Autor Tópico: Windows 10 e Ubuntu num PC Union UB3010 Positivo ...  (Lida 8958 vezes)

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Windows 10 e Ubuntu num PC Union UB3010 Positivo ...
« Online: 20 de Agosto de 2015, 10:50 »
Tive muita dificuldade em instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows 10. Depois de ler várias dicas na Internet sobre o Windows anterior, o 8.1 em dual boot com o Ubuntu, cheguei a conclusão de que deveria usar apenas parte das dicas, a que se refere ao particionamento. Então, vamos ao que fiz para instalar o Ubuntu:

1 - Baixe a ISO Ubuntu 15.04 64 bits desktop (não aceita 32 bits) no Windows já instalado;

2 - Baixe o aplicativo ISOtoUSB, que servirá para gravar a imagem do Ubuntu em um PenDrive de 4 GB ou de maior capacidade;
      NOTA: esse aplicativo é intuitivo, não marque a opção bootável, ok;

3 - O Windows 10 cria 4 partições primárias, a questão é que ele deve criar (suposição) uma grande partição estendida, para todo o hd, onde coloca as partições. O DVD de instalação cria três partições pequenas, sendo que uma para UEFI, que pelo Gparted, sua formação é identificada com Unknow. A quarta partição e a maior, é onde está instalado o Windows propriamente dito;

4 - Depois de fazer backups de segurança e tendo em mãos o PenDrive com o Ubuntu respectivo, ainda não é hora de usá-lo. Primeiro para, entre na BIOS entrando nela com F2 ou F10 ou F12 ou Del e desative na aba Security a opção UEFI Security, na aba boot, coloque o PenDrive como primeira opção de boot. Quanto à opção UEFI, deixe-á assim mesmo.

5 - Com o PenDrive na porta USB traseira, primeira à sua direita, faça o boot pelo mesmo;

4 - Entrando no Ubuntu, no Dash, digite "gparted" para criar as partições abaixo:
      A - Na partição maior, reduza-a até que sobre um espaço vazio adequado. No meu caso, um HD de 500 GB, deixei um espaço de mais ou menos 160 GB;

      B - Crie uma partição de 250 ou 300 MB de espaço, que será usada como partição "/boot" do linux (isso é importante, pois é necessário). Anote em qual a sua localização, no meu caso   sda5;

      C - Crie uma partição maior para a pasta raiz do linux, ou seja, para a "/", no meu caso, deixei um espaço sobrando para a próxima partição e;

      D - No espaço que sobrou de mais ou menos 2 GB, crie a partição SWAP.

Feito tudo isso pelo Gparted, Inicie a instalação do Ubuntu, escolha o idioma Pt-BR e na tela tradicional sobre o particionamento, marque a última opção "Opção avançada". Escolha a partição sda5, formate-á como ext2 (não é necessário ser ext4) e coloque o ponto de montagem como "/boot". Na partição sda6, formate-á como ext4 e será onde o Ubuntu será instalado, portanto, coloque o ponto de montagem "/". E por final, a partição sda7 será nossa SWAP. Aplicar mudanças e instalar o sistema, atentando para que o Grub2 seja instalado na partição "sda5", à que refere-se ao /boot, ok! Isso é muito importante, para poder inicializar o Grub devidamente com os dois sistemas.
Após isso tudo, é só esperar instalar o Sistema Operacional, tirar o PenDrive, reiniciar a máquina e, se tudo deu certo, podes iniciar o Ubuntu ou o Windows 10. O Sistema de particionamento ficou assim:

sda1  -   Para Inicialização do Windows
sda2  -   Para Inicialização do Windows
sda3  -   Para UEFI
sda4  -  Sistema e dados Windows 10
sda5  -  /boot    Linux
sda6  -  /        raiz e dados Linux
sda7 -  SWAP   Linux

Mas olha, tente sob sua total responsabilidade, apenas mostrei o que fiz, caso algo dê errado, tu perderás o Windows, então fica por sua conta e risco, sem minha responsabilidade do que possa acontecer ao seu sistema ou HD, ok! Boa sorte!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu num PC Union UB3010 Positivo ...
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2015, 18:13 »
Muito bom, muito bom, /arcanjoebc/, ficou ótimo o roteiro.

Era exatamente o que estava querendo saber, se o Windows 10 manteve a estrutura de 4 partições iniciais no modo UEFI e pelo que vi no seu artigo a resposta é sim.

Se me permite, faço algumas observações:

1) No Windows 10 foi necessário desabilitar a função Fast Startup (Boot Rápido, não sei bem o nome que estão agora no W10 dando para isso lá) e ainda o recurso de Hibernação?
Isso sempre foi altamente recomendável por uma questão de integridade dos dados.

2) No item 4 você diz que desabilitou o UEFI Security (ou Boot Security como aparece em alguns setups).
Chegou a experimentar sem desabilitar para ver se ia em frente a instalação do Ubuntu, que, em tese, possui assinatura válida?

3) No item 4.A, apenas por uma questão de técnica, faria essa redução de espaço da partição já existente para criar espaço não alocado a partir do próprio gerenciador do Windows, que deve ser o diskmgmt.msc, é uma questão de princípios, quem faz deve prioritariamente ser quem desfaz, pois isso pode evitar transtornos e perda de dados. Depois, então com o espaço não alocado já criado, aí sim iria trabalhar esse espaço com o GParted, criando as partições necessárias ao Ubuntu.

4) Se puder executar os comandos abaixo, os quais demonstram a organização do disco visto a partir do Linux, e postar o resultado aqui no Fórum, penso que seria útil para ficar registrado como referência de particionamento de futuras instalações para outros usuários:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
sinal de hífen mais letra ele no final dos dois comandos acima.

No mais, ótimo trabalho, grato pela colaboração compartilhando conhecimento.

O tópico já está anotado como referência, já que essa é uma questão recorrente e certamente será ainda mais com o advendo do W10.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu num PC Union UB3010 Positivo ...
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2015, 20:41 »
Muito bom, muito bom, /arcanjoebc/, ficou ótimo o roteiro.

Era exatamente o que estava querendo saber, se o Windows 10 manteve a estrutura de 4 partições iniciais no modo UEFI e pelo que vi no seu artigo a resposta é sim.

Se me permite, faço algumas observações:

1) No Windows 10 foi necessário desabilitar a função Fast Startup (Boot Rápido, não sei bem o nome que estão agora no W10 dando para isso lá) e ainda o recurso de Hibernação?
Isso sempre foi altamente recomendável por uma questão de integridade dos dados.

2) No item 4 você diz que desabilitou o UEFI Security (ou Boot Security como aparece em alguns setups).
Chegou a experimentar sem desabilitar para ver se ia em frente a instalação do Ubuntu, que, em tese, possui assinatura válida?

3) No item 4.A, apenas por uma questão de técnica, faria essa redução de espaço da partição já existente para criar espaço não alocado a partir do próprio gerenciador do Windows, que deve ser o diskmgmt.msc, é uma questão de princípios, quem faz deve prioritariamente ser quem desfaz, pois isso pode evitar transtornos e perda de dados. Depois, então com o espaço não alocado já criado, aí sim iria trabalhar esse espaço com o GParted, criando as partições necessárias ao Ubuntu.

4) Se puder executar os comandos abaixo, os quais demonstram a organização do disco visto a partir do Linux, e postar o resultado aqui no Fórum, penso que seria útil para ficar registrado como referência de particionamento de futuras instalações para outros usuários:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
sinal de hífen mais letra ele no final dos dois comandos acima.

No mais, ótimo trabalho, grato pela colaboração compartilhando conhecimento.

O tópico já está anotado como referência, já que essa é uma questão recorrente e certamente será ainda mais com o advendo do W10.

Olá!

1 -  So desbilitei o Security UEFI, para poder inicializar o Ubuntu 15.04 e setando a porta USB com o respectivo PenDrive para tal instalação.
     Quanto ao recurso de Hibernação, desativei ele;
 
2 -  Não cheguei a experimentar, pois o 14.04 dava problemas, então, intuitivamente, fiz o passo 1 acima;

3 -  Sempre usei o Gparted para redimencionar as partições do Windows e nunca tive perda de dados, ma acolherei o teu conselho se no futuro precisar;

Resultado comando fdisk -l:

Código: [Selecionar]
everaldo@positivo:~$ ./screen
everaldo@positivo:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for everaldo:

Disk /dev/sda: 465,8 GiB, 500107862016 bytes, 976773168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes
Disklabel type: gpt
Disk identifier: C50AF312-18DB-4847-9A79-6ED0B96D2F83

Device         Start       End   Sectors   Size Type
/dev/sda1       2048    923647    921600   450M Windows recovery environment
/dev/sda2     923648   1128447    204800   100M EFI System
/dev/sda3    1128448   1161215     32768    16M Microsoft reserved
/dev/sda4    1161216 645064703 643903488   307G Microsoft basic data
/dev/sda5  645064704 645679103    614400   300M Linux filesystem
/dev/sda6  645679104 972675071 326995968 155,9G Linux filesystem
/dev/sda7  972675072 976773119   4098048     2G Linux swap

Disk /dev/sdb: 465,8 GiB, 500097376256 bytes, 976752688 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0x0005b098

Device     Boot Start       End   Sectors   Size Id Type
/dev/sdb1        2048 976752639 976750592 465,8G  7 HPFS/NTFS/exFAT

everaldo@positivo:~$

Resultado parted -l:

Código: [Selecionar]
everaldo@positivo:~$ sudo parted -l
Modelo: ATA ST500LM012 HN-M5 (scsi)
Disco /dev/sda: 500GB
Tamanho do setor (lógico/físico): 512B/4096B
Tabela de Partição: gpt
Opções de disco:

Número  Início  Fim    Tamanho  Sistema de arquivos  Nome                          Opções
 1      1049kB  473MB  472MB    ntfs                 Basic data partition          escondida, diag
 2      473MB   578MB  105MB    fat32                EFI system partition          boot, esp
 3      578MB   595MB  16,8MB                        Microsoft reserved partition  msftres
 4      595MB   330GB  330GB    ntfs                 Basic data partition          msftdata
 5      330GB   331GB  315MB    ext2
 6      331GB   498GB  167GB    ext4
 7      498GB   500GB  2098MB   linux-swap(v1)


Modelo: Samsung M3 Portable (scsi)
Disco /dev/sdb: 500GB
Tamanho do setor (lógico/físico): 512B/512B
Tabela de Partição: msdos
Opções de disco:

Número  Início  Fim    Tamanho  Tipo     Sistema de arquivos  Opções
 1      1049kB  500GB  500GB    primary  ntfs


everaldo@positivo:~$

Espero que ajude muitas pessoas com problemas semelhantes ao meu. Tudo de bom, caro amigo!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu num PC Union UB3010 Positivo ...
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2015, 00:33 »
Essa questão do boot security está relacionada à homologação do sistema operacional com o UEFI, que não é novidade e já era o padrão dos macbooks da Apple desde 2007. Ocorre que a função Boot Security faz uma verificação do sistema operacional antes do seu carregamento e caso o sistema "passe" no teste, ele é listado como uma opção no menu da BIOS. No caso do ubuntu, essa homologação existe para as versões 12.04.5 e 14.04.1 em diante, não sendo necessário desabilitá-la.

Isso funciona tão bem (desde que se instale o grub na partição do sistema e não na raiz do HD) que é possível gerenciar qual sistema será carregado escolhendo-o diretamente na BIOS, pois o ubuntu nas versões homologadas aparece listado como opção.

Já a função Fast Startup do Windows é na verdade uma opção de gerenciamento de energia que hiberna o notebook em vez de desligá-lo. Por isso o boot do Windows 8.1 podia ser feito em menos de três segundos, pois na verdade o HD não estava desligado e permanecia ativo. Naturalmente, com essa opção ativada, o Particionador de discos do ubuntu não consegue montar o HD para leitura, fazendo com que o mesmo seja percebido com uma partição não alocada.

Por essa razão, para se fazer a instalação do ubuntu paralela a do Windows (8, 8.1 ou 10) é preciso desabilitar essa função.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu num PC Union UB3010 Positivo ...
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2015, 19:47 »
Faz uma semana que eu tentei no notebook da minha namorada, e eu tive o seguinte problema, instalava o windows 10 e depois o elementary OS, quando o grub iniciava aparecia as seguintes opções de boot.
 
 - elementary os
- windows recovery mode (se nao me engano era isso o nome)
- windows recovery mode (repetia essa opcao)

Os dois sistemas iniciavam. Mas o windows 10 ao reiniciar ele ficava travado com uma tela escura, dava um reset ele funcionava, reiniciava denovo e ele travava novamente, dava um reset e ele funcionava.
Resumindo, toda vez que ligava o windows 10 ele travava a primeira vez e tinha que reiniciar para ele funcionar.
Fiz o processo de instalação varias vezes e nao obtive exito. Proximo pc que eu pegar para formatar eu testo novamente. Não faço isso no meu por que não uso windows.


« Última modificação: 29 de Agosto de 2015, 19:49 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu num PC Union UB3010 Positivo ...
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2015, 23:11 »
Juarez Franco

Essa questão da homologação do security boot é complicada. Até onde sei, apenas o Fedora, OpenSUSE e Ubuntu se homologaram. No caso do Ubuntu, as versões 12.04.5 e 14.04. As mais recentes, não tenho certeza.

O fato é que se tiver usando uma distribuição não homologada é preciso desabilitar o UEFI/Security Boot na BIOS (Opção Legacy)
http://www.hardware.com.br/comunidade/mitos-definitivo/1340637/

Tenta ver na BIOS se existe a opção de boot Windows Boot Manager. Se existir e estiver funcionando corretamente, tem uma solução mais tranquila: Instalar o EasyBCD no Windows e criar a entrada do Linux por ela. http://br.ccm.net/faq/12404-realizar-um-multiboot-com-easybcd
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu num PC Union UB3010 Positivo ...
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2015, 00:36 »
Juarez Franco

Essa questão da homologação do security boot é complicada. Até onde sei, apenas o Fedora, OpenSUSE e Ubuntu se homologaram. No caso do Ubuntu, as versões 12.04.5 e 14.04. As mais recentes, não tenho certeza.

O fato é que se tiver usando uma distribuição não homologada é preciso desabilitar o UEFI/Security Boot na BIOS (Opção Legacy)
http://www.hardware.com.br/comunidade/mitos-definitivo/1340637/

Tenta ver na BIOS se existe a opção de boot Windows Boot Manager. Se existir e estiver funcionando corretamente, tem uma solução mais tranquila: Instalar o EasyBCD no Windows e criar a entrada do Linux por ela. http://br.ccm.net/faq/12404-realizar-um-multiboot-com-easybcd

Não tive problema com securoty boot, eu desabilitei na BIOS, eu consegui instalar os dois sistema, e fazer funcionar, o problema é q o windows 10 funciona apenas quando reinicio o computador pelo menos 1 vez.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley