Autor Tópico: instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14  (Lida 4508 vezes)

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Online: 02 de Agosto de 2015, 22:29 »

Boa noite comunidade ubuntu, eu gostaria de que me ajudassem a resolver uma dúvida aqui que tenho, bom eu uso um notebook com ubuntu instalado e comprei uma impressora Epson L355, e gostaria de fazer ela funcionar wify no meu note, eu fiz algumas pesquisas na net, e tipo acabei instalando a impressora no ubuntu, mas assim me surgiu uma dúvida de como fazer ela funcionar via rede, primeiramente segui os passos desse tutorial aqui
http://dicas-de-linux.blogspot.com.br/2014/05/instalando-epson-l355-no-ubuntu-1404-e.html
estava lendo o tutorial sobre a impressora e vi que seguindo os mesmos passos no cups é possível modificar a instalação para deixar ela funcional via wireless, em vez de local via usb, só que a dúvida que tenho é a seguinte na opção de impressora de rede qual protocolo devo seguir e quais as distinções entre eles?
Internet Printing Protocol (http)
 Internet Printing Protocol (ipps)
 Internet Printing Protocol (ipp)
 Internet Printing Protocol (ipp14)
 Internet Printing Protocol (https)
 LPD/LPR Host or Printer
 AppSocket/HP JetDirect
Impressora do Windows via Samba
 
 :-\ desculpem me mais eu estou ainda a passos lentos nesse universo do mundo linux
 Windows Printer via SAMBA

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2015, 22:54 »
Olá,

Tenho uma destas,  e é muito facil conectar via roteador.

Abra as configurações do seu roteador, localize a impressora e ajuste o roteador para dar a impressora um IP fixo.

No meu caso fixei o 192.168.1.102

Edite as configurações no impressoras do Ubuntu, de USB para rede, forneça o IP previamente ajustado, use o protocolo lpd, porta 9100 e deve funcionar.

Assim feito, se tem celular com Android ou IoS, instale o app da Epson e você imprimirá também pelo celular.


Offline PROFTC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Pela Liberdade!
    • Ver perfil
Re:instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2015, 23:10 »
Massa essa dica... Até hoje não tinha funcionado a minha!!
Ação Ambiental

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2015, 15:53 »

Sim, eu gostaria de saber como faço isso sem alterar minha conexão de internet? e tipo fazendo essa alteração para imprimir no meu laptop ubuntu eu teria que mexer nas configurações dos outros dois computadores que tenho aqui em casa que os quais um é WIndows seven ultimate usado em uma máquina desktop e o outro é Windows 8.1 Home usado em uma máquina notebook, bom me surgiu essa dǘvida, e ai pessoal?

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2015, 12:50 »
bem tipo teria uma tutorial me ensinando a fazer esse procedimento  corretamente? eu andei pesquisando na net e meio que não vi algo assim mais preciso no que diz respeito a essa situação.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2015, 15:21 »
Olá

Tudo é feito no seu roteador, nada nas máquinas.

O tutorial é o próprio manual de seu roteador.

Basta procurar como ter um IP fixo num dispositivo.

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2015, 20:33 »
Boa noite amigos do ubuntu forum, bem eu realizei algumas pesquisas e encontrei o manual do meu roteador, um technicolor TD5130 homologado pela operadora OI velox, a príncipio eu não achei o termo IP Static, o que seria correspondente a obter um ip fixo no manual do roteador para habilitar a epson para meu laptop com ubuntu, bem deixo o link para quem sabe, algum dos amigos possa me ajudar mais uma vez nessa luta ;D, mas vale muito o esforço e só aumenta o conhecimento.
http://setuprouter.com/router/technicolor/td5130/manual-1247.pdf
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 20:39 por Zeraszel »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2015, 22:23 »
Item 8.1.1 do manual

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:instalando uma impressora via-rede wireless no Ubuntu 14
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2015, 18:03 »

Andei um pouco ocupado e não consegui ainda colocar a impressora para funcionar via wireless, eu não sei como fazer isso, esse manual a interface está um pouco diferente do meu roteador e ai eu estou aqui parado sem conseguir resolver esse problema :( .....
desculpem pela demora em postar, mas enfim se alguém aqui puder me trazer maiores esclarecimentos sobre a questão, seria um alívio e tanto!!! :D