Autor Tópico: Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu  (Lida 10864 vezes)

Offline niltonvrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Online: 24 de Agosto de 2015, 15:35 »
Boa tarde pessoal,

Bem inicialmente vou explicar minha situação, estrutura de rede e depois o problema.
Não sou muito entendido de Ubuntu (Linux em geral), sei me virar apenas na interface que o S.O. oferece ou então seguindo passos e comandos no terminal de algo na internet que esteja precisando. Como com Windows eu já entendo mais, eu consigo achar algumas coisas quando são parecidas. Enfim, como sou usuário novo, estou introduzindo o que tenho conhecimento com Ubuntu, ou seja, nada. hehe

Todavia, mesmo não tendo conhecimento, tenho uma rede aqui na empresa rodando um servidor da Dell com o Ubuntu 14.04 LTS (instalado e configurado por um amigo). Optei porque desde sempre tivemos um servidor aqui na empresa e sempre rodou Ubuntu , gostava da estabilidade dele e a não necessidade de ficar dando tanta manutenção. Como a empresa cresceu, mais estações foram instaladas e surgiu a necessidade de comprar um servidor melhor que é este Dell com um Xeon 3.4 ghz, 8 gb, etc e tal. A estrutura da rede é a seguinte:
- Provedor de Internet GVT que vem através do Powerbox deles.
- Roteador TP-LINK modelo TL-WR941ND ligado no Powerbox (e o Powerbox ligado nele como WAN, ou seja, o Powerbox é apenas um modem para fornecer internet ao TP-Link)
- Servidor Dell Ubuntu, Servidor de Impressoras e uma estação de trabalho ligado no roteador via cabo ethernet
- 10 a 12 estações de trabalho ligado no roteador via Wi-Fi pelo TP-Link.

Pessoal o que está ocorrendo é o seguinte: de umas duas semanas pra cá, os computadores ligados no Wi-Fi estão estupidamente lentos para enviar arquivos ao servidor mas estão perfeitos para copiar arquivos do servidor. Por exemplo, se eu tenho um arquivo X no meu notebook e quero copiar para o servidor, ele está copiando muito lento que chega a dar um "erro inesperado de rede" e não copia. Já se eu fizer o inverso, tiver um arquivo Y no servidor e copiá-lo para meu notebook, ele transfere de boa numa velocidade razoável para Wi-Fi. Ou seja, abrir um arquivo direto do servidor está tranquilo mas na hora de salvar o arquivo está um Deus nos acuda porque está demorando bastante tempo.

Sei que trabalhar dessa forma o ideal é não utilizar Wifi e a minha intenção é cabear o máximo das estações de trabalho através de 2 switchs que comprei porém ainda não tive tempo pra isso e o que está me encucando é que eu não tinha esse tipo de problema. Já testei com 2 roteadores diferentes da GVT e este Tp-Link mas todos os 3 tem o mesmo problema, o que me leva a crer que talvez possa haver alguma configuração no servidor ubuntu que esteja "melando" essas transferências. É como se a taxa de download fosse bem alta mas a de upload ridícula.

Já testei a transferência via cabo ethernet e funcionou muito bem, o problema é só com o WiFi mesmo. Mas repito: há umas 2-3 semanas atrás eu não havia esse problema e enquanto eu não consigo cabear, trabalhar via WiFi como era antes me atenderia bem.

Amanhã vou atualizar o firmware do meu roteador (que é novo) para ver se muda em algo, mas não estou tão esperançoso, então resolvi vir logo aqui para ver se alguém sugere algo ou me convença que o problema não é o servidor! hehe

Um abraço e obrigado desde já.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2015, 16:06 »
Olá niltonvrv, seja bem-vindo ao fórum.

Confirme algumas coisas pra mim, p.f.

1. O servidor está cabeado e ligado ao roteador interno TP-Link.
2. As máquinas WiFi estão na mesma rede que o servidor Ubuntu.
3. As máquinas problemáticas não rodam Ubuntu ou qualquer linux.
4. O problema só acontece via WiFi.
5. O problema só acontece na comunicação entre o servidor e as estações de trabalho, não de uma estação pra outra.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline niltonvrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2015, 16:35 »
Olá niltonvrv, seja bem-vindo ao fórum.

Confirme algumas coisas pra mim, p.f.

1. O servidor está cabeado e ligado ao roteador interno TP-Link.
2. As máquinas WiFi estão na mesma rede que o servidor Ubuntu.
3. As máquinas problemáticas não rodam Ubuntu ou qualquer linux.
4. O problema só acontece via WiFi.
5. O problema só acontece na comunicação entre o servidor e as estações de trabalho, não de uma estação pra outra.

Obrigado zekkerj pela resposta rápida! (Belo time por sinal, infelizmente estamos na pior kkkk)

1 - O servidor está cabeado e ligado ao roteador TP-Link - Ok, está correto
2 - As máquinas WiFi estão na mesma rede do servidor - Ok, perfeito
3 - As máquinas problemáticas rodam todas Windows 7 ou 8!
4 - O problema só acontece via WiFi (não aprofundei os testes via cabo, mas nos poucos arquivos que testei de transferência, atingiram boas velocidades (4 mbps) portanto conclui que é só via WiFi)
5 - Esse teste não tinha feito, mas de qualquer forma fiz aqui agora o seguinte teste: Tenho um servidor de impressoras rodando o Windows 7 e está cabeado também. Transferi um arquivo para a pasta pública dele via WiFi sem problema algum! Foi numa taxa de 1,5 mbps e de forma bem aceitável. Então concluo que sim, o problema só acontece na comunicação entre servidor e estações de trabalho (via wifi).

Confesso que não estive verificando em conjunto com várias estações de trabalho, apenas da minha que é um notebook, mas me parece um pouco melhor as taxas de transferências de outras estações para o servidor. Transferem cerca de 500 kbps e não dão o "erro inesperado".

Caso precise de mais confirmações, estou a disposição!

Um abraço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2015, 01:42 »
Certo. Agora precisamos determinar se o problema é no ubuntu ou no windows. Dê boot em uma das estações problemáticas com um LiveCD, e teste a comunicação. Se o problema passar, é seu windows.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline niltonvrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:24 »
zekke, entendido. Mas como disse, sou um pouco leigo no Linux e me ajuda esclarecer esta dúvida: eu posso baixar qualquer versão do Ubuntu e gravá-la num CD para utilizar dessa forma ou tem que ser alguma versão específica?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2015, 11:15 »
Use a 14.04 mesmo. É a que você usa no servidor.   Não vai dar para gravar no CD, tem 1GB a imagem ISO. Então grave num DVD ou PenDrive.

Baixe a versão Desktop, 32 ou 64 bits, depende da quantidade de RAM dessas suas máquinas.  Na dúvida, baixe a de 32bits mesmo.

Para baixar: http://releases.ubuntu.com/14.04.3/
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2015, 13:47 »
Se não me engano, há uma imagem otimizada para uso em pendrive. Se vc não achar essa imagem específica, é fácil adaptar a imagem normal pra DVD pra uso em pendrive.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline niltonvrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2015, 15:32 »
Se não me engano, há uma imagem otimizada para uso em pendrive. Se vc não achar essa imagem específica, é fácil adaptar a imagem normal pra DVD pra uso em pendrive.

Use a 14.04 mesmo. É a que você usa no servidor.   Não vai dar para gravar no CD, tem 1GB a imagem ISO. Então grave num DVD ou PenDrive.

Baixe a versão Desktop, 32 ou 64 bits, depende da quantidade de RAM dessas suas máquinas.  Na dúvida, baixe a de 32bits mesmo.

Para baixar: http://releases.ubuntu.com/14.04.3/

Obrigado amigos, consegui baixar conforme o que o galactus falou mesmo, baixei a versão 64 bit, copiei para um DVD e rodei no meu notebook.
Fiz os testes, copiei um arquivo de 80 mb para o servidor e ele me pareceu um pouco mais estável porém em velocidades tipo 200 kb/s também. O mesmo arquivo se copiado para o servidor de impressoras rodando Win 7 copia na faixa dos 1,0mb/s - 1,5 mb/s.

Acho que é uma situação eu conseguiria conviver, mas será que não há um tweak para essas transferências via wi-fi?

Um abraço!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2015, 18:08 »
Se vc copia um arquivo do servidor Ubuntu pro servidor de impressoras, qual a taxa de transferência que consegue?

Estão todos na mesma faixa de endereços?

O IPv6 está ativo em alguma dessas máquinas?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2015, 23:02 »
niltonvrv, você menciona que tudo funcionava bem até duas semanas atrás. O que mudou dessas duas semanas para cá?   O Ubuntu teve alguma atualização do seu sistema? Na rede em particular?

Você também relatou que são 10 a 12 estações de trabalho ligadas por wi-fi!  Todas tem a mesma placa de rede wifi?  São todas de que padrão?  a,b,g,n?

Lembre-se que se todas as 12 estações estiverem fazendo transferência a coisa vai ficar feia mesmo na velocidade de transferência!

Outra coisa, se tiver algum outro dispositivo acessando a wi-fi que tenha um padrão muito abaixo do n a coisa vai ficar pior ainda!

Qual a versão específica do TP-Link TL-WR941ND? É que andei dando uma pesquisada neste roteador e existem 5 variantes do mesmo! Tirando a versão mais nova, deste ano, todas as outras tem atualizações de firmware, pelo menos 3 atualizações!  As versões iniciais possuem atualização de desempenho. Seria bom você verificar isso e se não for a versão mais nova, atualize o firmware do roteador! Dá uma olhada aqui:

http://www.tp-link.com.br/support/download/?model=TL-WR941ND


Existe(m) outra(s) rede(s) wi-fi próxima da empresa?  Está usando o canal mais livre possível?  Quem configurou o Roteador na parte wi-fi?  Já verificou se está tudo correto?

Veja, você disse que tudo ia bem e "do nada" começou a dar pau?   

O que você pode mexer no Ubuntu fica muito limitado pois a placa de rede wi-fi não é ligada diretamente ao Ubuntu, o wi-fi é responsa do TP-link! 

O que você pode fazer para tentar melhorar algo é mudar o arquivo  nsswitch.conf

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/nsswitch.conf
Originalmente na linha hosts está assim:

Código: [Selecionar]
hosts:          files mdns4_minimal [NOTFOUND=return] dns mdns4

Deixe ela assim:

Código: [Selecionar]
hosts:          files dns
E reinicie o servidor!

Desligar o ipv6 dos clientes é outra alternativa, como o zekkerj menciona acima!

O compartilhamento dos arquivos é feito via Samba?  Ou usa outro tipo de compartilhamento?  Existem algumas coisas que podem acelerar o Samba, mas se o wi-fi estiver mal configurado não tem "mexida" que dê solução!

« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, 23:07 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline niltonvrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2015, 10:10 »
Se vc copia um arquivo do servidor Ubuntu pro servidor de impressoras, qual a taxa de transferência que consegue?

Estão todos na mesma faixa de endereços?

O IPv6 está ativo em alguma dessas máquinas?

zekke, a cópia para o servidor de impressoras é quase instantânea (um arquivo de 16 mb nem deu tempo de aparecer a notificação de transferência), visto que os dois estão cabeados e funciona muito bem. A transferência de arquivos do servidor para meu notebook também é bem rápida, atingindo picos de 1,5 mb/s. Conforme falei, copiar arquivos do servidor, abrir arquivos pesados e tudo mais funciona muito bem, mas copiar para o servidor das estações Wi-Fi que está problemático em minha opinião.

Todos os IP's estão na mesma faixa de endereços, DHCP ativo no roteador nas faixas 192.168.1.100 até .199 (o servidor e uma das impressoras são os únicos configurados com IP fixo [servidor .198])

Nenhuma das máquinas utiliza IPv6 aqui, pelo menos nunca foi configurado ou intencionado a ser utilizado (nem sei direito como funciona o IPv6 pra falar verdade).

niltonvrv, você menciona que tudo funcionava bem até duas semanas atrás. O que mudou dessas duas semanas para cá?   O Ubuntu teve alguma atualização do seu sistema? Na rede em particular?

Você também relatou que são 10 a 12 estações de trabalho ligadas por wi-fi!  Todas tem a mesma placa de rede wifi?  São todas de que padrão?  a,b,g,n?

Lembre-se que se todas as 12 estações estiverem fazendo transferência a coisa vai ficar feia mesmo na velocidade de transferência!

Outra coisa, se tiver algum outro dispositivo acessando a wi-fi que tenha um padrão muito abaixo do n a coisa vai ficar pior ainda!

Qual a versão específica do TP-Link TL-WR941ND? É que andei dando uma pesquisada neste roteador e existem 5 variantes do mesmo! Tirando a versão mais nova, deste ano, todas as outras tem atualizações de firmware, pelo menos 3 atualizações!  As versões iniciais possuem atualização de desempenho. Seria bom você verificar isso e se não for a versão mais nova, atualize o firmware do roteador! Dá uma olhada aqui:

http://www.tp-link.com.br/support/download/?model=TL-WR941ND

[...]


galactus, talvez eu tenha omitido algumas informações que eu mesmo eliminei como possibilidade do problema para não estender muito o texto do primeiro post, talvez não devia ter omitido mas vamos lá. Há uns anos até 1 mês atrás mais ou menos nós utilizamos provedor Oi Velox aqui, com um roteador Tp link Td w8968 ADSL2. Tudo funcionava bem, com transferências rápidas e sem problemas. Note que a estrutura da rede era simplesmente um cabo de telefone ligado ao roteador (como ele era ADSL etc) e o resto para as estações e servidor da mesma forma que é hoje. Ocorreu que nesses últimos meses o sinal do Velox começou ficar muito instável, então caia a internet demais e nada deles resolverem. Com alguma frequência também estava caindo o sinal da rede interna fornecida pelo tp link, e como há uns tempos atrás ele já tinha demonstrado problemas (do tipo todas as conexões a cabo pararem de funcionar e o wifi estar funcionando ou vice versa), a confiabilidade nele caiu e resolvi juntar tudo e fazer mudanças em tudo aqui. As mudanças no caso são as que citei inicialmente de trocar para GVT, e como sou usuário doméstico dela também sei que a GVT só funciona com o roteador/modem delas, mas que não é muito bom para gerenciar redes com algum número de computadores, já me antecipei e comprei este roteador tp link atual para utilizar o router GVT apenas como modem e o tplink gerenciar a rede interna mesmo.

Por que eu "eliminei" essas trocas como causas do problema? Porque quando o pessoal da GVT veio instalar, me deram um modem do tipo Sagemcom e o meu tplink ainda não havia chegado. Como não podia parar a rede aqui, deixei funcionando o Sagemcom até chegar o novo e funcionou bem (sem qualquer desses problemas que estou dizendo) por uns dois dias. Ai veio um problema com ele, que o WiFi parou de ser transmitido e tive que ligar para o rapaz lá pra ele trocar o roteador por outro porque este parou. Ele me deixou com dois roteadores para testar, um que ele dizia ser o "top de linha" atual da GVT que é da marca PACE (me parecia mais robusto mesmo) e outro Sagemcom igual. Bom resolvi testar o da marca PACE e ai que começaram esses problemas. Transferências lerdas, instabilidades,  etc, então resolvi tirar esse PACE e por o Sagemcom novo novamente já que não tive problema com ele antes. Ai quebrei a cara, configurei tudo bonitinho e continuou lento e com desempenho pífio, além de todas as limitações de configuração de rede que estes modems da GVT dão. Feito tudo isso, decidi que os modens/roteadores da GVT eram o problema e ia deixar funcionando assim na paciência até o tplink novo chegar.

Ai chegou o tplink, vim num sábado e configurei da forma que lhes passei. A rede interna melhorou significativamente em relação a GVT, questão de estabilidade e também internet mas esse problema específico das transferências lerdas continuaram. Eu acho ainda que quando estava com os GVT, tanto a transferência para o servidor quanto do servidor eram lentas, e com este roteador a transferência do servidor melhorou bem mas para o servidor continuou problemático. Ficou bem extenso mas eliminei as possibilidades dessa alterações terem causado por isso, foram testados 3 roteadores diferentes e com configurações diferentes (rede sem proteção, canais diferentes, largura de banda diferente, modo de operação (bgn) diferentes e nada)

Quanto a atualização do Ubuntu, não sei te dizer. O servidor fica parado sem monitor e só acesso via teamviewer algumas vezes. Algumas atualizações (as importantes) acho que estão setadas para serem feitas sempre que possível mas ele só reinicia quando há algum problema de luz, ou algumas raras vezes que foi necessário deslocar ele de lugar para qualquer coisa. Na rede em si só foram feitas atualizações "normais" de Windows, nada de diferente.

São 10 a 12 estações de trabalho mas não necessariamente todas ligadas ao mesmo tempo. Alguns funcionários tem horários diferente dos outros, então não se ligam todas ao mesmo tempo. Esse número que passei seria o pico máximo de computadores ligados (notebooks, impressoras, estações... celulares e tablets se ligam em outra rede). Nem todos tem a mesma placa wifi, não sei te dizer com tanta precisão mas o máximo que eles tem são padrão BGN, apesar que alguns eu acredito que tenham padrão G só. Nenhuma com padrão a.

Conforme te falei, as 12 estações não trabalham juntas e mesmo se trabalham, não fazem transferência juntas o tempo todo creio eu. As cópias para servidores, salvamentos de arquivos são eventuais porém necessárias.

Talvez essa é uma questão relevante dos padrões, acredito sim que tenham dispositivos abaixo do N, mas o que eu acho estranho é que sempre foi assim e não havia problema.

A versão específica do roteador, acredito que seja a mais recente, é a WR941ND v5. Tive o cuidado de já atualizar o firmware para a versão mais recente que a tplink oferece.

Com certeza existem muitas redes por aqui pois é um prédio comercial... Mas a questão do canal eu deixei no automático, porém eu já fiz testes em canais específicos (aleatórios eu confesso) para ver se havia melhorias mas nada. Também especifiquei o padrão do wifi em só n ou só g ou só b para testar mas sem resultados. Fui eu mesmo quem configurou o roteador Wi-fi e até onde eu tenho conhecimento, acho que está configurado corretamente.

Então, o "do nada" foi o que expliquei acima... Talvez não tenha sido do nada, mas do meu conhecimento eu já fiz tudo que conseguia, tanto no windows quanto roteador, modem etc, então restou ver se não era algo com o servidor, talvez uma atualização conforme você mesmo disse e como sou meio leigo no Linux, vim pedir ajuda de vocês (que agradeço desde já por lerem essas bíblias que estou escrevendo kkkk).

Realizei aqui o procedimento que você me deu, vou testar logo mais quando eu puder reiniciar o servidor para ver e dou um retorno.

Vou desligar nos adaptadores de rede a "caixinha" de seleção do IPv6 por desencargo de consciência.

Olha, eu acho que é feito via Samba sim. Como falei, não fui eu quem configurou e não entendo muito mas esse nome não é estranho, sempre ouvia ele comentando disso, então acho que é sim... Se tiver alguma forma de verificar eu posso verificar. Olha eu fico achando que é o servidor justamente pelas coisas que falei, mas concordo também que as vezes parece não ter sentido em ser o servidor. mas pensei que pudesse ter uma espécie de "escudo" ou algum protocolo maluco que estivesse "melando" as transferências até via cabo por exemplo mas como lá naturalmente é mais rápido, essa diferença não é sentida, só no Wifi.

Desculpem pelo post extenso hehe Tomara que "ajude" em algo para me ajudarem

Abraços


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2015, 12:17 »
A rede wireless do equipamento GVT está ligada ou desligada?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline niltonvrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2015, 16:36 »
A rede wireless do equipamento GVT está ligada ou desligada?

zekke, no momento está ativada sim pois estou utilizando ela para conectar celulares e tablets para que fiquem centralizados apenas na rede da GVT sem consumir dados e pacotes da rede interna das estações.
Porém já efetuei testes também desativando ela e de nada adiantou.

Para terem idéia, estou transferindo arquivos para o servidor via Teamviewer do meu notebook para o servidor porque ainda pego uns 2 mb/s, ou seja, vai bem mais rápido e não dá o tal do erro inesperado de rede. :/

Muito estranho!

Abraços

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2015, 17:16 »
Seu roteador é 802.11N, correto? Tente variar as opções de largura de canal entre 20, 40 e 20/40 MHz.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline niltonvrv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Cópia de arquivos lenta para servidor Ubuntu
« Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2015, 09:14 »
Seu roteador é 802.11N, correto? Tente variar as opções de largura de canal entre 20, 40 e 20/40 MHz.

Correto. Experimentei aqui nas 3 opções oferecidas mas não obtive melhoras... :/
Alguma chance de o driver de rede do servidor estar empacando as transferências? (mesmo via cabo, como a velocidade é muito maior por natureza, as vezes esse impacto não é sentido para transferências via cabo)

Vou procurar alguém que tenha um outro roteador, de preferência de outra marca para me emprestar e verificar se ajuda.

O que me encuca mais são as transferências para o servidor de impressora funcionarem perfeitamente ><

Valeu!