Autor Tópico: Como posso criar uma pasta em publico pra ser acessado pelo android  (Lida 2661 vezes)

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Gostaria de usar a pasta do ubuntu para enviar fotos ou fazer download de fotos direto de uma rede doméstica, mas nao entendo nada disso, achei que poderia fazer o mesmo com o samba mas serve somente para windows, outro detalhe é que eu usaria o Ubuntu como repertório de videos e usaria ele pra enviar direto pro whatsapp por exemplo, que programa seria adequado para minhas necessidades?

Edit: Descobri através deste tópico o OpenMedia Vault, esse seria para minhas necessidades, certo?
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 05:48 por Xsnake »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Como posso criar uma pasta em publico pra ser acessado pelo android
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2015, 09:16 »
O samba funciona no Ubuntu e outros sistemas linux, incluindo o Android, mas pela descrição você vai ter que usar mais de um programa. Por ex. alguma coisa pra compartilhar arquivos e outra pra automatizar ações dependendo de algum critério.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Como posso criar uma pasta em publico pra ser acessado pelo android
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2015, 10:43 »
Você vai precisar de 3 coisas:

1) Sevidor Samba bem configurado com a pasta ou pastas que você queira compartilhar. Você pode usar o seu PC mesmo, sem necessidade de usar uma máquina dedicada, só vai gastar mais recursos da sua máquina. 

2)  Acesso a sua rede doméstica por um roteador sem fio.

3) Aplicativo ES File Explorer instalado e configurado no seu telefone com Android!

É exatamente assim que faço em casa com 2 celulares e 2 tablets com Android.  Acesso o meu servidor de arquivos pelo celular numa boa. Velocidade limitada pelo wi-fi do celular. Mas funciona numa boa, dá até para assistir filme pela rede.

O OpenMedia Vault é uma interface gráfica para um servidor NAS baseada no Debian.  Pode ser muito além do que você precisa.  Vai te obrigar a ter uma máquina dedicada só pra ele.   É o meu caso. Só que eu não uso um NAS, uso o Centos mesmo com alguns serviços ativos, como Samba, DHCP, DNS e tals.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 10:46 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re:Como posso criar uma pasta em publico pra ser acessado pelo android
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2015, 18:10 »
Até agora só consegui acessar do notebook os arquivos do android e não o contrário, instalei o programa que pediram mas parece nao encontrar nenhuma pasta publica do ubuntu.
Obs.:Tenho uma pasta publica do ubuntu que consigo acessar diretamente da tv mas nesse caso eu utilizo o Plex

Entao acredito que o android deveria reconhecer de qualquer forma a pasta publica do ubuntu, mas nao consigo achar essa pasta no android
Edit: Consegui achar a pasta do ubuntu no android, apenas tive de usar a função "procurar" no ES Explorer para que ele buscasse o arquivo.

Aproveitando, queria me aprofundar no assunto, teria como acessar manualmente ou através do "root" os arquivos do ubuntu direto do android?
Tambem tinha intenção de usar a galeria do android pra acessar as fotos e videos do ubuntu pra poder compartilhar pelo whatsapp e principalmente pelo facebook, tem como?!
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 18:30 por Xsnake »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Como posso criar uma pasta em publico pra ser acessado pelo android
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2015, 08:28 »
Quanto ao "acesso manual através do root" eu não posso te ajudar. Nunca fiz isso!

Quanto ao compartilhamento eu já te falei.

O que você fez foi deixar uma pasta pública no Ubuntu. Se você usar o compartilhamento do Samba, você tem acesso a tudo o que estiver dentro do compartilhamento do samba, vai copiar para dentro do seu Celular e depois pode colocar em qualquer outro app para compartilhar nas redes sociais.

Para usar o compartilhamento pelo samba no ES File explorer você vai em LAN e configura o nome e IP do servidor, além do login e senha do usuário ao seu servidor Samba. Ele vai te mostrar todos os compartilhamentos do servidor samba com permissões de leitura e escrita conforme o usuário cadastrado no samba.  Eu criei pastas de Documentos, Fotos, Músicas e Vídeos.

Eu tenho acesso a todos os meus arquivos pelo samba. Copio o que eu quero para o celular ou do celular para o servidor.  Depois de copiado o arquivo posso colocar em qualquer rede social que eu queria ou não. Com o Samba isso também funciona no Linux, Windows e Mac!

Então não fiz uma pasta pública! Uso o compartilhamento do Samba!

Procure por tutoriais de como configurar o Samba na sua versão do Ubuntu.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2