal com o comando sudo eclipse, do contrário, ao tentar iniciar a máquina virtual (AVD), recebia erros de permissão negada.
Após iniciar o Eclipse e o AVD embutido nele, recebia a mensagem de que o apontamento para a pasta ./android não existia no meu Usuário, para conseguir finalmente usar o ambiente, copiei a pasta do Root para a do meu usuário.

Ou seja, estou bem confuso com esse negócio de root e usuário.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Iniciar Aplicação como Root
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2015, 08:33 »
Dependendo de onde você for instalar e como, o root é necessário. Se é pra ficar no diretório pessoal, então ele não é. E se não funcionar peça ajuda, os arquivos de configuração são por usuário, se tem que abrir como root, é porque você provavelmente errou na instalação.

Offline thiagozg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Iniciar Aplicação como Root
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2015, 21:54 »
Dependendo de onde você for instalar e como, o root é necessário. Se é pra ficar no diretório pessoal, então ele não é. E se não funcionar peça ajuda, os arquivos de configuração são por usuário, se tem que abrir como root, é porque você provavelmente errou na instalação.

Por enquanto estou sem tempo para configurar novamente, por conta de emprego, faculdade e tcc, acho que  vou ir utilizando assim mesmo por enquanto.
Mas e quando a instalação exige a utilização do comando sudo ?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Iniciar Aplicação como Root
« Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2015, 01:14 »
Quando alguma coisa precisa ser gravada fora do seu diretório pessoal. Também pode ser que tenha errado somente na ativação, dependendo de como ela é feita ... tipo, era pra rodar a instalação com sudo (por ex. pra gravar alguma coisa no /etc), e depois tinha que rodar algum comando/abrir o programa com o seu usuário normal pra finalizar, mas você passou batido e fez tudo como root.

Offline jcavalcantef

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Iniciar Aplicação como Root
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2015, 22:23 »
Estava com o mesmo problema mais resolvi assim ..  vai la no terminal e digita sudo chmod 777 -R /usr/lib/astah_professional/ pode ser no seu caso você precisa alterar o caminho mas o problema todo é porque a pasta do astah-professional estava somente para acesso com o root... encontre essa pasta no seu sistema de arquivo e libere o acesso

vlw abraços =)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Iniciar Aplicação como Root
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2015, 17:25 »
Essa é uma terrível abordagem,  777 em qualquer coisa, ainda mais de forma recursiva como fez, dificilmente era a melhor solução.