Autor Tópico: HIperTexto em LibreOffice  (Lida 3564 vezes)

Offline thiagotxai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
HIperTexto em LibreOffice
« Online: 13 de Agosto de 2015, 05:10 »
Car@s,
Estou elaborando minha tese com LibreOffice e esta terá um certo formato em HiperTexto, ou seja preciso criar hiperlinks dentro do meu trabalho que ligue texto-com-texto, ou texto-com-imagens e vice vera, e por ai vai. Porém não estou conseguindo. Na item inserir hiperlink da barra de ferramentas só permite - ACHO! - linkar com outros documentos, imagens ou videos fora de meu arquivo. Se alguem puder ajudar, fico mais que grato!
Forte abraço,
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 07:40 por thiagotxai »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2015, 10:57 »

Offline LeandroPaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2015, 17:10 »
Pessoal, é o seguinte:
Possuo um computador que utiliza o xubuntu 12.04 libreoffice 5, uso o xubuntu em uma rede com domínio MS, temos varis compartilhamento de arquivo, as vezes um arquivo referencia o outro através de hiperlink, no entanto no libreoffice não funciona, da um monte de erro(não consigo abrir o hiperlik criado no libreoffice nem o proprio LO abre muito menos no MSoffic). Tentei em todas as versões do libreoffice, até mesmo no xubuntu 15.04 não consigo inserir hiperlink para outro documento, utilizando samba/gvfs.
Alguem conseguiu realizar esse procedimento.

Obrigado.

Offline Wallchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • "Eu não quero conhecer, eu quero Saber"
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2015, 19:56 »
Leandro para criar o hiperlink é só fazer conforme abaixo:
Saiba como elaborar um hiperlink para se referir a outros documentos:

  1.  Digite o nome do arquivo ou um referência e ele em seu texto.
   2. Selecione esse dado e siga o menu Inserir > Hiperlink.
   3. Dê um clique no botão Documento e indique o local em que o documento está, com a opção Caminho. Dê OK para fechar a caixa de diálogo.
  4.  Toda vez que clicarmos na referência, o BrOo Writer vai acessar o documento indicado.

Offline LeandroPaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2015, 10:51 »
Wallchs, obrigado pela dica, porem, eu faço isso, mas quando indico um caminho na rede ele se perde. Da conflito para abrir até no msexcel.
o link fica quebrado, eu utilizo o samba para fazer navegação dos arquivos. Tentei alterar a parte de link absoluto ou relativo e nada tambem. acredito que esteja ligado ao sistema de arquivos.

Offline thiagotxai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2015, 08:36 »
Valeu gente,
Wallsch e para fazer hiperlink dentro do mesmo texto. Por exemplo, se quiser linkar uma palavra a uma foto? Voce teria alguma dica?

Offline LeandroPaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2015, 08:41 »
Quando eu crio um link no msoffice no windows e salvo, a primeira vez que abro no Ubuntu libreoffice calc o link funciona, porem, se eu altero e salvo este documento, ele salva os links todo quebrado, após fechar, ao abrir no libreoffice novamente não funciona tambem.

Offline Wallchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • "Eu não quero conhecer, eu quero Saber"
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2015, 17:54 »
Quando eu crio um link no msoffice no windows e salvo, a primeira vez que abro no Ubuntu libreoffice calc o link funciona, porem, se eu altero e salvo este documento, ele salva os links todo quebrado, após fechar, ao abrir no libreoffice novamente não funciona tambem.


Leandro
por favor tente criar o link direto no calc para ver se dá algum erro.

Offline thiagotxai

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2015, 05:37 »
Olá, Achei um tutorial (https://www.youtube.com/watch?v=t_DDq1OjAsE) que resolveu meu problema. Está em inglÊs.
O que precisava era criar um link dentro de um mesmo texto e não  linkar parte do texto e puxar de fora, ou de uma website.
mas foi!
valeu galera!
abraços!
 :)
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 07:40 por thiagotxai »

Offline LeandroPaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:HIperTexto em LibreOffice
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2015, 08:28 »
Eu estou tendo problemas para linkar para um arquivo em rede. Utilizo o libreoffice em ambiente organizacional com SO mistos. Eu não consegui achar uma solução para isso.