Autor Tópico: Duvida de iniciante  (Lida 3562 vezes)

Offline greatfulldevil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Duvida de iniciante
« Online: 02 de Agosto de 2015, 18:41 »
Olá pessoal sou novo com ubuntu, e estou com uma duvida estou usando windows 8.1 em meu notebook  com o HD particionado em dico C:  para o SO e o disco D: para arquivos pessoais. Eu estou querendo formatar  e instalar o ubuntu 15.04  e gostaria de saber se meus arquivos vão abrir depois da formatação com esse novo SO.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Duvida de iniciante
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2015, 18:47 »
Você vai ter que separar um lugar no C: para o Ubuntu que conseguirá ver os arquivos tanto no C: que tem o Windows como no D: de seus arquivos pessoais.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline greatfulldevil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Duvida de iniciante
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2015, 19:25 »
Mais tipo eu estou querendo fazer  como se fosse  no windows onde quando vc vai formatar aparece as partições onde vc so formata o disco C, se eu fazer esse procedimento com ubuntu formatando  somente o disco C e instalando ele, assim ficando somente com o ubuntu.

Offline Luc1ano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Duvida de iniciante
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2015, 21:10 »
Eu acredito que esse procedimento seja um pouco delicado!

O sistema de arquivos do windows é NTFS
O Linux-Ubuntu utiliza o ext-4

caso formate possa ser que seus arquivos não seja reconhecido. "Não é uma afirmação".

Acharia interessante para você fazer um dual boot, caso tenha espaço para criar outra partição livre, deixa-la como não alocado, para posterior instalar o Ubuntu.

Outra opção para você já que não quer mais o Windows. E fazer um backup de seus arquivos importantes. Só assim você formatará todo seu hd e ficara todo livre para o ubuntu.

É importante que você assista tutorias de instalação correta do ubuntu, fazendo os particionamentos para o sistema ficar otimizado. Não se assuste é fácil fazer


Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Duvida de iniciante
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2015, 06:43 »
Formata o C: (que é onde está o Windows, certo?) e deixa só o D: (que é onde está seus arquivos pessoais). Acredito que o ubuntu consiga ler partições ntfs normalmente, então seus dados estarão seguros, espero. Tome cuidado na hora da instalação para não escolher particionamento assistido. Escolha particionamento manual.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Duvida de iniciante
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2015, 19:34 »
Só complemantando o que os amigos disseram, seria bom também antes de formatar o C: usar o Desfragmentador do Windows, só por segurança.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline NathanRodriguez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
    • VST Plugins Free Download
Re:Duvida de iniciante
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2015, 22:01 »
Aqui no meu sistema o Ubuntu consegue acessar normalmente os arquivos das partições NTFS que foram gravadas pelo Windows, porém são do XP e do 7, não tenho experiência com o 8 e não sei se continua o mesmo sistema de arquivos.

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Duvida de iniciante
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2015, 20:26 »
Olá pessoal sou novo com ubuntu, e estou com uma duvida estou usando windows 8.1 em meu notebook  com o HD particionado em dico C:  para o SO e o disco D: para arquivos pessoais. Eu estou querendo formatar  e instalar o ubuntu 15.04  e gostaria de saber se meus arquivos vão abrir depois da formatação com esse novo SO.
Tome MUITO CUIDADO, sem um backup previo vc poderá nunca mais ver seus arquivos. Muitos imprevistos, que variam de hardware para hardware podem ocorrer.
Outras informações importantes:
 > Normalmente os notebooks vem com uma partição ESCONDIDA, chamada "Recovery" é uma partição que o usuario não pode ver, onde está gravada a informação para uma possivel reinstalação da versão original do windows, para quando dá pau na instalação em uso. Está incluida ai a chave (o Product Key do windows) com o numero da licença que torna oficial o windows da maquina. Não tem como saber essa "chave" e se perder a partição Recovery... perdeu a possibilidade de voltar a ter um windows oficial. Se isso é importante para vc, cuidado,
 > quando vc disse que vai formatar o C: , cuidado como vc faz isso, poderá perder essa partição escondida.
 > Alguns notebooks não aceitam bootar pelo CD permitindo iniciar uma instalação de Linux, enquanto o windows estiver em uso. Depende de cada Hardware.

Essa é a experiencia que eu ganhei, após PERDER toda instalação do windows 10 de meu notebook. Não perdi os arquivos porque eu tinha um backup recente.
Essa "perda total" não tinha nenhuma relação com Linux qualquer. Simplesmente um belo dia o ruindows travou geral. Foi a gota d'agua, chutei o pau da barraca. Formatei o HD e instalei o Ubuntu sozinho e glorioso na máquina. Comecei com uma versão 12.04 que eu tinha por aqui, fui fazendo atualizações uma atrás da outra e hoje estou escrevendo isto (muito feliz) na versão 15.10, e tudo isso partindo de conhecimento 0 e  usando e agradecendo a ajuda desta turma maravilhosa do Forum Ubuntu.

Como consegui LIMPAR  o HD:
 > O ruindows da máquina, ainda esperneava fora de orbita, não permitindo o boot pelo CD,
 > Desmontei (retirei) o HD do note, conectando num desktop bem antigo, operando com windows vista (desculpem),
 > Ainda foi possivel fazer a cópia de alguns arqs mais recentes que não tinham ido para o backup, e que não tinham sido destruidos no pau geral do windows,
 > Apaguei TUDO que sobrou no HD pelo explorer do Vista,
 > Reconectei o HD no note,
 > Ao ligar o note, não encontrando nenhum SO, aceitou o boot pelo CD do Ubuntu que eu tinha aqui, fazendo a formatação e instalação do Ubuntu.

Até agora... só alegria.
Oooops... Já fez seu backup hoje?
Para servirle a Dios y a Usted.