Autor Tópico: Problemas com impressora em rede  (Lida 8944 vezes)

Offline junnykx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Problemas com impressora em rede
« Online: 24 de Agosto de 2015, 14:19 »
Olá pessoal!

Estou com um pequeno problema. Sempre utilizei normalmente impressoras via USB e WiFi no Xubuntu, porém estou com muita dificuldade de instalar uma em rede.

Eu realizo a busca da impressora na rede normalmente e ela é exergada pelo CUPS com o nome HP DeskJet Pro MFP m127n. Exibe apenas a opção "Impressora de rede IPP via DNS-SD", ao escolher consigo instalar normalmente sem nem precisar escolher o driver da impressora. Até aí tudo bem.

A impressora fica online e dispinível para impressão com status "Ociosa - Rendering completed". Porém, quando vou tentar imprimir uma página de teste no painel da impressora ou em quanquer outro software no computador é retornado um erro. O debug do mesmo é o seguinte: http://pastebin.com/eWqGtvRJ

Preciso da ajuda de vocês  ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2015, 14:54 »
Citar
Porém, quando vou tentar imprimir uma página de teste no painel da impressora ou em quanquer outro software no computador é retornado um erro.
Tem como postar o erro? É mais fácil de entender do que o debug dele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline junnykx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2015, 15:28 »
O erro não é muito explicativo, mas tá aí:





Depois só cancelando a impressão, que fica com status "Parada" no gerenciador de arquivos para impressão...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2015, 15:38 »
Vez em quando eu resolvo problema com impressão CUPS instalando o pacote "cups-pdf". Veja se te resolve.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2015, 15:44 »
Citar
'printer-make-and-model': 'HP LaserJet Pro MFP '
                                                 'm127fn, hpcups 3.15.2, '
                                                 'requires proprietary '
                                                 'plugin'
Citar
ao escolher consigo instalar normalmente sem nem precisar escolher o driver da impressora. Até aí tudo bem.

Uma pergunta:

Instalou a impressora plugada no cabo USB na sua máquina e depois alterou para rede, ou tentou instalar direto pela rede?

Lembre que direto pela rede, o driver usado ppde não ser o da impressora...

Tente a instalação local e depois de instalada, mude para o IP da rede e tente imprimir.

Offline junnykx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2015, 15:45 »
Parou de exibir o erro, porém aparece "Processando - Desconectada?". O problema é que não está desconectada e foi instalada certinho, pois o próprio gerenciador fez a instalação da mesma...

Offline junnykx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2015, 15:46 »
Citar
'printer-make-and-model': 'HP LaserJet Pro MFP '
                                                 'm127fn, hpcups 3.15.2, '
                                                 'requires proprietary '
                                                 'plugin'
Citar
ao escolher consigo instalar normalmente sem nem precisar escolher o driver da impressora. Até aí tudo bem.

Uma pergunta:

Instalou a impressora plugada no cabo USB na sua máquina e depois alterou para rede, ou tentou instalar direto pela rede?

Lembre que direto pela rede, o driver usado ppde não ser o da impressora...

Tente a instalação local e depois de instalada, mude para o IP da rede e tente imprimir.

Vou tentar fazer isso e já posto o resultado...

Offline junnykx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2015, 15:53 »
Até via USB... Tá dando o mesmo erro  :'(

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2015, 16:16 »
Bem então o problema não é de acesso remoto, é de configuração da impressora mesmo.

Reinstale os PPD dela e teste sempre via USB. Quando ela imprimir direto na máquina passe ela para rede.

Offline junnykx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2015, 17:11 »
Bem então o problema não é de acesso remoto, é de configuração da impressora mesmo.

Reinstale os PPD dela e teste sempre via USB. Quando ela imprimir direto na máquina passe ela para rede.

Mesmo reinstalando o PPD continua dando erro. Tentei instalar pelo CUPS no localhost:631 e notei que na hora de selecionar o driver ele informa que precisa de um plugin proprietário. Será que é só o hpcups mesmo (já está instalado) ou tem algo mais?


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2015, 22:20 »
Segundo o openprint ela funciona 100% =>http://hplipopensource.com/hplip-web/models/laserjet/hp_laserjet_pro_mfp_m127fn.html

Tente (comigo já aconteceu):

Instale qualquer outro driver de impressora nela.  Reinice o cups e mande imprimir (lógico, não irá funcionar)

Abra o cups e instale o PPD correto. Reinicie o cups e tente imprimir.

Uma vez eu fiz isto (outra impressora)  mas funcionou, e não me pergunte porque, eu não sei responder, mas funcionou.

Offline junnykx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2015, 09:04 »
Infelizmente não consegui resolver instalando a impressora em sí em meu computador. Ativei o recurso Web da HP e estou imprimindo tudo via Google Cloud Print. Não é a melhor solução, mas é a unica que consegui pensar... e quebra um galho danado!

Não sei se é questão de drivers ou sistema, mas infelizmente essa foi a unica solução que encontrei.  :(
« Última modificação: 26 de Agosto de 2015, 09:14 por junnykx »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com impressora em rede
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2015, 10:02 »
Citar
[...]  notei que na hora de selecionar o driver ele informa que precisa de um plugin proprietário [...]

Suponho que você tenha o HPLIP instalado na máquina que suporta a impressora. A versão corrente é a 3.15.7

Esse específico modelo está na relação das impressoras que necessitam do plug-in.

Confira aqui a lista:

HP Linux Imaging and Printing

http://hplipopensource.com/hplip-web/plugin.html

Mn. Plugin Version: 3.13.11


Some HP printers require proprietary software technologies to allow full access to printer features and performance.  Unfortunately, these technologies cannot be open sourced, but to resolve this HP uses a binary plug-in for these printers.

Em seguida veja isso:

What is the HPLIP Binary Plug-In and How Do I Install It?

http://hplipopensource.com/node/309

Observe que na página estão indicados dois modos, o primeiro chamando por linha de comando hp-setup e seguinda as instruções que indicam e ao final, ainda por linha de comando e manualmente, chamando hp-plugin.

Como já mencionado, é melhor configurar e instalar localmente via usb para só depois se preocupar em converter para rede.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.